Você sabe o que são e para que servem os módulos do ERP?

Você sabe o que são e para que servem os módulos do ERP?
Compartilhe:

Os módulos de ERP (Enterprise Resource Planning) correspondem a um sistema que viabiliza o planejamento da empresa, abrangendo diferentes áreas de operação. Em síntese, é um sistema de gestão empresarial que, por meio de uma série de recursos informatizados, auxilia na administração dos diferentes processos organizacionais.

Um importante princípio do ERP é otimizar o fluxo de informações, munindo o gestor com dados precisos e de qualidade. Isso porque, basicamente, um sistema desse tipo coleta e organiza informações em diferentes níveis, oferecendo em tempo real indicadores de desempenho que subsidiam a tomada de decisão por parte da administração. Quer entender melhor o assunto? Então, continue a leitura deste post!

Conheça os módulos de ERP

Sendo um sistema para a gestão empresarial, o ERP funciona organizando informações multissetoriais de toda a empresa.

Uma de suas principais características é ser um sistema modular, ou seja, uma plataforma que trabalha por meio de agrupamentos de funcionalidades. De modo geral, esses módulos podem ser classificados em: operacionais, táticos e estratégicos.

Módulos operacionais

Os módulos operacionais são aqueles dedicados às atividades rotineiras da empresa. Isto é, são responsáveis por oferecer apoio à gestão dos departamentos envolvidos nas operações do dia a dia do negócio. Podem ser subdivididos em horizontais e verticais.

Os módulos horizontais mais comuns são:

  • compras;
  • contabilidade;
  • contratos;
  • custos;
  • estoque;
  • faturamento;
  • financeiro.

Já os módulos verticais são aqueles concebidos para setores de mercado específicos. Ou seja, nichos em particular que, dada a sua especificidade, apresentam algumas características em comum com as demais empresas do mesmo segmento, por exemplo:

  • call center;
  • gestão de escritórios de advocacia;
  • gestão agrícola;
  • gestão de concessionária automotiva;
  • ​gestão educacional.

Saiba quais são os módulos estratégicos e os táticos

Como o próprio nome diz, são aqueles desenvolvidos para auxiliar na gestão estratégica da empresa. Os recursos disponíveis nesses módulos auxiliam os gestores na análise de informação, oferecendo subsídios para uma melhor tomada de decisão. Em síntese, os módulos estratégicos e táticos têm o objetivo de:

  • auxiliar na extração, processamento e organização, disponibilizando relatórios, gráficos ou indicadores;
  • promover a gestão de relacionamento com os clientes;
  • gerir a cadeia de suprimentos;
  • elaborar os objetivos estratégicos;
  • promover a gestão do conhecimento;
  • ​realizar a gestão de processos e de risco.

Veja quais são as 4 maiores vantagens dos módulos do ERP

Existem diversos fatores que justificam o investimento em uma solução ERP, dentre eles:

1. Maior controle e padronização de processos

Quando a emissão de relatórios, a geração de notas fiscais, o relacionamento com o cliente e demais operações são organizadas e padronizadas dentro do ERP, a empresa otimiza o tempo antes desperdiçado em ações manuais e, consequentemente, melhora a produtividade.

2. Identificação de ofensores

Quando se têm todos os processos gerenciados em um único software, fica muito simples enxergar quais são os gargalos que o impedem de atingir melhores resultados. Desse modo, a intervenção gerencial se torna mais rápida e inteligente, reduzindo os erros em diversos níveis da organização.

3. Redução de estoque

No passado, era comum comprometer grande parte do orçamento na aquisição de mercadorias para assegurar um preço baixo de produção ou revenda.

Porém, a inteligência de informação proporcionada pelos softwares ERP viabilizam a redução de grande parte dos custos para formar o estoque, isso sem comprometer a estratégia de adquirir os produtos e matérias-primas com preços menores.

4. Redução de mão de obra

Como é comum acontecer quando se têm processos automatizados e agilizados, é possível reduzir exponencialmente os gastos com recursos humanos. Afinal, boa parcela daquilo que era passível de erro e que demandava mais tempo ao ser feito por um colaborador, passa a ser executado de forma automatizada e confiável via sistema.

Escolha o melhor ERP para a sua empresa

Ao longo desse post, tem sido possível perceber que a escolha e implementação de um sistema ERP corresponde a um investimento sério, devendo ser planejado com bastante cautela.

Contudo, diante das diferentes soluções disponíveis no mercado, é natural que o gestor se veja confuso quanto a escolher a melhor solução para o seu negócio. Por exemplo, se tratando do Brasil, existem inúmeras empresas especializadas em ERP com boa aceitação.

Dessa forma, muitas perguntas vêm à tona no momento em que se confronta com a necessidade de decidir sobre o melhor sistema de ERP. Garantir que a ferramenta escolhida é a melhor para o negócio, aliada ao melhor preço, é um dos desafios que o gestor enfrenta.

A verdade é que não existe fórmula que possa ser aplicada por todas as organizações, a fim de embasar as suas escolhas. Mas, a seguir, são descritas várias iniciativas que podem ser úteis nessa desafiadora missão:

As especificidades do negócio

O primeiro ponto é entender com clareza, quais são as demandas da companhia em relação ao ERP para assim definir aquilo que é, de fato, prioritário.

Feito isso, a organização passa a ter um caminho a seguir. Para chegar a essas conclusões, estratégias como a de convocar reuniões com gerentes dos departamentos e com as equipes que exercem funções críticas podem se mostrar muito eficientes.

Com base nessa premissa, fica muito mais fácil analisar as soluções oferecidas por fornecedores de ERP. Sobre esse aspecto, é necessário avaliar as propostas feitas por cada um, sendo que, em primeiro lugar, deve-se considerar apenas aquelas capazes de satisfazer as demandas anteriormente identificadas.

Não seria exagero verificar quais dessas organizações apresenta experiência suficiente no fornecimento desses sistemas para o ramo de atuação da companhia, assegurando assim a qualidade da solução.

Os recursos disponibilizados e as possibilidades de customização

Considerando que a solução e os respectivos módulos ERP devem ser “moldados” à empresa, é fundamental conhecer quais as tecnologias que o fornecedor oferece em seus sistemas.

Com isso, é possível ter uma compreensão mais clara dos custos que deverão ser aplicados em infraestrutura, atualização, capacitação da equipe, dentre outras variáveis.

Ainda nesse aspecto, convém também avaliar a capacidade de integração do sistema, a possibilidade de implementação de outros módulos ERP futuramente, os recursos de segurança, compatibilidade com plataformas distintas e, por fim, o potencial de customização da solução.

Esse último é ainda mais importante quando a empresa conta com muitas particularidades, fugindo ao padrão de operação da maioria dos negócios. Se essa for a realidade da organização, uma solução flexível costuma ser a melhor opção para esse tipo de companhia.

As opções de suporte e atualização

As condições de suporte e manutenção fornecidas pelos provedores são características muitos importantes e questões que devem ser verificadas logo no início da avaliação do sistema ERP.

É natural que o software demande por atualizações ao longo dos anos para eliminação de erros, implementação de melhorias, adaptação a novas regras ou regimes (nova regra tributáriapor exemplo), otimização de segurança, dentre outras atualizações.

Isso sem mencionar as dúvidas que podem surgir para operar a ferramenta, necessitando, assim, de auxílio do fornecedor. Por exemplo: um determinado profissional pode precisar de suporte para gerar um relatório com determinadas informações gerenciais.

Tendo em vista essas características dos módulos do ERP e a importância dessa ferramenta, veja, logo abaixo, como funciona um sistema eficiente.

Conheça o MXM-WebManager e seus módulos integrados

O MXM-WebManager é uma solução criada pela MXM Sistemas para empresas que buscam alta performance e qualidade nos seus processos. A plataforma funciona 100% pela Web e tem como grande diferencial, seus módulos totalmente integrados.

Por consequência, ela funciona como uma solução completa, capaz de atender às demandas de empresas de variados setores, pois vai além do que os sistemas de gestão mais comuns oferecem. O potencial do MXM-WebManager pode ser entendido mais a fundo se observarmos quais são os módulos à disposição no sistema. Confira, a seguir, quais são eles e como podem ajudar.

Módulo Gestão Financeira

Você já pensou em quão prático seria poder centralizar todos os processos referentes às finanças do seu negócio? Com o Módulo Gestão Financeira do MXM-WebManager, isso é possível. Algumas das principais funcionalidades trazidas por ele são:

  • acompanhar o fluxo de caixa de forma automatizada e em tempo real;
  • monitorar o controle de contas em moedas diferentes;
  • estabelecer parâmetros especificados em relação aos impostos retidos em sua rotina fiscal e contábil;
  • integrar cadastros e contas de fornecedores e clientes, garantindo a segurança dos pagamentos;
  • promover a integração com sistemas bancários;
  • criar um conjunto completo relatórios;
  • fazer análises completas de todas as movimentações com rapidez;
  • automatizar a reconciliação bancária.

Módulo SPED

É inegável que o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é um importante avanço na relação entre o fisco e os contribuintes, porque oferece ganhos significativos no sentido de informatizá-la. 

O Módulo SPED foi desenvolvido para ser totalmente compatível com a legislação brasileira. Por isso, é capaz de gerar diversos relatórios para a classificação fiscal das operações realizadas, facilitando a posterior análise dessas informações. 

Além disso, ele elabora todos os relatórios e arquivos associados à legislação brasileira vigente, o que permite que sua organização se mantenha atualizada nesse sentido. Quando integrado ao MXM-WebManager, ele pode originar todos os registros fiscais relativos às operações de compras, faturamento e estoque de modo online. 

Módulo Orçamento

Como o próprio nome sugere, esse módulo foi criado para aprimorar a gestão orçamentária de um negócio. Ao utilizá-lo, o fluxo de aprovação de compras é otimizado: as aquisições só ocorrem se estiverem de acordo com as regras definidas pela empresa.

Cabe ressaltar que o fluxo é integrado, o que simplifica a realização de auditorias de todo o processo. O fato de o orçamento ser elaborado no sistema contribuir para planejar e consolidar diferentes versões orçamentárias.

Com o módulo orçamento, você ainda pode consultar todos os detalhes ligados ao saldo, às compras efetuadas, às compras a pagar e aos custos. Outro diferencial que merece destaque é a possibilidade de criar diversas simulações a fim de avaliar cenários distintos.

Módulo Contabilidade

A rotina contábil de uma organização requer atenção frequente a uma série de detalhes. Com o Módulo Contabilidade do ERP, é perfeitamente viável fazer a reconciliação contábil e controlar a operação em períodos ilimitados. Além disso, ele possibilita:

  • gerar relatórios em qualquer período;
  • automatizar o cálculo de rateio;
  • estabelecer um bloqueio de acesso em relação a períodos específicos;
  • usar vários modelos de planos de contas e centros de custos, adaptando-os às características de seu negócio e às legislações brasileira e internacional;
  • fazer a integração com planilhas eletrônicas;
  • traduzir o balanço com apuração de ganhos e perdas;
  • controlar o saldo de contas em diferentes moedas;
  • calcular a variação cambial.

Módulo Estoque

cálculo de giro de estoque, quando não é executado de modo estratégico, pode comprometer a lucratividade. É por isso que o Módulo Estoque do MXM-WebManager tende a ser uma ferramenta fundamental, visto que ele facilita o controle de estoque consignado e também do que está em trânsito.

Ele também permite gerir os produtos conforme o tipo e o grupo de cada um deles, adequando-se a várias categorias e padrões de estoques e almoxarifados existentes no mercado. 

Como se não bastasse, a solução pode gerar relatórios de saldos, de movimentações ocorridas em qualquer data e dos livros fiscais de inventário e produção. A atualização dos dados é online e ocorre a cada transação, assim como a integração com outros módulos (Financeiro, Fiscal e Contábil).

Módulo Vendas

Em boa parte das vezes, as vendas são elementos imprescindíveis para o sucesso de uma organização. Ao utilizar esse módulo de ERP em sua rotina, você poderá:

  • controlar os pedidos de vendas — seja de produtos, seja de serviços;
  • monitorar os pagamentos de comissão por critérios diversos;
  • gerar os lançamentos contábeis automaticamente;
  • acompanhar os históricos de cada produto e de cada vendedor;
  • aprovar os pedidos;
  • elaborar fichas financeiras completas, com todas as compras, pagamentos, saldos etc.;
  • analisar todas as vendas a partir de classificações variadas;
  • automatizar o controle de crédito dos clientes.

Módulo Patrimônio

A gestão de patrimônio ou patrimonial pode ser resumida ao controle dos custos e propriedades, isto é, a quantidade e o valor dos ativos e passivos da empresa. Algumas das principais facilidades oferecidas pelo Módulo Patrimônio são:

  • operar simultaneamente com duas moedas, levando em conta as diferentes taxas de depreciação e a legislação de cada país;
  • calcular a depreciação a partir da geração online dos lançamentos contábeis;
  • classificar itens patrimoniais em grupos e subgrupos;
  • criar campos específicos com o objetivo de atribuir informações adicionais aos itens desejados;
  • integrar todas as informações relativas a acréscimos e decréscimos, vendas, transferências e afins;
  • controlar os itens de um ativo de modo gerencial.

Módulo Contratos

Gerir inúmeros documentos pode ser uma atividade bastante desafiadora, concorda? Esse módulo foi desenvolvido para que você consiga registrar todas as informações referentes aos contratos da empresa de forma prática.

Ele é uma excelente opção para estabelecer um fluxo de aprovação e ainda controlar os reajustes. Com relatórios dos contratos prestes a expirar e um gerenciamento dos respectivos pagamentos, muitos processos podem ser aprimorados nesse contexto. 

Módulo Gestão de Processos

O Módulo Gestão de Processos é uma solução repleta de potencial, porque pode aprimorar a maneia como a sua organização toma decisões estratégicas. Além disso, ele contribui com a rastreabilidade e a auditabilidade tanto dos processos de requisição quanto dos de pagamento. 

Módulo Compras

Otimize o fluxo de aprovação de pedidos e controle o recebimento parcial de suas compras com o Módulo Compras do MXM-WebManager. Ele pode ser integrado aos outros módulos do ERP e ainda permite:

  • gerar mapas de cotação;
  • auditar todo o processo com base nas regras da empresa;
  • criar, emitir e aprovar pedidos;
  • fazer relatórios de pedidos pendentes;
  • entre outras funções. 

Módulo Faturamento

Que tal gerar todos os tipos de notas fiscais — inclusive as eletrônicas de mercadorias — definidos pela legislação brasileira e ainda calcular todas as taxas e impostos envolvidos nos processos atrelados? O Módulo Faturamento faz tudo isso e reúne o faturamento de todos os itens em um só ambiente. 

Entenda como utilizar o MXM-WebManager

Depois de conhecer tantas funcionalidades, você deve estar pensando que a utilização do sistema é complicada demais, certo? A boa notícia é que ele tem um funcionamento bem simples, como mostraremos a seguir.

Por meio de um portal, você acessa um poderoso Sistema de Gestão que integra em um único ambiente as funcionalidades de Inteligência de Negócios (BI), Gestão de Documentos em Nuvem e Automação de Processos (BPMS).

Isso torna o MXM-WebManager uma solução única, pois permite que o usuário centralize a gestão dos dados, otimizando seu tempo e tornando seus processos mais eficientes. Veja a seguir alguns dos seus diferenciais:

  • centralização do acesso às rotinas operacionais;
  • interface ágil, moderna e interativa;
  • possibilidade de informar os profissionais sobre as tarefas a serem realizadas;
  • monitoramento preciso das operações;
  • notificação ao gestor caso uma exceção ocorra, possibilitando uma intervenção rápida.

Em outras palavras, é uma forma de usar a tecnologia para promover eficiência operacional — algo que se traduz em competitividade e lucratividade. Além disso, sua implementação pode ser feita em pouco tempo, graças às características da sua interface e das funções disponíveis.

Veja como a estrutura técnica otimizada pode ajudar

Ao facilitar o uso dos módulos, o MXM-WebManager permite que sua empresa treine rapidamente os usuários para utilizá-lo. De um ponto de vista técnico, isso é possível graças ao seu desenvolvimento orientado a objetos e classes, baseado em bancos de dados Oracle.

Em outras palavras, ele garante segurança e velocidade no acesso às informações. O resultado é uma simplicidade operacional valiosa. É possível, por exemplo, realizar lançamentos e alterações na mesma rotina, sem a necessidade de retornar e executar um módulo diferente.

Somado a isso, o acesso online representa um diferencial a mais. Afinal, operar com alta performance significa disponibilizar a informação a qualquer lugar, em qualquer horário. Assim, o gestor deixa de lado a necessidade de consultar relatórios e fechamentos periódicos — a informação está sempre ali, na palma da mão, atualizada em tempo real.

Outros diferenciais a serem citados são:

  • opera com moedas diferentes;
  • funciona em diferentes idiomas;
  • pode operar simultaneamente com diferentes empresas;
  • opera com total alinhamento à Legislação Fiscal Brasileira;
  • dá suporte à Legislação SOX;
  • pode ser integrado a outros sistemas.

São características que permitem extrair o melhor desempenho dos módulos de ERP. Por isso, não se prenda a ferramentas obsoletas ou tecnologias ultrapassadas. Adote o que há de melhor em sistemas de gestão e conquiste resultados melhores na sua empresa!

Quer saber mais sobre o MXM-WebManager? Então, entre em contato com a MXM Sistemas! Nossos especialistas estão prontos para ajudar você!

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.