Palavra do Presidente: A Transformação Digital no Setor Público e suas Nuances

Transformacao Digital No Setor Publico 01
Compartilhe:

Por: Mauricio Felgueiras, CEO e Presidente da MXM Sistemas S/A.

É inegável que o incremento tecnológico da chamada era digital trouxe grandes transformações no setor empresarial e na população de forma geral e este fenômeno cresce igualmente no âmbito do setor público.

A adoção de ferramentas digitais e soluções tecnológicas vem se tornando prioridade para os seus gestores, que necessitam de mais eficiência, controle e segurança. As ferramentas de gestão, que antes se caracterizavam pelo modelo operacional “engessado” se transformaram, criando ambientes conectados, integrados e muito mais eficientes.

As mudanças estão gerando impactos positivos para o setor, e já existem muitos serviços públicos pela Internet, mudando completamente a forma como a população tem as suas necessidades atendidas. Podemos destacar, carteira de habilitação, documentação veicular, carteira profissional, processo de aposentadoria, certidões fiscais, certificação digital, dentre muitas outras.

Outra face extremamente importante na adoção de soluções tecnológicas de gestão no setor público está diretamente ligada aos gestores, que respondem judicialmente pelos atos praticados. O avanço dos órgãos fiscalizadores e o aumento de cobrança por transparência, exigem a cada dia mais controle e eficiência nos processos administrativos.

A proposta é que a transformação digital tornou o fluxo de trabalho muito mais dinâmico, com ambientes verdadeiramente conectados e integrados, contribuindo diretamente para a eficiência da máquina pública. A SERPRO, maior empresa pública de tecnologia da informação do mundo, é um caso de sucesso de transformação digital. No último trimestre de 2020 a SERPRO iniciou o projeto SERPRO AVANCE, para impulsionar a sua transformação digital, com a implantação do ERP da MXM Sistemas.

Saiba mais: MXM vence licitação para implementação do seu ERP no SERPRO

Os benefícios são imensos, os colaboradores são beneficiados com a nova solução WEB em modelo SaaS, atuando de maneira mais analítica, com acesso mais simples e rápido as informações, utilizando processos mais seguros nas suas rotinas diárias, otimizando o fluxo de trabalho e com mais segurança para tomada de decisões.

Quebrando paradigmas, toda implantação vem sendo realizada em prazo recorde e de forma 100% remota, algo que a pouco tempo atrás seria inimaginável, e já conta com 50% do sistema em plena operação.

Os principais benefícios percebidos são a integração dos processos financeiros e contábeis, que eliminou grande parte das operações manuais, proporcionando redução de custo operacional, mais segurança e acesso as informações com mais rapidez.

Para vocês terem uma noção da magnitude do projeto, ele impacta mais de 60 sistemas, envolvendo mais de 15 áreas da empresa e centenas de stakeholders diretos. Integram o projeto SERPRO AVANCE os processos de: Contabilidade, Contas a Receber, Cobrança, Contas a Pagar, Gestão de Viagens, Materiais e Estoques, Preços, Gestão Comercial e Bilhetagem, Patrimônio, Manutenção Predial, Orçamento, Custos e Gestão de Capacidade.

Leia também: Veja 6 dicas de gestão de entes governamentais para adotar!

Pesquisa recente do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) mostra que a evolução da implementação de uma cultura de transformação digital em governos estaduais e no Distrito Federal ainda tem um caminho longo pela frente.

De acordo com a pesquisa, 60% dos estados não contam com uma estratégia de transformação digital implementada. Dos 26 Estados da Federação, somente 4 iniciaram este processo e 6 deles ainda estão estudando essa possibilidade. Além disso, 65% (17) dos Estados também não contam com planos setoriais a médio prazo e em áreas essenciais como saúde e educação.

Outro dado que chama muito a atenção é que 20 estados não oferecem nenhum mecanismo de consulta público-privada sobre políticas de transformação digital, sendo que cerca de 75% (20) dos estados também não contam com estratégias de contratação de serviços em nuvem, desperdiçando economias de escala e a possibilidade de investimentos em outras áreas.

E vai além disso, 80% (21) dos Estados nunca realizaram cálculos das economias geradas com a transformação digital dos serviços públicos. Por outro lado, alguns dados mostram que já existem mudanças significativas em andamento no que diz respeito a tentativa de implementação de uma cultura de transformação digital no Setor Público.

De acordo com a pesquisa, 90% dos estados já contam com uma solução de assinatura eletrônica de documentos, porém em 60% dos estados não existe qualquer integração entre os canais de atendimento e portais de serviço. De todos os estados do Brasil 50% deles já apresentam soluções de identificação eletrônica de documentos.

Apesar de ter uma movimentação ainda lenta, é inegável que a transformação digital vem trazendo inúmeros benefícios, principalmente no que diz respeito a uma maior eficiência operacional no dia a dia dos órgãos públicos ligados ao governo. A desburocratização e a agilidade no fluxo de trabalho influenciam diretamente em um melhor atendimento nos serviços oferecidos a população.

Os líderes do setor público têm percebido a necessidade de uma atenção especial no que diz respeito a todos os impactos e nuances que a transformação digital pode proporcionar. Tudo isso impacta diretamente em mais facilidade, e consequentemente, qualidade de vida para a população em geral, com serviços mais rápidos, menos burocratizados e digitalizados.

É uma transformação positiva para todos os órgãos governamentais, mas para isso há necessidade de aumentar os investimentos tecnológicos, familiarização de todos os envolvidos com os ambientes digitais, reforçar a segurança digital e desenvolver uma cultura digital que traga benefícios para a sociedade como um todo.

Fonte: Portal ERP (https://portalerp.com/a-transformacao-digital-no-setor-publico-e-suas-nuances)

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.