Case: Como a Maha Energy conquistou 99% de agilidade nas atividades de tesouraria

maha energy
Compartilhe:

Se você deseja conhecer empresas que conquistaram processos mais otimizados através de um software de gestão ERP, recomendamos que você leia este case.

Hoje apresentamos como a Maha Energy, um dos nossos clientes e parceiros, trabalhou com a MXM Sistemas para potencializar suas atividades gerenciais. 

Além disso, você descobrirá:

  • Como a holding unificou os processos das empresas brasileiras adquiridas, centralizando informações em uma única solução.
  • Como reduziu custos com horas extras através das funcionalidades do sistema de backoffice da MXM.
  • Como diminui a quantidade de papéis com a digitalização de documentos e armazenamento seguro em nuvem seguro.
  • E como possibilitou o trabalho remoto graças aos processos integrados e online.

Sobre a Maha Energy

Com sede na Suécia, a Maha Energy é uma empresa de upstream de petróleo e gás focada em soluções de engenharia de EOR (Enhanced Oil Recovery) para ativos de petróleo e gás. Com o objetivo de promover seu crescimento por meio da engenharia de petróleo e tecnologias de exploração de campo, a Maha reuniu uma equipe de especialistas experientes da indústria para construir uma base sólida de ativos de produção.

A multinacional investe na expansão através da ampliação dos poços de petróleo, que resulta em um maior volume de vendas. No Brasil, a Maha adquiriu o projeto TTG, da empresa TDC em Pirambu (Sergipe), e posteriormente a empresa Gran Tierra (cliente da MXM Sistemas desde 2013), através do projeto Tiê, no Recôncavo Baiano.

Do Desafio

Após a incorporação das empresas dos projetos TIE e TTG, a Maha Energy decidiu manter o software da MXM Sistemas por sua eficiência comprovada e funcionalidades integradas. Desta forma, houve a unificação dos projetos em um único sistema, que posteriormente migrou para a web, tornando os processos da empresa mais rápidos e dinâmicos. De acordo com Claudia Farias, Finance Manager na Maha Energy, “Não é vantajoso para nossa empresa trabalhar com diversos sistemas, é melhor mantermos tudo em uma plataforma on-line e integrada”.

Claudia atua na indústria de óleo e gás há mais de 17 anos e integrou à equipe da Maha em 2019 para contribuir com sua experiência, principalmente nesse momento de expansão. Atualmente a profissional gerencia os departamentos Financeiro, Contábil e Tax da empresa.

“Acredito que todo sucesso vem acompanhado de muito trabalho, portanto, antes de migrarmos para o sistema da MXM realizamos diversos testes e homologações. Internamente promovemos ensaios para identificar melhorias, e imediatamente reportávamos à MXM. Dessa forma, tudo foi devidamente ajustado para a Maha da melhor forma possível”. Claudia Farias (Finance Manager na Maha Energy)

Além disso:

Graças ao MXM-WebManager todas as atividades do setor financeiro são realizadas de forma eletrônica, diminuindo consideravelmente o volume de papel utilizado pela equipe e permitindo o trabalho híbrido (dentro do escritório ou em home office) sempre que preciso.

Segundo a Finance Manager, “No MXM-WebManager é possível fazer o upload seguro de toda documentação da contabilidade. Esse diferencial gerou uma grande eficiência no processo de busca de documentos, principalmente porque estamos passando por um processo de auditoria. Quando alguém solicita um documento, basta acessarmos o módulo contábil e tudo está lá”.

“Um grande diferencial para a Maha foi a significativa redução no desperdício de papel. Hoje todos os documentos são armazenados de forma digital e posso ter acesso à informação que quero, quando quero e do jeito que quero. Acabou a perda de tempo que tínhamos ao levar todas as papeladas do financeiro de ‘lá para cá’. O sistema é supereficiente!” Claudia Farias (Finance Manager na Maha Energy)

Da Solução

plataforma de gestão empresarial da MXM Sistemas proporcionou mais agilidade ao setor de Tesouraria da Maha Energy. Confira a seguir o depoimento da Gerente Claudia Farias sobre os benefícios e diferenciais alcançados com o apoio da MXM:

Um caso de sucesso com certeza foi a área de tesouraria, pois tivemos um ganho de tempo absurdo. O sistema, em sua versão web, é ainda mais apurado e permitiu a implementação do pagamento eletrônico. Assim tudo fica mais alinhado, pois quando a nota de venda é feita, ela já é integrada ao banco, à tesouraria e ao contas a receber.

Com isso, enviamos os arquivos para o banco, recebemos o pagamento de volta e todos esses arquivos são baixados automaticamente. Antigamente estes downloads eram feitos de forma manual e a colaboradora responsável pela Tesouraria sempre precisava trabalhar até tarde para realizar as baixas de pagamento.

Um dos objetivos da empresa era diminuir os custos com o pagamento de horas extras e, com o auxílio do MXM-WebManager, conseguimos cumprir esta meta. O ERP da MXM Sistemas nos rendeu um ganho de 99% em agilidade nos processos de pagamento e eliminou todo tempo desperdiçado. Foi fenomenal, um marco para a Maha Energy, realmente inesquecível para mim!” – Conta Claudia Farias.

A Gerente informa também que, durante o processo de integração entre as empresas, os times de Consultoria e de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) prestaram todo o suporte necessário, apoiando também na migração do sistema ERP para a versão web.

Além disso, Claudia comenta que sempre que há uma urgência na entrega de obrigatoriedades, e o SAU prioriza o suporte. Segundo ela, existe um canal direto e facilitado para que a Maha possa comentar, sugerir melhorias e solucionar dúvidas sobre os módulos.

“A migração do sistema Delphi para a versão web foi ótima, nota 10. Neste momento estamos passando por um processo de customização e aprimoramentos e isso tem sido muito bom, tanto para a Maha quanto para a MXM, que acaba conhecendo melhor nossas operações.

Além do módulo de tesouraria, as atualizações implementadas nos módulos contabilidade, fiscal – e suas importações –, contas a pagar e contas a receber foram importantes, representando 85% de melhoria em operações e, consequentemente, refletindo no crescimento da Maha Energy.

A tecnologia de vocês também nos auxiliou na organização dos nossos processos internos, garantindo mais confiabilidade e clareza nas informações, que são acessadas em tempo real.

A relação entre as empresas é muito boa. Quando temos alguma dúvida entramos em contato e solicitamos um consultor para que ele venha até a nossa empresa e nos explique como podemos melhorar nossos processos com o sistema. Dessa forma, utilizamos o tempo que ganhamos para buscar novas soluções e mais qualidade nos processos das informações”.

A comunicação com a MXM Sistemas funciona! Os consultores são ótimos, muito eficientes e conhecem bastante o sistema. Passamos para eles nossas demandas e tudo é resolvido rapidamente. Sempre nos reunimos, alinhamos os procedimentos e alteramos processos em conjunto para potencializar as inovações no ERP.” Claudia Farias (Finance Manager na Maha Energy)

“O MXM-WebManager nos atende perfeitamente:

  • O MXM-WebManager aprimorou o processo de geração e exportação dos relatórios da Contabilidade. Além disso, conseguimos realizar a importação dos arquivos, proporcionando mais velocidade e eficácia nas atividades do setor. Com esta atualização, as funcionalidades ficaram ainda mais amigáveis, tornando os processos mais intuitivos.
  • O departamento de tesouraria evoluiu com processos de pagamento eletrônico. Repito, agora todo processo é incrivelmente ágil, foi aprimorado em 99%.
  • O MXM-Webmanager é um sistema que me passa confiança, pois trabalho com informações sigilosas e o software nos garante segurança, transparência e informações precisas em tempo real.
  • O processo de backoffice da Maha Energy está 100% unificado. Pela experiência da Gran Tierra com o MXM-WebManager, percebemos que o sistema era, de fato, completo e decidimos integrar todas as atividades da Maha Energy nesta única solução.
  • A importação e integração de documentos expandiu nossa produtividade. Conseguimos nos adaptar durante a pandemia justamente por abolir processos antigos. Acredito que a Maha Energy está muito mais preparada para o home office agora do que antes.
O sistema da MXM está muito bem colocado no mercado e acredito que não há nenhum concorrente à altura, não dá nem para comparar.   Já trabalhei com muitos sistemas e sei que as empresas de grande porte no ramo de óleo e gás operam com sistemas internacionais que não possuem um sistema fiscal. Existem muitas dificuldades para aplicar a legislação às funcionalidades destes softwares, sem falar que pode ficar muito caro alimentar um módulo específico nestes sistemas.

A meu ver, as empresas do nosso segmento sempre irão trabalhar com o MXM-Webmanager, nem que seja apenas seu módulo fiscal, pois a plataforma atende bem esta necessidade. Há espaço no mercado para o crescimento e aprimoramento do MXM-WebManager. Eu sei que as empresas que trabalham com a MXM gostam da plataforma e hoje em dia, é o software mais utilizado no ramo de óleo e gás. Portanto, eu não vejo um concorrente para o MXM-WebManager, pois outras soluções acabam sendo incompletas em termos de integração.” Claudia Farias (Finance Manager na Maha Energy)

Após os resultados positivos colhidos com a parceria com a MXM Sistemas, Claudia afirma que a relação de parceria entre as empresas é primordial no mundo dos negócios:

É um prazer trabalhar com a MXM Sistemas! Eu conto sempre com a parceria de vocês, pois penso que o sucesso de vocês é também o nosso, e vice-versa. Essa troca de experiências é muito válida, afinal, os problemas que solucionamos juntos podem também beneficiar outras empresas.

A MXM Sistemas é uma empresa que agrega. Ajuda a Maha Energy e até mesmo o mercado de óleo e gás. Estamos sempre aprendendo com vocês e espero poder ajudar ainda mais no aprimoramento do MXM-WebManager.Vocês são bons parceiros e atendem nossas demandas da melhor forma possível. Espero continuar trabalhando com o MXM-WebManager por um longo período. – Conclui Farias.

Confira a seguir os melhores momentos da entrevista da Gerente Claudia Farias para o Departamento de Comunicação e Marketing da MXM Sistemas S/A:

Dos Resultados

Através das constantes melhorias no Sistema de Gestão Empresarial MXM-WebManager, a relação entre a MXM Sistemas e a Maha Energy vem se estruturando cada vez mais, e foi através destas evoluções que conseguimos:

  • Proporcionar customizações e multifunções integradas que possibilitaram o home office e aprimoraram os processos internos da empresa, refletindo em seu crescimento.
  • Oferecer mais velocidade e segurança aos processos fiscais, principalmente pela possibilidade de upload de documentações no sistema.
  • Conquistar uma sólida parceria devido aos serviços prestados pela equipe de suporte e consultoria, além da expertise da MXM com a legislação brasileira.

E foi assim que a Maha Energy:

  • Conquistou 99% de agilidade nas atividades do departamento de tesouraria, reduzindo custos com horas extras e simplificando a rotina dos colaboradores.
  • Armazenou em nuvem todos os dados sigilosos da empresa, de forma segura, possibilitando o acesso restrito, remoto e em tempo real às informações.
  • Digitalizou documentos importantes e reduziu o desperdício de papéis.
  • Possibilitou o home office através de processos integrados e on-line.
  • Centralizou todas as informações e processos de backoffice no MXM-WebManager.
  • Obteve 85% de melhorias nas atividades do setor contábil, fiscal e financeiro, principalmente no envio das obrigações à Receita Federal.
  • Aprimorou a geração e exportação dos relatórios para processos de auditoria.

Quer resultados como os da Maha Energy para a sua empresa? Converse agora mesmo com um dos especialistas da MXM Sistemas pelo WhatsApp: (21) 97632-7230

casos de sucesso
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.