Por que os data centers são importantes para as empresas?

Empresas que utilizam recursos tecnológicos avançados no dia a dia precisam se certificar que exista um suporte adequado para uma boa operação e gestão de tais ferramentas. Em razão dessa necessidade, os data centers passaram a ser uma ferramenta essencial no âmbito corporativo.

Segundo o relatório divulgado pelo Gartner, o mercado de Data Center, que apresentou uma queda em 2020 por conta da crise causada pela pandemia da COVID-19, voltou a expandir-se em 2021 (cerca de 6%) e tem previsão de crescimento contínuo até 2024.

Por isso, neste post, explicaremos o que é e como funciona esse recurso, além de destacar os diversos impactos positivos desse modelo de armazenamento de informações em nuvem na execução dos procedimentos diários de uma organização. Saiba mais!

O que é um Data Center?

O Data Center é uma instalação física que concentra todos os sistemas e serviços de tecnologia da informação de uma empresa. Nesse espaço acontece o processamento e armazenamento de dados e informações, ou seja, com essa ferramenta, os computadores podem controlar aplicativos, serviços e tudo o que for importante para o desenvolvimento do negócio.

Por isso, sua principal função é fornecer todo o suporte às operações diárias de uma instituição. Sua estrutura conta com servidores, roteadores, switches, firewalls, controladores de disponibilização de aplicativos e equipamentos de armazenamento e processamento de dados.

Um data center pode ser montado em uma sala, armários metálicos ou edifícios próprios, no entanto, independente da locação, é de extrema importância garantir o alto nível de proteção da infraestrutura.

Por este motivo, é indispensável que as empresas contem com sistemas contra incêndios, uma fonte de energia imune a interrupções e disponibilidade de fornecimento de independente, caso seja necessário. Além disso, deve-se considerar a utilização de softwares de proteção de redes e aplicativos contra possíveis violações e invasões, vigilância por vídeo e acesso restrito ao local onde ficam as ferramentas.

Você conhece o Data Center Virtual?

A partir da computação em nuvem e do desenvolvimento do modelo IaaS, foi possível a criação do Data Center Virtual (DCV), uma tecnologia que simula o funcionamento de um conjunto de servidores físicos em um ambiente digital. Ou seja, é a virtualização completa da infraestrutura de TI.

Com os avanços tecnológicos a estrutura dos data centers também mudou. Atualmente, os servidores físicos podem ser migrados para servidores virtuais. Logo, o data center pode ser ampliado através da utilização de uma nuvem pública ou privada.

O Data Center Virtual permite a gestão dos servidores através de um painel de controle online, no qual todos operam de maneira integrada, assegurando diversos benefícios à gestão.

Benefícios do data center

As organizações que utilizam um data center possuem diversos benefícios, pois todos os dados e informações ficam centralizadas em um único local, possibilitando o acesso às informações através de diferentes aparelhos eletrônicos, de qualquer lugar do mundo, contribuindo para operações mais simples e dinâmicas.

Sua utilização também proporciona maior flexibilidade aos colaboradores com alto nível de segurança, velocidade e eficiência no processamento de dados. Além de otimizar procedimentos internos, garantir maior controle sobre as operações e gestão de dados e melhorar a qualidade dos serviços, aumentando a credibilidade com os clientes. Também possibilita um backup estruturado, redução de gastos com manutenções constantes, sistemas personalizados de acordo com as singularidades de cada setor da instituição, dentre outros.

Conheça como foi o nosso projeto de migração na ADHOSP!

Importância de contar com um data center

Dispor de um data center de qualidade é primordial para certificar que o negócio terá a estrutura adequada durante a execução das atividades diárias, visto que esse recurso mantém as funções cotidianas funcionando de maneira automatizada, garantindo a segurança dos sistemas e, consequentemente, das informações.

O Gartner prevê que os gastos com sistemas de data center experimentarão o crescimento mais forte de todos os segmentos em 2022, com 11,1%. A consultoria, implementação e serviços gerenciados em nuvem devem aumentar em 17,2% em 2022, de US$ 217 bilhões em 2021 para US$ 255 bilhões em 2022, ajudando a impulsionar o segmento geral de serviços de TI para um crescimento de 6,2% em ainda neste ano.

Somos especializados no gerenciamento da infraestrutura MXM-WebManager em datacenters públicos e privados, sempre nos adequando às necessidades de nossos clientes, buscando ofertá-los a melhor solução, com o maior nível de desempenho e segurança.

Com a especialização na administração de infraestrutura em Amazon AWS e Oracle Cloud, também trabalhamos na gestão de diversos data centers privados, respeitando suas políticas de segurança e normas de compliance.

Com base nas particularidades de nossos clientes, decidimos quais características de infraestrutura serão necessárias para a sua operação e, a partir disso, realizamos toda a instalação e a gestão da nossa solução, fazendo com que nossos parceiros se preocupem apenas com o dia a dia dos processos e deixe toda a responsabilidade do gerenciamento por nossa conta.