7 dicas práticas para manter a produtividade no home office

7 dicas produtividade home office 01
Compartilhe:

Nos últimos meses o isolamento social se tornou extremamente necessário para diminuir a curva de contaminação do novo coronavírus, causador da doença Covid-19, nomeada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Com isso, diversas empresas brasileiras seguiram o exemplo de outras companhias ao redor do mundo, e solicitaram que seus colaboradores passassem a trabalhar em home office, contribuindo com as orientações passadas pela OMS para a diminuição da transmissão do vírus.

Neste novo cenário, onde a maioria das pessoas está afastada de seus escritórios, equipes estão sendo obrigadas a se separar e buscar novas formas de integração e cooperação, sem deixar que esse novo modelo atrapalhe a produtividade, o cumprimento de metas e os resultados.

No post de hoje, vamos te mostrar 7 dicas práticas para te ajudar na adaptação dessa nova rotina temporária. Seguindo as dicas que daremos a seguir, fica mais fácil manter o ritmo de trabalho, sem grandes prejuízos aos processos! Acompanhe o artigo e confira:

  • Defina um espaço de trabalho dentro de casa

Como em sua estação de trabalho no escritório, você deve ter um lugar da casa onde se sinta confortável o suficiente para se concentrar, produzir e manter o foco. Escolha uma cadeira confortável, disponha alguns lápis, canetas e um bloco de notas. Seu espaço deve estar organizado e disponível durante seu tempo em home office para que você só tenha que se preocupar com seus afazeres profissionais durante o horário de trabalho.

  • Crie uma rotina e siga-a

Seu escritório em casa também deve ter hora para abrir e fechar! Sem sinais aparentes de um dia de trabalho usual, acabando sendo mais difícil saber a hora certa de parar e começar. Tente manter a mesma rotina, mas com as devidas adaptações. Tome um café da manhã leve, não pule o horário de almoço e não deixe de fazer as pausas que você já fazia para ir ao banheiro e beber água.

  • Procure se comunicar sempre

Uma nova rotina de trabalho remoto pode parecer um pouco solitária. Mas não precisa ser! Algumas ferramentas podem te ajudar a se conectar com sua equipe por chats, chamadas de áudio e vídeo… E tudo isso em grupo! O Microsoft Teams, por exemplo, é uma ótima solução para integrar os membros de sua equipe.

  • Mantenha o alinhamento e metas claras

A distância não pode ser uma desculpa para a falta de comunicação. Utilizando plataformas que permitem texto e chamadas com uma ou mais pessoas da equipe, você sempre terá a oportunidade de compartilhar ideias, sugestões e conversar “frente a frente” com seus colegas de trabalho. Aproveite esses momentos para alinhar as demandas, divisão de tarefas e o objetivo de produção do dia, da semana ou do mês!

  • Não deixe de se mexer

Não é uma boa ideia ficar oito horas sentado, mesmo que você esteja em casa. Seja nas pausas para o café, nas visitas a outros setores ou na caminhada até o restaurante na hora do almoço, em uma rotina normal no escritório estamos sempre em movimento. Durante o período de home office, é normal que nos movimentemos menos. Fazer pausas para se alongar, praticar exercícios de baixa intensidade e cuidar da postura são algumas dicas muito úteis que você deve seguir para não prejudicar sua saúde.

Aliás, já pensou em se exercitar durante o horário que você gastava com a locomoção até a empresa? A sala de casa ou mesmo o chão do quarto podem ser muito proveitosos para a prática de exercícios de intensidade leve ou moderada.

  • Evite interferências externas

É muito importante esclarecer para seus familiares o quão importante é a colaboração deles para que você se mantenha focado durante o expediente. Deixe claro seus horários e sua rotina, dessa forma, eles entenderão sua necessidade de concentração e evitarão atitudes que te dispersem.

  • Preserve a empatia e a paciência

A última dica, mas não menos importante: qualquer mudança exige tempo para adaptação, principalmente quando é feita subitamente. Além disso, desafios inesperados e não antes vistos, podem aparecer, principalmente pelos colaboradores que não estavam acostumados a trabalhar remotamente. No panorama atual, a saúde dos demais e o cenário incerto são coisas que prejudicam a todos. Então, empatia e paciência são as peças-chave para uma boa relação com seus colegas de trabalho.

Depois dessas dicas, fica muito mais fácil manter a produtividade e focar no que realmente importa! E para ajudar ainda mais, nada como uma ferramenta que ajude a manter a integração e a união de sua equipe mesmo à distância.


Sobre o Microsoft Teams

O Microsoft Teams é a central de trabalho em equipe dentro do Microsoft 365, onde todos podem conversar, fazer reuniões, ligações e colaborar a partir de um local seguro. Como o Teams pode te ajudar? Confira abaixo:

  • Converse de praticamente qualquer lugar
    Compartilhe sua opinião e sua personalidade. Envie gifs, adesivos e emojis em um chat em grupo ou em mensagens individuais.
  • Participe de reuniões em praticamente qualquer lugar
    Passe instantaneamente do chat em grupo para a videoconferência com o toque de um botão. Equipes de 10 ou 10.000 pessoas podem se reunir em um só lugar
  • Colabore em praticamente qualquer lugar
    Esqueça a pesquisa frenética por arquivos. No Teams, você pode acessar, compartilhar e editar arquivos do Word, PowerPoint e Excel em tempo real.
  • Grave as reuniões
    Ao iniciar uma reunião, pressione “gravar”. Os membros da equipe que não puderem participar conseguirão assistir mais tarde ou pesquisar informações importantes na transcrição gerada automaticamente.
  • Seja consciente e inclusivo
    Uma teleconferência lotada pode dificultar o compartilhamento de opiniões. Faça pausas com frequência para permitir perguntas e lembre aos participantes que eles podem usar a janela do chat para compartilhar ideias.

A MXM Sistemas possui uma equipe altamente qualificada para te dar mais detalhes e te mostrar mais benefícios do Microsoft 365 e Microsoft Teams! Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail ticomercial@mxm.com.br, ou clique no banner abaixo:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.