7 principais benefícios de um sistema de gestão ERP

Compartilhe:

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning — em tradução literal, planejamento dos recursos da empresa. De maneira geral, os softwares ERP são sistemas que integram departamentos e setores, eliminando falhas na comunicação e diminuindo a possibilidade de erros.

Com o uso de um sistema de gestão ERP é possível controlar contas a pagar e a receber, gerar relatórios de vendas, controlar o pagamento de impostos, analisar metas e performance dos setores, por exemplo.

Assim, o software de gestão ERP abrange diversas áreas, como financeiro, vendas, operacional, recursos humanos, planejamento, marketing, jurídico, contabilidade, atendimento ao cliente.

A grande vantagem do sistema de gestão ERP é a possibilidade de os gestores tomarem decisões mais assertivas. No entanto, existem outros benefícios que devem ser levados em consideração. Confira-os a seguir:

1) Redução de custos

Os sistemas de gestão ERP auxiliam na redução de custos por evitarem o desperdício de matérias-primas e outros materiais, além de diminuir gastos com mão de obra, erros, falhas e retrabalhos.

Outro elemento de vantagem relativo à redução de custos é a certeza maior ao calcular impostos, o que reduz gastos de operação.

2) Otimização da produtividade

A redução de custos leva também à otimização da produtividade, porque os processos são organizados e as operações rotineiras são automatizadas. Assim, cada colaborador e cada gestor sabe o que precisa fazer e qual a melhor forma de realizar os processos para atingir os melhores resultados.

3) Redução do prazo de entrega de produtos e serviços

A melhoria e o aumento da produtividade impactam diretamente na redução do prazo de entrega de produtos e serviços. Isso também está relacionado a um controle maior do estoque, o que evita que a produção de determinado produto fique parada por falta de matéria-prima.

Quem sai ganhando é o cliente, que tem o produto que necessita em menos tempo e a própria empresa, que passa a ter melhor reputação e vantagem competitiva perante o mercado.

4) Eficiência nos processos de suprimentos

O controle de estoques e de matéria-prima facilita todo o processo de fabricação de produtos. Como o ERP integra as informações de diversos departamentos, é possível estimar o estoque necessário para determinado período, reduzindo a necessidade de manter muitos produtos em estoque. Esse fator também traz a possibilidade de fazer compras planejadas e de adotar estratégias como o lote econômico de compras.

5) Melhoria da gestão tributária

Como o Brasil é um país com alta tributação, as empresas precisam adotar estratégias para diminuir os custos com impostos. Com a implantação do sistema de gestão ERP, pode-se automatizar a controladoria, reduzindo falhas relacionadas ao Fisco, a multas e a outros gastos.

6) Segurança da informação

A adoção do sistema de gestão ERP garante mais segurança nos dados, já que a integração de informações evita extravios e fraudes. Caso o sistema utilizado também adote o cloud computing (computação em nuvem), os dados ficam ainda mais seguros por estarem criptografados.

7) Melhoria na competitividade

Todos os benefícios elencados resultam em melhoria na competitividade, já que a empresa pode se focar na qualidade dos produtos e serviços. Isso é possível devido aos processos que já estão seguros, padronizados e sincronizados.


Leia também:

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.