4 dicas para uma gestão de shopping center eficaz

gestao shopping 01
Compartilhe:
CTA telas mobile mxm webmanager final 01 1

A gestão de shopping pode ser bastante desafiadora, entretanto, é possível torná-la mais tranquila e acertada por meio de um bom planejamento estratégico. O plano deve conter não somente as ações que precisam ser realizadas, mas também as ferramentas e tecnologias que serão utilizadas no processo.

Com os recursos certos, os bons resultados inevitavelmente são alcançados. Atento a todos os detalhes que envolvem a operação, o gestor pode ter retornos rápidos e até mesmo melhores do que esperava.

Neste artigo, vamos dar dicas sobre como administrar bem um shopping center. Continue a leitura!

1. Automatizar o rateio de despesas

São muitos os detalhes que envolvem o rateio. Cada despesa e cada pagador têm suas particularidades, que precisam ser bem definidas e acompanhadas. Preencher manualmente uma planilha com todos esses aspectos, além de exigir muito mais tempo, pode levar a erros graves.

Por outro lado, a automatização torna o rateio mais ágil e preserva a integridade dos dados. Assim, não há como haver divergências de valores, entre outros problemas. Mais uma vantagem é que se tem um comprovante confiável de tudo o que foi pago e dividido pelos contribuintes.

2. Planejar o mix de lojas

Diversidade é uma das palavras-chaves quando se trata dos empreendimentos que vão compor o shopping center. Pensar em marcas estratégicas, que oferecem diferenciais entre si, é um excelente negócio.

Além disso, é imprescindível pesquisar o que é tendência e entender as preferências do consumidor, cada vez mais exigente.

3. Investir no relacionamento com os clientes

Aliás, por falar em preferências do consumidor, é essencial investir em um bom relacionamento com os clientes. Para que o negócio realmente gere frutos de excelência, o público precisa ter uma ótima percepção do empreendimento.

Nesse sentido, contar com uma boa comunicação se mostra algo eficaz. Invista em recursos visuais, mostre as vantagens que as pessoas têm ao fazer negócios no local, revele para elas que são, sim, importantes e que merecem atenção individualizada.

4. Usar um sistema de gestão

O sistema de gestão para shopping center faz com que o dia a dia seja muito mais dinâmico, oferecendo o controle total dos processos que envolvem o lugar.

Tudo fica muito mais fácil e rentável quando se conta com um bom sistema. Nesse aspecto, investir no Enterprise Resource Planning (ERP), um software de administração empresarial, é essencial.

Por meio desse recurso, é possível centralizar e visualizar melhor as informações do empreendimento. Dessa forma, otimiza-se o tempo na empresa, assim como as tomadas de decisão. Os erros ao longo do processo deixam de ser uma realidade graças a recursos que preservam os dados e os tornam seguros.

A boa gestão de shopping pode levar o negócio a lucros extraordinários. Para implementar um bom sistema de gestão, é preciso seguir algumas etapas, que envolvem desde o engajamento dos dirigentes e colaboradores, passando pelo estabelecimento dos objetivos e chegando até a escolha da tecnologia adequada para o local.

Gestão de Shopping Centers – MXM-Shopping

O MXM-Shopping é a solução de gestão empresarial completa, totalmente integrada. De funções de comercialização ao gerenciamento orçamentário, contábil e fiscal.

Proporciona aos administradores o controle integral dos processos de um Shopping Center, por meio de acesso rápido às informações comerciais e contratuais, condições especiais do contratos, redução de aluguel mínimo contratual, emissões de boletos e avaliações de desempenho de lojistas.

Com muitos anos de maturação, é um sistema robusto, testado e inovador, proporcionando vantagens competitivas únicas em relação aos sistemas existentes.

A abrangência, o alto nível de integração e a tecnologia aplicada, fazem do MXM-SHOPPING um sistema fácil de utilizar e implantar, com custo compatível com a realidade do mercado de administração de Shopping.

Diferenciais:

  • Cálculos Automáticos: Cálculo simultâneo do faturamento, considerando o reajuste automático dos aluguéis, seus percentuais, encargos específicos e comuns, e gerando automaticamente as contas a receber do aluguel, condomínio e fundo de promoção.
  • Cadastro da Loja: Cadastro completo da loja, com informações sobre atividades, metragem, status (aluguel ou venda), localização física, condições específicas para faturamento etc.
  • Contrato: Cadastro completo de locação, incluindo aluguéis previstos, candidatos à locação e outros. Controle do direito de luvas. Controle do histórico de locações.
  • Condições Especiais: Flexível e aderente, a condição especial permite o cadastro de cláusulas contratuais especificas, possibilitando uma variedade de opções a serem exploradas.
  • Redução de Aluguel Mínimo: Permite a inclusão de descontos nos valores de aluguel contratual, permitindo a escolha dos períodos em que a dedução será calculada.
  • Cadastro de Métricas: Gerenciamento das métricas existentes: área bruta locada, áreas externas, coeficiente de rateio de despesas, capacidade térmica.
  • Relatórios Operacionais: tem o objetivo de facilitar as conferencias de valores apurados para os contratos, tornando muito mais dinâmico e ágil o processo administrativo do empreendimento. 
  • Relatórios Gerenciais: Os relatórios de informações gerenciais chamados RIG’S, são muito utilizados como pilares na gestão dos shopping centers. As demonstrações das informações gerenciais são muito importantes pois informam dados estratégicos para análise dos empreendedores como: Performance do Shopping , Venda e Aluguel por Grupo Atividade e lojas , Ranking vendas e alugueis dos lojistas , custo ocupacional, Ponte de equilíbrio entre outros.

O ERP ajuda e muito em todo esse processo. Para saber mais detalhes de como aplicá-lo, acesse já esse outro conteúdo que preparamos para você.


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 1

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.