Composable ERP: saiba tudo sobre o novo conceito de sistema de gestão

Pessoas usando o sistema Composable ERP

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo e as transformações, cada vez mais aceleradas. Diante desse cenário, as empresas têm buscado soluções eficientes de se manterem ativas no mercado, sem perderem a eficiência. Nesse contexto, o sistema de gestão empresarial, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning), assume papel fundamental na organização e controle das operações.

No entanto, os ERPs – como o mercado antigamente conhecia -, não têm total capacidade para suprir as inovações do mercado. A saída é investir em um Composable ERP: modelo tecnológico muito mais eficaz e flexível que atende todas as demandas do negócio de maneira alinhada com os avanços digitais.

Diferentemente dos ERPs tradicionais, que são sistemas monolíticos e fechados, o Composable ERP é baseado em módulos independentes e flexíveis, os quais podem ser personalizados e adaptados de acordo com as necessidades de cada empresa, proporcionando uma experiência única de gerenciamento.

Acompanhe a leitura para saber mais sobre o Composable ERP e as vantagens de contar com essa solução capaz de alavancar o seu negócio!

Afinal de contas, o que é Composable ERP?

O termo \”composable\” se refere à capacidade de compor ou montar componentes individuais para criar uma solução personalizada à necessidade do cliente. Na área de sistema de ERP, isso significa que as empresas podem escolher e integrar diferentes módulos e funcionalidades com outras ferramentas, de acordo com as suas necessidades operacionais e estratégicas.

Em razão disso, o Composable ERP se destaca como uma melhor alternativa aos ERPs tradicionais, que, na maioria das vezes, são rígidos e difíceis de implementar.

Os benefícios do Composable ERP

O Composable ERP proporciona benefícios importantes e fundamentais para as empresas. Listamos alguns deles:

  • Flexibilidade;
  • Escalabilidade;
  • Agilidade;
  • Personalização sob medida;
  • Integração com outros sistemas;
  • Adaptabilidade às mudanças do mercado;
  • Otimização dos processos internos;
  • Eficiência operacional;
  • Melhoria da experiência do usuário;
  • Retorno sobre o Investimento (ROI) maximizado;
  • Redução de custos.

Será que está na hora de migrar para um Composable ERP?

A migração para um Composable ERPé um passo importante para as empresas que buscam melhorar seus processos internos, aumentar a eficiência e se adaptar às constantes mudanças do mercado. Mas, quando é o momento certo para fazer essa mudança?

Um dos primeiros sinais a serem observados é a necessidade de maior integração entre os diferentes sistemas utilizados pela companhia. Se atualmente você utiliza um ERP convencional ou múltiplos sistemas que não funcionam de forma integrada, isso já é um alerta.

Outro aspecto é a demanda por escalabilidade. Se o seu negócio está crescendo e o ERP atual não acompanha essa evolução, pode ter certeza que esse é o momento de mudanças.

Além disso, os custos excessivos para suporte a atualizações também são grandes indicativos de que é hora de migrar para um Composable ERP, já que sistemas monolíticos dependem de alto custo de pessoal de TI e interferências de equipe para mudanças, melhorias e atualizações. Então, fique atento aos sinais acima e não tenha medo de evoluir!

Conte com um Composable ERP completo

Uma referência de Composable ERPdesucesso é a plataforma de gestão de negócios MXM-WebManager, que tem como objetivo auxiliar empresas no gerenciamento de informações e operações, facilitando a tomada de decisão e aumentando a produtividade. O WebManagerse destaca por estar preparado para atender à Era Composable ERP.

Para superar os desafios do mercado, conte com um Composable ERP completo como o MXM-WebManager! Entre em contato com a nossa equipe e esclareça todas as suas dúvidas.