Redução de riscos: como fazer na sua empresa?

reducao riscos empresa
Compartilhe:

Quando você assume a direção de uma empresa, não tem como fugir de ocorrências que podem afetar suas ações e trazer prejuízos. A única saída para resolver isso é gerenciar a redução de riscos por meio de medidas efetivas. 

Para que seja possível identificar e acompanhar essas incertezas, é preciso realizar um mapeamento de todo o processo produtivo. Por isso, a utilização de um sistema de gestão integrado facilita no momento de levantar as informações necessárias. 

A seguir, mostraremos como um ERP (Enterprise Resource Planning) é essencial para essas atividades, assim como alguns cuidados que você deve tomar na hora de lidar com os problemas. Continue a leitura e confira!

O que é um risco? 

Você tem vários projetos em andamento na sua empresa, então, é normal que apareçam diversos imprevistos que possam impedir a conclusão de cada um.

Alguns exemplos são: falta de mão de obra especializada, dificuldades com a legislação fiscal brasileira, perda de dados estratégicos etc. Tudo isso é considerado na definição de um risco. 

Como reduzir riscos na sua empresa de forma prática? 

Todos os possíveis eventos negativos em um negócio devem ser pensados para tentar reduzir sua probabilidade de acontecer. Para tanto, existem algumas ações que se complementam para tentar atingir esse objetivo. Confira a seguir. 

Identificar os riscos e agir para resolvê-los de forma ágil 

O momento de identificação dos riscos é complicado. Por isso, todos devem participar para tentar conhecê-los. Reunir o pessoal e abrir uma discussão sob um plano elaborado com as possíveis ocorrências é fundamental para documentá-las e criar respostas para neutralizá-las o mais rápido. 

Monitorar situações de potencial risco 

Depois de implementar as medidas ainda é necessário ter atenção. Isso porque, assim como sua empresa muda constantemente, as ameaças que estão em volta dela também. Algo que foi avaliado hoje como pouco importante pode se tornar muito relevante amanhã. 

Praticar uma comunicação transparente na empresa 

Apesar de todos estarem sujeitos a correr riscos, as pessoas envolvidas em projetos devem ser comunicadas sobre cada um deles. Imagine um software falsificado sendo usado pelos responsáveis de cada setor. É preciso ser transparente e avisá-los de que isso é crime, inclusive passível de multa e processo. 

Além de a empresa passar credibilidade ao ser clara, os diretores, gestores e outros stakeholders conseguem ajudar na hora de decidir as melhores respostas para reduzir esses acontecimentos desfavoráveis. Por isso, abra o jogo sempre! 

Como um sistema de gestão integrado pode ajudar na redução de riscos? 

Um ERP é uma ótima ferramenta de gestão na hora de criar um ambiente seguro e prático. O software é capaz de aumentar a produtividade do seu time, solucionar problemas com a legislação fiscal e proteger seus dados estratégicos

Tudo isso ajuda na diminuição de riscos e dá mais segurança para a sua empresa. Afinal, nenhum gestor quer ter suas informações sigilosas vazadas ou pagar multas ao Fisco por apurar os impostos errados. Dessa forma, vale a pena investir em um programa como esse. 

A identificação e o acompanhamento do que pode atingir os projetos empresariais são fundamentais para a redução de riscos. Se você seguir nossas dicas, enfrentará os eventos negativos com mais segurança, pois saberá como neutralizá-los antecipadamente. Essas medidas se aplicam em qualquer organização, então, comece o seu processo agora mesmo. 

Gostou do artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba conteúdos como este na sua caixa de entrada.

________________________________________________________________________________________________________________________

Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 1
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.