BPA e BPM: entenda as diferenças e como funcionam!
BPA e BPM são dois conceitos tecnológicos que têm se mostrado muito eficientes em estratégias para otimizar o desempenho e aumentar a lucratividade de empresas ligadas à tecnologia, visto que suas funções de automação e aprimoramento de processos têm alto potencial para cortar custos.
Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este conteúdo para elucidar as diferenças entre BPA e BPM, como funciona cada tecnologia e como elas contribuem para melhorar a eficiência de suas estratégias. Continue a leitura para conferir!
O que é BPA?
É a sigla para Business Process Analysis e abrange qualquer metodologia que usada para acelerar processos por intermédio da automação. Ou seja, há uma grande diversidade de ferramentas e aplicações que geram eficiência, agilidade, ganhos de produtividade e conformidade em tarefas cotidianas de negócios.
O dia a dia de qualquer empresa é repleto de processos e de atividades que são necessários para a execução de seu trabalho. Dito isso, a automação deles permite que sejam executados com total profissionalismo e sempre dentro dos prazos estabelecidos. Entre aqueles que podem ser automatizados em uma empresa com o BPA, podemos citar:
- revisões de projetos;
- solicitações de licenças e férias;
- reembolsos de despesas;
- entrada de novos funcionários;
- pedidos de novos equipamentos;
- solicitações ao RH.
O que é BPM?
Business Process Management ou, como é conhecido em português, Gestão de Processos de Negócio, pode ser definido como uma metodologia que reúne uma série de práticas cujo foco é a otimização contínua dos processos em uma empresa.
Sua principal finalidade é alinhar as expectativas e as necessidades dos clientes com a estratégia da organização. Para proporcionar mais agilidade e eficiência, o BPM une técnicas e ferramentas em prol da gestão de negócios, especialmente as relacionadas à transformação digital.
Em vez de realizar a departamentalização da empresa, foca aspectos como identificação, modelagem, análise, controle e mensuração de cada processo que integra o negócio, tendo como principal objetivo otimizá-los por meio da automação.
Quais as diferenças entre BPA e BPM?
De forma simplificada, pode-se afirmar que o BPM abrange o BPA, uma vez que o primeiro conceito se trata de uma disciplina de gestão que engloba o gerenciamento de processos de uma empresa em todas as suas etapas.
Já o BPA é mais focado na análise dos processos, como consta no próprio termo. Basicamente, os sistemas integrados de BPA são aplicados nas etapas de modelagem e mapeamento dos processos por intermédio de diagramação, controle de versões, análise, padronização de símbolos e detalhamento dos dados relacionados a cada um.
Leia também: Notação BPMN: entenda o que é e seus benefícios.
Como usar BPA e BPM para desenvolver uma estratégia mais eficaz?
Por fim, para obter mais valor sobre os recursos existentes na empresa com a automação e a análise de processos, é fundamental que a organização adote uma abrangente estratégia de melhoria.
Quanto mais complexo o cotidiano da empresa, mais importante é o uso de BPA e BPM, visto que esses conceitos ajudam a mapear os estágios e a otimizar a execução, identificando gargalos e reduzindo o tempo necessário para que cada processo seja concluído.
Para isso, é importante implementar uma plataforma de gestão e automação de fluxos de trabalho que permita a adaptação e a organização dos procedimentos cotidianos e as demais necessidades do negócio em uma única ferramenta.
Assim, é possível criar fluxos de trabalho personalizados que abranjam aspectos desde o onboarding de novos clientes até as solicitações de reparos e manutenções em equipamentos da empresa.
Como você conferiu neste conteúdo, BPA e BPM são conceitos tecnológicos focados na automação de processos que se complementam. Suas principais diferenças estão nas finalidades de cada um. Enquanto BPM se trata de uma metodologia mais abrangente, que envolve todas as etapas da organização, o BPA é mais focado na análise de processos.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar o BPM na sua empresa.
Ficou interessado em BPMS? Quer saber mais? Então, acompanhe neste e-book dicas incríveis sobre os ganhos que o BPMS pode trazer à sua gestão. Baixe agora mesmo!
Quer acompanhar todos os conteúdos informativos, as dicas e as novidades sobre o vasto mercado de tecnologia da informação postadas pela MXM Sistemas? Então, siga-nos nas redes sociais! Estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn!