GQT: o que é e como implantar a Gestão da Qualidade Total

gestaoqualidadetotalblog
Compartilhe:

Para entregar um produto cada vez melhor para seus clientes, é preciso fazer uma boa gestão de processos, para que todos estejam alinhados e realizando o trabalho corretamente. É por isso que é aplicada a Gestão da Qualidade Total (GQT) nas empresas, com a finalidade de melhorar a performance do negócio. 

Ao utilizar essa abordagem, você torna a empresa mais competitiva frente aos seus concorrentes, pois consegue fazer mais com menos. No entanto, nem sempre é fácil implementá-la, pois requer que todos os funcionários participem, além de abranger toda a organização. 

Sabendo disso, reunimos informações que serão um norte para você aplicar a GQT em seu empreendimento. Preparado? Então, confira alguns passos e ferramentas essenciais para esse processo!

O que é a Gestão da Qualidade Total? 

Basicamente, a Gestão da Qualidade Total — também conhecida em inglês como Total Quality Management (TQM) — é uma metodologia estratégica, que busca tornar a gestão empresarial eficiente a partir da melhoria contínua dos processos organizacionais. Essa abordagem envolve redução de erros, satisfação do cliente e admissão de funcionários especializados em suas funções. 

O objetivo é criar, de forma proposital, um ambiente empresarial, onde tudo funciona da melhor maneira. Assim, as transações são entendidas perfeitamente e realizadas corretamente, e os stakeholders têm um relacionamento bem-sucedido entre eles. 

Como implementar a GQT em sua empresa? 

Planejamento de qualidade 

Para mudar e alinhar as atividades do negócio, é preciso planejar. Nesse caso, você precisa fazer um plano com informações específicas relacionadas aos produtos, serviços, ações realizadas e qualquer outra tarefa que influencia com a qualidade. Dessa forma, é só avaliar os que têm maior impacto no desempenho da empresa. 

Envolvimento dos funcionários 

Os trabalhadores que estão comprometidos com a qualidade contribuem para o sucesso do empreendimento. Por isso, no início da gestão, é essencial sensibilizá-los por meio de benefícios oferecidos para eles ao trazerem novidades e ideias de aperfeiçoamento. Uma comunicação clara e treinamentos são a base a gestão de qualidade

Realização de análises 

Depois de implementar a GQT, é necessário um acompanhamento periódico para monitorar se tudo está ocorrendo como o esperado. Assim, é preciso definir algumas métricas que fazem sentido para a gestão aplicada e os períodos em que serão avaliadas para identificar gargalos. 

Quais ferramentas utilizar para aplicar a GQT? 

Para implantar uma gestão da qualidade total eficaz, o método usado deve ser útil e adequado ao seu contexto, para o grau de êxito ser maior. A seguir, conheça as principais ferramentas para integrar no seu modelo de gestão.  

Ciclo PDCA 

A sigla significa planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act). Trata-se de uma metodologia para resolver problemas com base na organização e sequências das causas. Assim, é possível encontrar as soluções e reparar o que não está em conformidade. 

Lean Manufacturing 

Também chamado de sistema de produção enxuta, é um recurso complexo, que busca a perfeição com técnicas a serem implementadas contra desperdícios. Apesar de ser impossível chegar ao ponto de não existir nenhum, procura-se progredir todas as operações.  

Análise de Pareto 

Esse esquema diz que, na maioria das situações empresariais, 80% devem ser resultados e 20% causas. Com isso, é viável enxergar o que deve ser prioridade e melhorado, como os impasses que não estão em concordância com as normas do negócio ou do governo. 

Programa 5S 

É considerado a base da GQT, pois é capaz de ocasionar grandes transformações dentro da empresa. A ferramenta 5S visa tornar a cultura organizacional mais segura e agradável para todos. Quando aplicado de maneira correta, o método muda o pensamento das pessoas com relação ao seu trabalho e aos colegas, o que motiva em uma melhor contribuição em todas as atividades. 

Pensar de forma estratégica para melhorar o fluxo de trabalho e até o relacionamento com os clientes é a chave para bons resultados. Com todas as dicas dadas no artigo e ferramentas em mãos, você já pode iniciar a sua gestão da qualidade total sem medo. 

Depois de entender a importância dessa abordagem, saiba mais a fundo sobre como utilizar o programa 5S e implemente-o da maneira correta! 

      __________________________________________________________________________________________________________________

 

 

Gostou deste artigo? Leia também este outro conteúdo especial que preparamos para você. Baixe o nosso e-book sobre gestão empresarial.

kit de ebooks gestão

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.