15 vantagens do armazenamento de dados em nuvem

dados em nuvem
Compartilhe:

As vantagens do armazenamento de dados em nuvem para as empresas são muitas. Foi esse tipo de ferramenta que permitiu, por exemplo, acessar informações a partir de qualquer parte do mundo, o que representou um grande avanço para negócios de todos os portes e segmentos. Além de aumentar a eficiência do trabalho, reduz os custos das operações a longo prazo. 

Quando falamos em um serviço desse tipo, talvez o que mais venha à cabeça seja a possibilidade de ter backups de dados remotos. Afinal, é do interesse de todos evitar desastres, contornar ciberataques e desenvolver outras ações que minimizem os riscos empresariais. 

Mas o armazenamento em nuvem envolve muito mais do que isso. Ele se tornou fundamental para o funcionamento das organizações, em função dos muitos outros benefícios que oferece. Se quer saber mais sobre essas vantagens, continue a leitura até o final!

Definição de cloud computing 

Todos os dias as empresas precisam coletar, guardar e analisar seus dados. Para processar e gerenciar todos eles, é preciso utilizar recursos eficientes, que façam a centralização de maneira rápida e reduzam erros. 

Para isso, existe o cloud computing — que em português significa “computação em nuvem”. Basicamente, trata-se de uma plataforma remota que automatiza processos, permitindo que gestor e equipe armazenem e acessem o que for necessário de onde estiverem. 

Importância para as empresas 

Esse tipo de funcionalidade se tornou muito importante para a sobrevivência dos negócios. Não é à toa que 92% das empresas já utilizam os serviços em nuvem, seja de forma privada ou pública, segundo uma pesquisa recente da Frost & Sullivan. 

Se você ainda usa formas analógicas, chegou a hora de mudar. Esse tipo de processo não permite o compartilhamento de arquivos entre o seu time interno ou externo, além de limitar o uso de assinaturas eletrônicas e solicitações online.

Já com o cloud computing, é viável fazer tudo isso e ainda ter as informações transitando rapidamente e em segurança entre os interessados. 

15 vantagens do armazenamento de dados em nuvem 

1. Custo-benefício 

Realizar um backup nem sempre é barato, especialmente quando levamos em conta o custo de qualquer equipamento necessário para fazê-lo — discos rígidos ou fitas de backup, por exemplo. Além disso, há o gasto de tempo, já que há uma demora para completar manualmente cópias de segurança de rotina. 

Serviços de computação online reduzem muito o custo associado a métodos tradicionais de backup, proporcionando amplo espaço de armazenamento em nuvem para uma baixa taxa mensal. É possível utilizá-los apenas para uma fase de alta demanda e dispensá-los em seguida. 

2. Invisibilidade 

Para todos os efeitos, armazenar documentos em nuvem é algo invisível, ou seja, sem presença física. Essa característica faz com que as informações não ocupem espaço físico valioso na empresa. 

O armazenamento de dados em formato digital permite que os conteúdos sejam repassados sem a necessidade de um suporte físico para eles. Isso facilita bastante o compartilhamento de dados e os processos burocráticos da companhia.

3. Segurança 

Com diversas violações e crimes cibernéticos ocorrendo por aí, é normal que as organizações fiquem receosas quanto ao condicionamento das suas informações na internet. No entanto, esse pensamento deve ser esquecido. 

Realizar o arquivamento de documentos confidenciais ou sensíveis em nuvem é, muitas vezes, mais seguro do que armazená-los localmente. Com esse tipo de serviço online, é viável autenticar o acesso aos dados, que são criptografados durante a transmissão e quando em repouso, garantindo que usuários não autorizados não consigam acessar os arquivos. Dessa forma, há um controle muito maior. 

4. Automação de backup 

Serviços de armazenamento em nuvem tornam o tedioso processo de fazer backup muito mais fácil de ser realizado, por meio da automação. Basta selecionar o que e quando você deseja fazer o backup, e pronto! Tudo memorizado de maneira rápida, prática e segura. 

5. Liberação de espaço 

Ao contrário dos servidores locais, que exigem um alto investimento para aumentar a capacidade de armazenamento, os sistemas em nuvem permitem ampliar esse espaço com pouco recursos. Isso porque contam um disco rígido remoto, com possibilidade de expansão de acordo com as necessidades da empresa. 

Assim, é possível reduzir custos com relação à infraestrutura, além de liberar espaço nas máquinas com a transferência de arquivos mais pesados para a nuvem. Ao fazer isso, a produtividade dos funcionários aumenta, pois não há mais lentidão nos processos. 

6. Acessibilidade 

A partir de smartphones, notebooks e desktops, estamos usando mais dispositivos em uma base diária do que nunca. Alternar arquivos entre cada um pode ser trabalhoso e complexo, quando feito de forma analógica. 

No entanto, não é assim com serviços de armazenamento online. Com eles, os usuários podem acessar sistemas e arquivos a partir de qualquer conexão com a internet, em qualquer dispositivo e a qualquer hora. Por isso, para quem trabalha com equipe externa, é uma ótima solução. 

7. Colaboração 

Guardar os dados de forma online também é um processo ideal para fins de colaboração. Eles permitem que vários usuários editem e colaborem em um único arquivo ou documento. Você não tem que se preocupar sobre o acompanhamento da versão mais recente. Afinal, tudo é automaticamente atualizado. 

Essa possibilidade é bem interessante para atribuir tarefas diferentes para cada pessoa, de modo a otimizar a finalização do projeto e melhorar a performance organizacional. Isso é possível pelo fato de todos conseguirem trocar ideias em tempo real, o que gera praticidade. 

8. Disponibilidade em plataformas 

As máquinas da sua empresa contam com sistemas operacionais diferentes? Seja Mac, Linux ou Windows, o armazenamento de dados em nuvem permite que todos os colaboradores tenham o mesmo acesso e visualização para todos os arquivos. 

9. Proteção e recuperação

A perda de dados é uma grande preocupação para os empreendimentos. O armazenamento em nuvem serve como uma camada adicional de proteção de informações para os arquivos preciosos e insubstituíveis da empresa. Backups são mantidos em um local seguro, muitas vezes, fisicamente distante dos originais. 

Em caso de perda, por alguma razão catastrófica (incêndios, enchentes etc.), você terá backups de todos os arquivos originais para que possa restaurá-los com o tempo de inatividade zero. Para quem trabalha o tempo todo com máquinas, isso é um alívio. 

10. Redução de custos

Chega de comprar uma infinidade de dispositivos móveis para guardar seus arquivos e ainda ter que vigiar cada um deles. Armazenar informações valiosas da empresa em discos rígidos, por exemplo, é extremamente perigoso, já que o mero extravio pode ocasionar o vazamento dos dados de clientes e comprometer a reputação da empresa no mercado.

Assim, com a computação em nuvem, você paga somente pelo que efetivamente consome. Além disso, obtém facilidade na consulta (afinal, tudo estará armazenado na internet) e eleva os investimentos de acordo com a demanda.

11. Acesso mobile

A mobilidade corporativa é um conceito que tem conquistado cada vez mais espaço nas empresas. Entretanto, o acesso via dispositivos móveis é utilizado por outra modalidade de trabalho: o home office e as funções remotas.

Como a computação em nuvem disponibiliza arquivos para serem consultados até mesmo por um smartphone, o colaborador não precisa mais estar nas dependências físicas do empreendimento para desempenhar seu trabalho.

Caso ele esteja em uma reunião fora da sede e precise exibir um documento para parceiros, basta sacar o celular e fazer o login no sistema da empresa! É importante notar que o trabalho remoto se tornou ainda mais comum com a pandemia do coronavírus.

12. Facilidade de compartilhamento

Com a computação em nuvem, tanto os gestores como os colaboradores podem compartilhar arquivos de forma descomplicada. Os líderes podem, inclusive, restringir o acesso somente para quem realmente precise daquela informação.

Essa é outra forma pela qual a organização mantém as operações em pleno funcionamento mesmo no trabalho remoto ou em relação aos colaboradores que estejam em campo. Desde que eles tenham acesso à internet em algum dispositivo, poderão receber arquivos em poucos segundos.

13. Recursos personalizáveis

Quando você contrata um serviço de nuvem de uma empresa de destaque no mercado, passa a contar com mais profissionalismo na organização dos seus arquivos. Dessa forma, haverá um serviço mais personalizado e adequado às demandas próprias do negócio.

Isso não ocorre com serviços genéricos, que oferecem uma solução básica para diferentes negócios. É preciso contar com a personalização necessária para fazer buscas e consultas.

14. Escalabilidade 

Trata-se da possibilidade de estender as funcionalidades contratadas para atender a uma demanda maior, bem como reduzi-las caso seja necessário. Assim, empreendimentos que estejam expandindo seus negócios podem utilizar a escalabilidade da nuvem para dar conta das novas necessidades sem paralisar as atividades. Precisa de mais espaço para arquivar dados e informações diversas? Basta conversar com os administradores do serviço contratado.

15. Diferencial competitivo

Por fim, a computação em nuvem é uma das tecnologias que garantem que a empresa não fique de fora da transformação digital — isto é, do uso de soluções digitais para expandir as oportunidades de negócio. A flexibilidade, a segurança e a facilidade na consulta fazem com que esse serviço se torne imprescindível. Além disso, a marca também se posiciona à frente das concorrentes que ainda não contam com o serviço.

O cloud computing faz parte da rotina da maioria das empresas que buscam inovar seus processos. Como você pôde ver, há inúmeras vantagens do armazenamento de dados em nuvem, principalmente com relação à segurança e rapidez. Vale a pena implementar essa estratégia em seu negócio!

                         ____________________________________________________________________________________

Quer se aprofundar mais nesse tipo de serviço remoto antes de utilizá-lo nos seus processos? Então, aproveite para baixar o e-book gratuito sobre as vantagens da gestão de dados e arquivos em nuvem.


Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.