Veja 6 dicas de gestão de entes governamentais para adotar!

gestao entes governamentais 01 01
\"CTA

Assim como com qualquer profissional, a gestão de entes governamentais deve sempre ser melhorada. Afinal, não somente o uso do dinheiro público é otimizado, mas também são promovidas mudanças que impactam diretamente e positivamente a sociedade e a comunidade em que vivemos.

Então, se você trabalha nesse setor, não deixe de ler este post. Confira algumas ótimas dicas de gestão de entes governamentais que nenhum profissional da área pode deixar de conhecer!

1. Padronize

A padronização é uma ótima forma de ganhar eficiência na gestão de entes governamentais, apesar de ser um recurso que ainda não é muito explorado. A ideia é que qualquer processo que precise ser feito siga parâmetros específicos, seja nas tarefas que o compõem ou nos recursos usados. Assim existe mais agilidade e menos erros.

2. Estabeleça indicadores

Os indicadores de desempenho são números que ajudam a medir a eficiência dos processos. O objetivo é medir todas as atividades feitas por departamento, de acordo com o propósito delas. Por exemplo, no atendimento é possível medir o tempo médio, o volume de problemas resolvidos e a satisfação da população. Acompanhar essas métricas de perto permite sempre fazer melhorias.

3. Capacite a equipe

A vida do gestor é muito mais fácil quando a equipe é capacitada e motivada. Primeiramente, os colaboradores precisam entender que estão lá para servir a população — e quanto mais eles conhecerem sobre os processos, mais ágil é o trabalho. Isso significa um melhor uso do recurso humano, sem falar no dinheiro público.

4. Conheça os pilares de governança da gestão pública

A governança é um conceito que, basicamente, envolve o uso otimizado de todos os recursos públicos, sejam eles sociais ou econômicos, de modo a garantir que as entidades tenham eficiência ao cumprir suas funções. Para alcançar esse objetivo, existem 4 pilares básicos que devem ser seguidos:

  • transparência: o público deve ser parte ativa do Governo, por meio de mais canais de contato;
  • acesso à informação: a população deve ter acesso às informações públicas de forma simples e clara;
  • prestação de contas: combinando a transparência e o acesso, o governo se coloca em uma posição mais fácil de prestar contas, não somente para si próprio, mas para a população;
  • compliance: a ideia é garantir o respeito às normas, regras e costumes de todas as instituições governamentais, a fim de alcançar seu objetivo de forma segura e eficiente.

5. Personalize

A personalização do atendimento à população, independentemente do setor, é uma ótima forma de otimizar o trabalho das entidades públicas. Para isso, é preciso reconhecer as dificuldades de cada um, o que apresenta um grande desafio, dado o volume de pessoas que uma entidade pode atender.

6. Use a tecnologia a seu favor

Os sistemas de gestão não existem apenas para ajudar as empresas privadas. As entidades governamentais também podem, e devem, aproveitar muito bem a tecnologia para ajudar a lidar com todos os desafios acima, para alcançar uma gestão pública exemplar. Com um bom sistema, cada um dos objetivos é alcançado, desde uma comunicação mais eficiente até o controle de informações.

Cada uma das dicas acima ajuda muito a gestão de entes governamentais. Processos mais eficientes, colaboradores treinados e engajados, indicadores que medem desempenho e uma política de governança garantem que todos os recursos sejam usados da melhor forma possível. Tudo isso com o apoio da tecnologia para organizar o trabalho.

Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais no Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades!

Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar essa ótima plataforma de gestão para a sua empresa.


Ficou interessado? Quer saber mais sobre o assunto? Então, clique no banner abaixo e faça o download gratuitamente! Acompanhe neste e-book as respostas para dúvidas recorrentes a respeito da migração para nuvem e sua confiabilidade. Não fique de fora:

\"medo