Armazenamento de dados na nuvem: quais as vantagens?

Armazenamento de dados em nuvem

As vantagens da computação em nuvem para as empresas são muitas. Foi ela, por exemplo, que deu acessibilidade de dados a partir de qualquer parte do mundo, o que significou muito para os negócios de todos os portes e segmentos. Ela não só aumenta a eficiência do trabalho como também reduz os custos das operações em longo prazo.

Quando falamos em um serviço de armazenamento de dados na nuvem, talvez, a vantagem que mais venha à cabeça seja ter backups de dados remotos e, portanto, reduzir os custos para configurar a recuperação de desastres, contornar ciberataques etc.

Mas, o armazenamento de dados na nuvem oferece outros benefícios mais significativas e é o que veremos em detalhes a seguir!

Custo-benefício

O backup de seus dados nem sempre é barato, especialmente quando você leva em conta o custo de qualquer equipamento necessário para fazê-lo — discos rígidos ou fitas de backup, por exemplo. Além disso, há o custo do tempo que demora a completar manualmente cópias de segurança de rotina.

Serviços de armazenamento online reduzem muito o custo associado a métodos tradicionais de backup, proporcionando amplo espaço de armazenamento na nuvem para uma baixa taxa mensal.

Invisibilidade

Para todos os efeitos, armazenamento de dados na nuvem é invisível, ou seja, sem presença física. Essa característica faz com que as informações não ocupem espaço físico valioso na empresa.

O armazenamento de dados em formato digital permite que os documentos, as informações e os conteúdos sejam repassados sem a necessidade de um suporte físico para eles. Isso facilita bastante o compartilhamento de dados e os processos burocráticos das empresas.

Segurança

Realizar o armazenamento de informações confidenciais ou sensíveis na nuvem é muitas vezes mais seguro do que armazená-las localmente. Com serviços de armazenamento online, os dados são criptografados durante a transmissão e quando em repouso, garantindo que usuários não autorizados não consigam acessar os arquivos.

Automação de backup

Serviços de armazenamento na nuvem tornam o processo tedioso de fazer backup fácil de realizar por meio da automação. Basta selecionar o que e quando você deseja fazer o backup, e pronto! Tudo armazenado de maneira rápida, prática e segura.

Acessibilidade

A partir de smartphones, netbooks a desktops, estamos usando mais dispositivos em uma base diária do que nunca. Alternar arquivos entre cada um desses dispositivos pode ser trabalhoso e complexo.

No entanto, não é assim com serviços de armazenamento online. Neles, os usuários podem acessar sistemas e arquivos a partir de qualquer conexão com a internet, em qualquer dispositivo e a qualquer hora.

Colaboração

Serviços de armazenamento online também são ideais para fins de colaboração. Eles permitem que várias pessoas editem e colaborem em um único arquivo ou documento. Você não tem que se preocupar sobre o acompanhamento da versão mais recente, afinal, tudo é automaticamente atualizado.

Proteção e recuperação

O armazenamento em nuvem serve como uma camada adicional de proteção de dados para os arquivos preciosos e insubstituíveis da empresa. Backups são mantidos em um local seguro, muitas vezes, fisicamente distante dos originais.

Em caso de perda de dados por alguma razão catastrófica (incêndios, enchentes etc.), você terá backups de todos os arquivos originais para que possa restaurá-los com o tempo de inatividade zero.

call-to-action ebook cloud

O que você achou destas vantagens do armazenamento de dados na nuvem? Conta pra gente nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.