Sistema de gestão na nuvem em empresas que adotam home office

sistema de gestão em nuvem

Segundo uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), em 2022, quase 33% das empresas no Brasil adotaram o modelo home office de forma total ou parcial. Além disso, cerca de 30% observaram aumento na produtividade durante o trabalho remoto.

Devido aos benefícios, muitos negócios aderiram ao home office, ou pretendem fazer isso de modo permanente. Porém, esse estilo de trabalho também traz os seus desafios, sendo um deles a dificuldade de gerenciar à distância. Nesse contexto, pode ser de grande ajuda implementar um sistema de gestão em nuvem. Saiba mais sobre isso durante a leitura!

O que é um sistema de gestão na nuvem?

Um sistema de gestão em nuvem é um software que armazena arquivos e disponibiliza funcionalidades por meio de um ambiente on-line. Ou seja, o termo “em nuvem” refere-se aos programas que não precisam de instalação local, podendo ser acessados a partir da conexão à internet.

Dependendo da disponibilidade da plataforma, você pode recorrer a variados dispositivos para utilizar o sistema, podendo ser:

  • Computadores e/ou notebooks;
  • Tablets;
  • Smartphones.

Esse é caso do ERP (Enterprise Resource Planning) MXM-WebManager, que possibilita o acesso às funções do programa por meio de diferentes tipos de aparelhos.

O fato do software de gestão em nuvem depender apenas da internet para o seu funcionamento torna esse modelo mais vantajoso para as empresas que adotam o regime de trabalho home office. Mas por que é possível afirmar isso? Confira os detalhes a seguir!

Leia também: 15 vantagens do armazenamento de dados em nuvem

Quais são as vantagens de usar um sistema de gestão em nuvem no trabalho remoto?

Sistemas de gestão em nuvem como o MXM-WebManager oferecem várias vantagens em comparação aos modelos tradicionais, em especial, para empresas que atuam em home office. Confira 5 benefícios.

1- Backup automático

Em primeiro lugar, o sistema de gestão em nuvem possibilita o backup de todos os dados armazenados no programa. O que isso quer dizer? Na prática, significa que é feita uma cópia de segurança dos arquivos, sendo possível restaurar rapidamente as informações em casos de perdas.

Só para ilustrar: imagine que o dispositivo do colaborador apresente um defeito, impossibilitando o acesso aos dados localmente. Nessa situação, com um software em nuvem, não é preciso se preocupar, já que os dados estarão salvos dentro da aplicação e basta ter uma conexão com internet para conseguir consultá-los.

2- Validação de identidade

Outra vantagem do sistema de gestão em nuvem é o aumento da segurança da informação, protegendo a privacidade dos dados contra o acesso de pessoas não autorizadas.

Isso acontece porque para utilizar o programa é necessário passar por uma autenticação do usuário, confirmando a identidade. Dessa forma, a consulta é negada para aqueles que não possuem permissão de leitura.

Vale destacar que, conforme a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), toda empresa é responsável por garantir a privacidade das informações das pessoas físicas sob seus cuidados, incluindo tanto clientes como funcionários. Sendo assim, é vital dar prioridade à segurança de dados, mesmo em home office.

3- Redução de custos

Mais um benefício de optar por um sistema de gestão em nuvem é que isso auxilia na redução dos custos empresariais. Afinal, a organização é capaz de definir estratégias para diminuir os gastos com aquisição ou manutenção de aparelhos.

Inclusive, é possível que a empresa adote a política BYOD (Bring Your Own Device). Nesse modelo, os colaboradores usam seus dispositivos pessoais para executar as atividades durante o serviço remoto.

4- Gerenciamento de projetos

O trabalho em equipe é um dos assuntos de preocupação nas empresas que adotam o home office, uma vez que é preciso garantir a boa interação entre os membros do time para que as entregas sejam de qualidade.

Nesse sentido, investir em um sistema de gestão em nuvem permite o acompanhamento do avanço dos projetos em tempo real, auxiliando na integração das equipes e manutenção da boa produtividade.

5- Escalabilidade

Por último, é interessante dizer que a implementação de um sistema de gestão em nuvem facilita a escalabilidade do negócio, por não ser necessário executar grandes mudanças na infraestrutura à medida que a empresa for crescendo.

O processo é bem mais simples: conforme a companhia for expandindo, basta adaptar a contratação dos serviços disponibilizados no software para suprir as necessidades atuais.

Quer aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo sistema de gestão em nuvem na sua empresa? Então conheça o MXM-WebManager!