7 principais benefícios de um sistema de gestão ERP
ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning — em tradução literal, planejamento dos recursos da empresa. De maneira geral, os softwares ERP são sistemas que integram departamentos e setores, eliminando falhas na comunicação e diminuindo a possibilidade de erros.
Com o uso de um sistema de gestão ERP é possível controlar contas a pagar e a receber, gerar relatórios de vendas, controlar o pagamento de impostos, analisar metas e performance dos setores, por exemplo.
Assim, o software de gestão ERP abrange diversas áreas, como financeiro, vendas, operacional, recursos humanos, planejamento, marketing, jurídico, contabilidade, atendimento ao cliente.
A grande vantagem do sistema de gestão ERP é a possibilidade de os gestores tomarem decisões mais assertivas. No entanto, existem outros benefícios que devem ser levados em consideração. Confira-os a seguir:
1) Redução de custos
Os sistemas de gestão ERP auxiliam na redução de custos por evitarem o desperdício de matérias-primas e outros materiais, além de diminuir gastos com mão de obra, erros, falhas e retrabalhos.
Outro elemento de vantagem relativo à redução de custos é a certeza maior ao calcular impostos, o que reduz gastos de operação.
2) Otimização da produtividade
A redução de custos leva também à otimização da produtividade, porque os processos são organizados e as operações rotineiras são automatizadas. Assim, cada colaborador e cada gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de realizar os processos para atingir os melhores resultados.
3) Redução do prazo de entrega de produtos e serviços
A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços. Isso também está relacionado a um controle maior do estoque, o que evita que a produção de determinado produto fique parada por falta de matéria-prima.
Quem sai ganhando é o cliente, que tem o produto que necessita em menos tempo e a própria empresa, que passa a ter melhor reputação e vantagem competitiva perante o mercado.
4) Eficiência nos processos de suprimentos
O controle de estoques e de matéria-prima facilita todo o processo de fabricação de produtos. Como o ERP integra as informações de diversos departamentos, é possível estimar o estoque necessário para determinado período, reduzindo a necessidade de manter muitos produtos em estoque. Esse fator também traz a possibilidade de fazer compras planejadas e de adotar estratégias como o lote econômico de compras.
5) Melhoria da gestão tributária
Como o Brasil é um país com alta tributação, as empresas precisam adotar estratégias para diminuir os custos com impostos. Com a implantação do sistema de gestão ERP, pode-se automatizar a controladoria, reduzindo falhas relacionadas ao Fisco, a multas e a outros gastos.
6) Segurança da informação
A adoção do sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados, já que a integração de informações evita extravios e fraudes. Caso o sistema utilizado também adote o cloud computing (computação em nuvem), os dados ficam ainda mais seguros por estarem criptografados.
7) Melhoria na competitividade
Todos os benefícios elencados resultam em melhoria na competitividade, já que a empresa pode se focar na qualidade dos produtos e serviços. Isso é possível devido aos processos que já estão seguros, padronizados e sincronizados.
Leia também:
- 7 erros comuns na implantação de ERPs
- 3 motivos para as empresas adotarem um sistema de ERP via SaaS
- O que é melhor: software ERP na nuvem ou sistema ERP local?
- Conheça o MXM-WebManager o ERP em nuvem da MXM Sistemas