Escolhendo o ERP ideal
Confira nosso guia e saiba o que levar em conta ao adquirir a melhor solução para a sua empresa
ERP
Guia
Aspectos fundamentais para a tomanda de decisão

O Composable ERP (Gartner®)
O futuro da gestão empresarial
Sua solução alinhada à visão de negócio da sua empresa
O que você precisa saber para fazer a escolha certa
Implantar um sistema de gestão empresarial de confiança não é uma tarefa simples, mas pode se tornar mais fácil se você entende do assunto e sabe o que é preciso avaliar para escolher a ferramenta ideal
-
01Escolha uma empresa comprometida
com atendimento e tecnologiaSolidez, comprometimento e investimento tecnológico são pontos extremamente importantes a serem considerados. Avalie o quanto da sua cultura está alinhada à do seu fornecedor e à sua expectativa de atendimento. Pesquisa a forma de relacionamento que seu novo fornecedor estabelece com seus clientes e como você será visto por ele. Verifique a sua estrutura organizacional, o tempo de casa dos colaboradores e a construção de suas equipes. Mais importante que a implantação, é o comprometimento no atendimento do dia a dia. Esta será uma relação de longo prazo e parceria é o quesito de maior relevância. -
02Valide tecnicamente o nível tecnológico da solução que
você está contratandoTenha certeza de que a solução que você está adquirindo está atualizada tecnologicamente. Também é muito importante conhecer como o fornecedor planeja a evolução desta solução e qual o seu comprometimento com a tecnologia empregada e não somente com seus investidores. Questione quais suas políticas de atualização do produto, como o fornecedor planeja operar novas tendências tecnológicas (ambientes híbridos, SaaS, micro serviços etc.), quais são as políticas de segurança da aplicação e se existem camadas de APIs para integrações com outros sistemas. Um software desatualizado leva anos para se recuperar tecnologicamente e este processo causa grande impacto na operação dos clientes. O mais comum nesta situação são as empresas de tecnologia acabarem por obsolescência ou mudarem de foco, independente do seu tamanho. -
03Fuja das customizaçõesProgramas que podem ser customizados a nível de código não trazem segurança para as empresas. Se um consultor pode alterar uma regra de negócios no código do sistema, os executivos não possuem a segurança de que todos seus processos são à prova de falhas. As customizações prendem as empresas ao fornecedor, criando amarras em seu crescimento e tornando-as reféns. A evolução para novas versões do sistema é extremamente cara e complexa, fazendo com que a sua empresa postergue, ao máximo, as atualizações e fazendo com que o time opere com versões antigas ineficientes. O conhecimento do seu negócio se perde na implantação de cada nova versão e os consultores precisam aprender todos os processos novamente e como foram customizados.
-
04"Comprar gato por lebre" é um ditado que se aplica a sistemasO mercado, de forma errada, vende “sistema integrado” como “sistema de gestão empresarial”, sendo produtos completamente distintos. Um sistema de gestão tem que possuir recursos que proporcionem segurança na forma como os dados são registrados no sistema e os processos devem ser realizados de acordo com as regras (compliance) da companhia. Os processos precisam ser auditáveis e permitir a segregação de funções. A base de dados deve possuir integridade referencial e a entrada na aplicação, gerenciada com duplo acesso, além das senhas serem controladas por formação e validade. Compare o nível de segurança oferecido entre as soluções de ERP que você está analisando.
-
05Atendimento à legislação fiscalO Brasil é um dos líderes em complexidade fiscal e carga tributária. O custo fiscal é normalmente maior que o resultado de qualquer empresa e, além do imposto, há um custo operacional em atender à legislação. As empresas gastam fortunas para apurar suas obrigações fiscais com equipes internas, além do custo adicional de auditoria. É fundamental que sua nova solução tenha uma base fiscal sólida em sua estrutura e que esta seja nativa da aplicação (e não integrada). A integração do ERP com um Sistema Fiscal de terceiros é extremamente complexa e oferece riscos. Para gerar as obrigações fiscais são necessárias informações de toda a base de dados e garantir esta integridade de dados é um desafio. Outro ponto a ser considerado é a garantia de compatibilidade da evolução da ferramenta com as mudanças na legislação.
-
06InvestimentoNão jogue fora o seu EBITDA do ano implantando um ERP! Implantar um ERP não é mais uma ciência desconhecida e a maioria dos usuários já utilizaram algum sistema na sua vida. O que valoriza uma empresa é a sua lucratividade, eficiência operacional, estratégia e gestão. É fundamental ter um sistema de gestão de qualidade comprovada, capaz de suportar suas operações com confiabilidade e fornecer informações estratégicas de qualidade. E com tecnologia este resultado pode ser atingido com custo adequado. Com tecnologia, este cenário pode ser atingido com o custo adequado. Entenda qual o objetivo do seu fornecedor: ganhar dinheiro na implantação ou ganhar dinheiro pelo uso do sistema, realizando implantações ágeis para que os clientes divulguem a sua marca?
Sabemos como é difícil comparar as soluções de gestão ofertadas no mercado
Por isso, preparamos para você esta RFP
Analise os seus itens, veja quais fazem sentido para a sua empresa e adicione os que estiverem faltando. Para seleção de um ERP, é muito importante ter uma lista de quesitos, dando sustentação a sua decisão.

MXM-WebManager
Escolha a suíte de aplicações que a sua empresa merece

nossos especialistas