O que é um governo baseado em dados e qual a sua importância?
Na era digital, em que o acesso à informação está disponível democraticamente a qualquer cidadão, sendo um dever da gestão pública acompanhar o ritmo evolutivo da transformação digital. Diante desse contexto, surge o conceito de governo baseado em dados.
Preparamos este post para que você entenda o que é governo baseado em dados, qual a sua importância e como as empresas do setor público podem aderir à ideia. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é governo baseado em dados?
O processo de transformação digital que vem ocorrendo nas últimas décadas expandiu as possibilidades de coletar, armazenar, processar e transmitir informação em volumes cada vez mais maiores, dos mais diversos formatos e origens.
Com isso, uma nova condição foi criada para os governos. Em suas variadas frentes de atuação, tornou-se possível acessar informações sobre diferentes aspectos da sociedade que até então eram pouco compreendidos ou ignorados.
Dado o contexto, um leque de possibilidades se abriu para a gestão pública em seus processos de controle, monitoramento e decisão. E foi assim que surgiu o conceito de governo baseado em dados, isto é, uma forma de utilizar Big Data para processar grandes volumes de informação virtualmente e centralizá-las para os processos decisórios que gerem impactos para a população.
Qual a importância de uma estratégia de dados para o governo?
Por muito tempo, as empresas da gestão pública dispuseram de dados políticos e socioeconômicos a respeito dos cidadãos, mas não tinham as ferramentas necessárias para dar um significado viável a eles devido à ausência de tecnologias capazes de interpretá-los e transformá-los em informações legíveis.
Diante dessa realidade, o Big Data tem se mostrado uma das tecnologias revolucionárias para este período fortemente marcado pela digitalização em que a sociedade se encontra. Em outras palavras, esse conceito tecnológico é um aliado do governo baseado em dados.
Com as ferramentas certas em mãos, a gestão pública de dados pode aumentar a produtividade, otimizar processos, reduzir custos, conhecer melhor a população, melhorar a experiência do usuário em seus aplicativos, identificar insights, melhorar o processo de tomada de decisão e muito mais.
Como se adequar a uma política baseada em dados?
Para implementar uma cultura de governo baseada em dados, é imprescindível que os gestores de empresas do setor público adotem boas práticas, como:
- escolher as ferramentas certas: é preciso incorporar sistemas capazes de analisar dados de maneira segura, rápida e financeiramente acessível;
- relacionar a estratégia de dados com à de gestão: para não ter informações imprecisas ou não as direcionar da melhor maneira possível, é importante que o formato administrativo esteja alinhado à política de um governo baseado em dados;
- contar com uma empresa conceituada no segmento de transformação digital para o governo: a MXM Sistemas tem soluções tecnológicas específicas para a gestão pública.
Para concluirmos, vale mencionar que o conceito de governo baseado em dados já é uma realidade em países desenvolvidos, pois usufrui dos benefícios da tecnologia para proporcionar mais qualidade de vida aos cidadãos, além de identificar tendências, necessidades e demandas com muito mais precisão, agilidade e segurança.
Conheça nosso Sistema ERP para Gestão Pública e saiba nossa história na transformação digital no setor público brasileiro!
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar nossa ótima plataforma de gestão no órgão público em que trabalha.
Está insatisfeito com a sua solução atual? Nós reparamos um guia completo dos sinais de que é a hora certa de trocar o ERP, como preparar a sua empresa para essa transição. Faça o download gratuito do guia para a troca de ERP clicando aqui ou no banner abaixo e boa leitura!
Quer acompanhar todos os conteúdos informativos, as dicas e as novidades sobre o vasto mercado de tecnologia da informação postadas pela MXM Sistemas? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!