Em um cenário onde a carência de profissionais qualificados em tecnologia persiste como um desafio global, uma solução intensiva e gratuita está se destacando como uma resposta promissora.
Apesar da recente desaceleração no mercado de startups e de alguns layoffs no setor, a escassez de profissionais de tecnologia qualificados continua sendo um dos principais desafios enfrentados por empresas em todo o mundo. À medida que novas empresas de tecnologia surgem e a tecnologia da informação se torna uma parte intrínseca das operações ”tradicionais”, a demanda por talentos na área cresce exponencialmente.
Nesse contexto, a MXM Sistemas firmou uma parceria com a Ímã Tech e está oferecendo, pelo segundo ano consecutivo, uma formação completa em Desenvolvimento Full Stack de forma totalmente gratuita, com a intenção de contratar, ao final do processo, os alunos que mais se destacarem.
O programa terá a duração de 6 meses e incluirá aulas ao vivo três vezes por semana, além de mais de 100 horas de aulas gravadas e projetos práticos semanais que buscam simular o ambiente empresarial, com grupos divididos em squads e desafios reais do dia a dia da companhia.
Este é o segundo ano consecutivo em que a MXM opta por realizar a formação e contratação de seus profissionais de Desenvolvimento Júnior em parceria com a Ímã. Em 2022, foram contratados oito profissionais que, de acordo com a MXM, se destacaram devido ao altíssimo nível de interesse, resiliência, capacidade de aprendizado técnico, habilidade para trabalhar em equipe, comunicação e outras habilidades interpessoais. Celso Brandão, CEO da Ímã Tech, explica que o programa é todo formatado de acordo com as tecnologias usadas pela empresa. Além disso, os alunos recebem formação adicional em Soft Skills, e a metodologia criada serve justamente para selecionar os profissionais mais interessados nas vagas: ”Nossa formação tem um formato de funil, começando com 250 alunos e aumentando o nível de cobrança até sobrarem entre 50 e 60 alunos, dentre os quais a empresa escolhe aqueles com maior aderência e compatibilidade cultural com a empresa”.
Por ser 100% gratuito, o programa também tem um forte viés social, possibilitando a formação de pessoas de baixa renda para um programa que no mercado custaria entre 15 e 25 mil reais. ”Já formamos e ajudamos a empregar imigrantes venezuelanos, pessoas desempregadas e vários indivíduos em situação de vulnerabilidade social. Isso faz parte do nosso propósito e é como ajudamos as empresas parceiras a terem ainda mais impacto social”.
As inscrições para o programa vão até o dia 20 de setembro e podem ser feitas através do site da Ímã Tech. As aulas terão início no começo de outubro e se estenderão até março de 2024, quando a MXM começará a contratar os alunos em destaque.