O Que é BPM? Saiba Por Que Usar Na Sua Empresa!

o que é bpm

Introdução

Saber o que é BPM é de grande iuporta a implementação prática da metodologia do que é BPMmportância para a gestão de empresas. Esse conceito oferece uma metodologia focada na contínua otimização de processos. Por isso, ela pode se revelar como uma solução para economia, produtividade e crescimento empresarial.

Apesar disso, o conceito é desconhecido por muitos e, em outros casos, confundido com termos semelhantes, mas de aplicação distinta.

Mais do que uma ferramenta tecnológica, o Business Process Management representa uma abordagem abrangente focada na análise e melhoria contínua dos processos organizacionais. Saiba mais sobre ele e conheça as vantagens de adotá-lo!

O que é BPM?

O Business Process Management, Gestão de Processos de Negócio, ou simplesmente BPM, pode ser definido como uma metodologia que reúne uma série de práticas cujo foco é a otimização contínua dos processos empresariais.

Sua principal finalidade é alinhar as expectativas e as necessidades dos clientes com a estratégia da organização. Para proporcionar mais agilidade e eficiência, o BPM une técnicas e ferramentas em prol da gestão de negócios, especialmente aquelas relacionadas à transformação digital.

Isso inclui modelagem, automação, execução, controle, medição e otimização dos fluxos de atividades de negócios. Assim, o BPM busca automatizar tarefas para conquistar uma maior agilidade e um menor uso de recursos.

Quais são as vantagens do que é BPM?

Agora que você já sabe o que é BPM, é importante saber porque o conceito é tão importante e, consequentemente, os benefícios de adotá-lo em sua empresa. Abaixo, veja as vantagens que acompanham essa metodologia!

Maior transparência nos processos

o que é bpm - transparência

O BPM proporciona uma visibilidade completa sobre como os processos funcionam, permitindo que todos os envolvidos compreendam claramente seu papel e responsabilidades. Essa transparência elimina ambiguidades, reduz erros e facilita a identificação de gargalos.

Aumento da eficiência operacional

Ao mapear e otimizar processos, o BPM elimina etapas redundantes e atividades que não agregam valor, resultando em fluxos de trabalho mais enxutos e eficientes. Desse modo, promove a redução de custos e o tempo de execução.

Melhoria na qualidade e consistência

Com o BPM, os processos são executados de forma padronizada, o que reduz falhas e garante resultados mais consistentes e confiáveis.

Maior agilidade para mudanças

As organizações que adotam o BPM conseguem se adaptar mais rapidamente às mudanças do mercado. Isso acontece porque elas possuem processos bem documentados, que podem ser ajustados de forma estruturada e controlada, sem causar disrupções significativas.

Facilitação da conformidade regulatória

O BPM facilita o cumprimento de requisitos regulatórios ao documentar processos e criar trilhas de auditoria claras, demonstrando como a organização opera e comprovando a conformidade com leis e regulamentos aplicáveis.

Qual é a diferença entre o que é BPM, BPA, BPMN e BPMS?

o que é bpm - diferença

Como você viu, o BPM é uma disciplina de gestão que visa melhorar o desempenho organizacional através da otimização dos processos de negócio. Ele é comumente confundido com outras siglas semelhantes, mas que possuem objetivos distintos. Veja quais são e como se diferenciam!

BPA – Business Process Automation

O BPA corresponde especificamente à automação de processos de negócio complexos por meio de tecnologia. Ele representa um subconjunto do BPM, que se concentra na utilização de software e sistemas para automatizar fluxos de trabalho repetitivos e diminuir a intervenção manual. Ou seja, enquanto o que é BPM abrange toda a gestão do processo, o BPA foca na automação.

BPMN – Business Process Model and Notation

Já o BPMN é uma notação gráfica padronizada para desenhar e documentar processos de negócio. Essa é uma linguagem visual com símbolos específicos que representam diferentes elementos de um processo, como atividades, eventos, gateways e fluxos.

Desenvolvido como um padrão acessível, o BPMN facilita a comunicação entre analistas de negócios, profissionais técnicos e líderes organizacionais.

BPMS – Business Process Management Suite/System

Os BPMS são plataformas de software que fornecem as ferramentas necessárias para implementar a gestão de processos de negócio. Essas suítes oferecem funcionalidades como modelagem de processos, automação de fluxos de trabalho, monitoramento em tempo real, análise de desempenho e otimização contínua.

Dessa maneria, o BPMS é a ferramenta tecnológica quesuporta a implementação prática da metodologia do BPM e pode incluir recursos para automação (BPA) e modelagem usando BPMN.

O que é BPM: Como Utilizar e Fases de implementação e estratégia

o que é bpm - utilizar

A implementação do Business Process Management segue um ciclo estruturado que, quando combinado com BPA, pode transformar a eficiência organizacional. Veja como desenvolver uma estratégia eficaz utilizando estas abordagens complementares!

Planejamento e estratégia

Inicie estabelecendo objetivos claros alinhados à estratégia da organização. Para isso:

  • Defina metas específicas para sua iniciativa de BPM.
  • Identifique processos críticos para priorização.
  • Estabeleça KPIs (indicadores-chave de desempenho) relevantes para mensurar resultados.
  • Obtenha apoio da liderança e garanta recursos adequados.

Análise e descoberta de processos

Nesta segunda fase, mapeie detalhadamente a situação atual da empresa:

  • Documente os processos existentes via técnicas variadas.
  • Identifique participantes e suas funções.
  • Levante gargalos e oportunidades de melhoria.
  • Estabeleça métricas de desempenho como linha de base.

Desenho e modelagem

O terceiro passo é redesenhar os processos, eliminando ineficiências. Para isso:

  • Utilize a notação BPMN para modelagem clara.
  • Defina papéis e responsabilidades precisos.
  • Estabeleça regras de negócio e pontos de decisão.
  • Valide o modelo com stakeholders relevantes.

O Que é BPM: Implementação e execução

o que é bpm - implementação

Agora é o momento de colocar os processos redesenhados em prática:

  • Implemente uma plataforma de gestão ERP e uma aplicação de automação de processos, ambas oferecidas pela MXM.
  • Desenvolva fluxos de trabalho personalizados para diferentes necessidades.
  • Treine adequadamente todos os usuários envolvidos.
  • Realize testes piloto antes da implementação completa.

Depois, restará a necessidade de acompanhar o desempenho e buscar promover melhorias constantes. Isso pode ser feito pelo monitoramento dos KPIs e pela incorporação de feedback dos usuários.

Conheça as soluções MXM para empresas

Ao longo deste conteúdo, você aprendeu o que é BPM e como ele pode tornar seus procesoss mais ágeis, especialmente quando apoiado por um sistema abrangente e de qualidade, que permita o acompanhamento de diferentes processos de maneira simultânea.

Para ter acesso a tudo isso, você pode contar com o sistema de gestão de ponta, 100% online e SaaS da MXM.

o que é BPM - MXM

O ERP da MXM centraliza todas as informações financeiras e contábeis em um único sistema, facilitando a coleta e a organização dos dados necessários para diferentes documentos e declarações.

Além disso, o ERP é um sistema para contabilidade digital capaz de automatizar muitos processos, como lançamentos, conciliações e apurações, o que reduz a possibilidade de erros e garante que as informações estejam sempre atualizadas.

Diferenciais do ERP da MXM Sistemas

giro de estoque - sistema MXM
Sistema ERP MXM-WebManager

O ERP MXM se destaca no mercado como o melhor e o mais completo para as grandes empresas! Somos o único ERP 100% SaaS, em nuvem, garantindo um alto nível de compliance e segurança para as empresas. Ademais, utilizamos o framework RESTful JSON, que facilita a integração com sistemas operacionais de forma robusta e estruturada.

Um sistema ERP MXM promove a conformidade e a otimização dos dados fiscais. Para isso, as atualizações dos sistemas são disponibilizadas antes mesmo dos prazos das obrigações fiscais.

Destaques e vantagens do ERP da MXM

O sistema permite uma visão unificada de informações provenientes de múltiplas unidades, sendo atualizado diariamente. Outros destaques da MXM são:

  • Mais de 10.000 empresas clientes, incluindo organizações nacionais e multinacionais.
  • Menor tempo de implantação do mercado.
  • Melhor custo total de propriedade em curto, médio e longo prazo.
  • Plataforma escalável, aderente a diversos segmentos.
  • Mais de 250 APIs disponíveis para composições com outras aplicações.
  • Ambiente na nuvem com disponibilidade superior a 99,5%.
  • Atendimento humanizado, suporte próprio e educação corporativa através do MXM Academy.

Somos a única plataforma de negócio que acompanha todas as fases do seu crescimento, inclusive de Oferta Pública Inicial (IPO).

Para conhecer mais sobre nossos serviços e como podemos auxiliar a sua empresa na conformidade fiscal e no cumprimento de obrigações, acesse nosso formulário de contato. Se preferir, entre em contato através do WhatsApp e fale com nosso time de especialistas!

Conclusão: O Que é BPM

Implementar o BPM é uma maneira de otimizar o uso de recursos da sua empresa e o tempo das suas equipes. Com essa metodologia, é possível encontrar maneiras de aumentar a produtividade sem que isso afete a qualidade das entregas.

Por isso, essa ferramenta pode ser uma grande aliada do seu negócio. Para colocá-la em prática combinada à BPA, conte com sistemas abrangentes e de qualidade, como o oferecido pela MXM, que pode levar sua empresa para outro patamar.