Back-office para governo: veja as vantagens que ele pode gerar!
Pensar em um back-office para o governo é idealizar uma mudança na cultura do comodismo que ainda é muito presente em grande parte das organizações, sejam do terceiro setor ou não.
O fato é que muitos gestores de empresas ligadas ao espectro federal têm o hábito de realizar licitações somente diante erros, sumiço de informações e até mesmo de exclusões por falha humana. Isso ocorre por conta de práticas obsoletas como o uso de planilhas para gerenciar dados importantes e a ausência de um bom ERP back-office.
Por isso, preparamos este post para que você conheça as principais vantagens desse sistema. Continue a leitura do artigo para saber mais sobre o assunto!
O que é um back-office?
Primeiramente, é importante lembrar de que se trata de uma espécie de sistema de organização que abrange ferramentas, processos, rotinas e até mesmo departamentos inteiros, os quais realizam atividades e funções de suporte para setores de front-office, isto é, aqueles que lidam diretamente com os usuários, que, neste caso, são os cidadãos.
Quais as vantagens do back-office para governo?
Agora que você já tem uma noção maior sobre como esse sistema, mostraremos alguns dos principais motivos pelos quais ele pode ser vantajoso para empresas do governo.
Contribui para o bem da sociedade
Não precisamos ir muito longe para lembrarmos de como um back-office para governo é indispensável para facilitar a vida dos cidadãos. Um exemplo prático e próximo de solução tecnológica foi o aplicativo para recebimento do auxílio emergencial durante o período mais intenso da pandemia de Covid-19, que funciona como uma conta bancária digital.
A tecnologia foi estabelecida em um curtíssimo prazo e, inicialmente, mesmo apresentando algumas falhas, graças à equipe de back-office envolvida no desenvolvimento, o app passou por diversos aprimoramentos e conseguiu atender à população da melhor maneira possível.
Mantém as pessoas mais conectadas e valorizadas
À medida que os profissionais do terceiro setor têm acesso a tecnologias inovadoras e um suporte de back-office funcional e eficiente, a tendência é que os reflexos sejam percebidos na melhoria dos serviços prestados pelo governo, o que agrega na valorização das pessoas, além de torná-las mais conectadas.
Reduz as falhas e aumenta a satisfação do público
Mesmo que atue indiretamente, o fato é que o back-office é responsável por manter o bom relacionamento entre os usuários e os prestadores de serviços, pois um bom ERP é capaz não apenas de automatizar processos, mas de melhorá-los e de fazer com que suas funções atendam às necessidades de quem realmente precisa. Ou seja, o back-office agiliza o funcionamento e otimiza a experiência do usuário.
Como escolher o sistema mais adequado para esse fim?
Para finalizarmos, é importante destacar alguns aspectos que devem ser considerados na hora de escolher um ERP adequado às necessidades de uma empresa do terceiro setor, isto é, da administração pública. Entre os pontos que precisam ser observados, destacamos:
- deve ser adaptável às legislações tributárias do Brasil;
- deve ser uma plataforma totalmente escalável;
- precisa contar com nuvem híbrida, isto é, rodar tanto do ambiente de Cloud Computing quanto no servidor interno;
- deve apresentar uma interface simples e intuitiva para o usuário;
- deve oferecer integração com os demais sistemas utilizados pela empresa;
- precisa ser de código aberto para assegurar a customização pelos desenvolvedores.
Como você percebeu, um sistema de back-office para governo é imprescindível em tempos de transformação digital, visto que a população está mais conectada do que nunca. Oferecer serviços funcionais e que realmente atendam às necessidades dos cidadãos é um pré-requisito para que a sociedade se sinta valorizada.
Quer saber como a MXM Sistemas contribui com soluções inovadoras? Então, entre em contato com a nossa equipe!
Está insatisfeito com a sua solução atual? Nós reparamos um guia completo dos sinais de que é a hora certa de trocar o ERP, como preparar a sua empresa para essa transição. Faça o download gratuito do guia para a troca de ERP clicando aqui ou no banner abaixo e boa leitura!