Estante Mágica é um caso de sucesso MXM no segmento de educação

estante magica
Compartilhe:

Inaugurada em 2009, a Estante Mágica é uma edtech social consolidada como um projeto de incentivo à leitura, que terceiriza o desenvolvimento tecnológico e o processo gráfico de livros escritos e ilustrados por alunos do ensino infantil e fundamental I, preenchendo uma importante lacuna no Brasil: o analfabetismo funcional.

Considerado o maior projeto de incentivo à leitura em território nacional, o trabalho da Estante Mágica já impactou mais de 800 mil alunos em mais de 4 mil escolas parceiras em todos os estados brasileiros: a produção dos livros se inicia através da criação das histórias e ilustrações em papel, e então a publicação ganha sua versão digital e física – que é comercializada – na Estante Mágica.

Com sede no Rio de Janeiro, a Estante Mágica é mais um dos clientes da MXM Sistemas que utilizam a solução web de gestão MXM-WebManager para gerir o backoffice de seus processos empresariais. Acompanhe a seguir os trechos mais importantes da entrevista concedida por Graça Peixoto, CFO (Chief Financial Officer) da Estante Mágica, para o departamento de comunicação da MXM Sistemas S.A.:

A escolha pela MXM Sistemas:

Com a evolução da Estante Mágica ao longo dos anos, o nível de faturamento da empresa aumentou significativamente e manter todo fluxo de caixa e pagamentos realizados em planilhas do Excel tornou-se insustentável. Com isto, foi preciso abandonar de vez as planilhas e adotar um sistema de gestão empresarial para um controle mais confiável das transações.

As negociações e a implementação da solução ERP da MXM Sistemas iniciaram-se em 2019, no mesmo ano em que Graça Peixoto passou a fazer parte do time da Estante Mágica. Segundo a CFO, sua missão inicial foi a de colocar o MXM-WebManager em pleno funcionamento na empresa.

Resultado de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento, o MXM-WebManager é considerado um importante avanço para a administração de empresas. Através de um único portal é possível ter acesso a ferramentas empresariais essenciais que operam integradas para garantir o sucesso do seu negócio: Business Intelligence (BI), Automação de Processos (BPMS), Gestão de Documentos em Nuvem, Sistema de Gestão ERP e aplicações com Inteligência Cognitiva IBM Watson. Tudo isso em um produto SOx Compliance que atende integralmente a legislação fiscal brasileira.

               Saiba mais sobre o MXM-WebManager: clique aqui e confira o folder digital da solução.

Desafios Enfrentados:

Durante o processo de implantação do MXM-WebManager foi levantada a necessidade de integração entre a plataforma de geração de livros digitais da Estante Mágica e o software contábil utilizado pela empresa. Para isto, foi indispensável o desenvolvimento de APIs para a conexão entre as três tecnologias, envolvendo e unindo as equipes de TI e Financeiro do cliente com os profissionais da MXM Sistemas.

Quanto aos obstáculos superados na implantação, a responsável pelo financeiro da Estante Mágica afirma: “um dos desafios que tivemos foi que a arquitetura de implantação ocorreu em meio a pandemia, mas nada disso nos fez esmorecer diante das dificuldades […] Os consultores da MXM foram ótimos e realizaram diversos treinamentos remotos com nossos times, já em home office. Portanto, nossa comunicação foi realizada através de vídeo conferências, ligações e mensagem de texto”. E finaliza: “A gente sabe que projetos que envolvem sistemas se tornam uma caixinha de surpresas, e lógico que na hora dos testes alguns comandos não funcionam na primeira tentativa, eles foram posteriormente ajustados e no final tudo funcionou perfeitamente!”.

Segundo João Bioni, Assistente de Implantação da MXM Sistemas, o projeto de implementação do software de gestão na Estante Mágica foi desenvolvido através de processos que se mostraram bastante eficazes. “O maior desafio enfrentado foi certamente em relação às importações das notas via API. Tivemos que realizar alguns ajustes no planejamento, mas com o empenho da MXM Sistemas e da equipe da Estante Mágica, tudo foi resolvido rapidamente” – Comenta Bioni.

Benefícios Observados:

De acordo com a CFO Graça Peixoto, o MXM-WebManager está em pleno funcionamento na empresa e o primeiro benefício observado foi a segurança de dados e processos dos produtos oferecidos pela MXM Sistemas. “A MXM nos proporcionou confiabilidade nos registros das transações, contábeis, fiscais e financeiras da Estante Mágica. Além disso, o sistema que possui uma configuração excelente, se adequou ao tamanho do nosso negócio, considerado de pequeno porte. Fizemos um mapeamento de todas as etapas e módulos que precisávamos de implementação e dessa forma realizamos as configurações por módulos e em maio de 2020 o sistema se tornou completo e funcionando” – Conclui Peixoto.

Com relação às vantagens adquiridas com o sistema, João Bioni complementa: “após a implementação no cliente conseguimos perceber mais agilidade nos processos operacionais internos e maior confiabilidade nas informações, por conta das auditorias que o sistema MXM-WebManager possui para manter a integridade das movimentações sistêmicas”.

Conheça a Estante Mágica:

Em parceria gratuita com escolas brasileiras, a Estante Mágica transforma cada aluno de educação infantil e do ensino fundamental em autor do próprio livro. As instituições de ensino realizam o cadastram seus alunos, selecionam o plano de aula que desejam empregar em cada turma, e assim é concebido um material personalizado para a criação da história de cada autor mirim. Com o apoio dos professores, os estudantes são estimulados a criar dentro das salas de aula e após este processo, os textos são transformados em livros que podem ser comprados. Além disso, para evidenciar esse protagonismo das crianças, é criada uma seção de autógrafos em sua escola.

O modelo de negócios da Estante Mágica contempla quatro importante pilares. São eles:

  • O relacionamento com as escolas, que concordam em utilizar a plataforma própria da empresa e são fundamentais para as crianças participarem do projeto;
  • O relacionamento com os alunos e pais que podem adquirir os livros ao final do programa;
  • As tecnologias que produzem a diagramação e inserem as ilustrações e anotações das crianças nos livros;
  • A impressão e entrega dos livros: “Imagina a criança ter um livro seu, na estante da sua casa? Todos estes quatro pilares movimentam essa magia, e ver o sorriso de uma criança não tem preço” – Conclui Graça Peixoto, CFO da Estante mágica.

Clique na imagem abaixo, saiba mais e faça parte dos projetos de estímulo à leitura e escritas de crianças brasileiras da Estante Mágica:

image

image

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.