Técnicas de análise de dados: saiba quais são e como otimizá-las

tecnologia nos permitiu reunir uma quantidade gigantesca de dados, frutos das diversas interações e transações entre empresas e clientes. Essa massa de informações pode ser condensada para gerar conhecimento estratégico para ser usado na tomada de decisão por parte dos gestores.

Com uma base sólida na hora de realizar escolhas importantes para o futuro da companhia, a chance de sucesso é muito maior. E no mercado competitivo atual, essa pode ser uma vantagem substancial para que a sua empresa possa se destacar.

Reunimos algumas técnicas para ajudar você a realizar a análise de dados e otimizar de maneira inteligente esse processo. Boa leitura!

Coleta de dados

Antes de realizar a análise dos dados é necessário coletar as informações. Este processo pode ser ocorrer de três maneiras diferentes.

1. Coleta contínua

Nesta modalidade, os dados são coletados conforme os eventos ocorrem, geralmente em tempo real. Pode ser realizada durante um tempo predeterminado ou seguir conforme a necessidade.

2. Coleta periódica

Este tipo de coleta é realizada de tempos em tempos, seguindo um cronograma de recolhimento de dados. Funcionam como um ciclo, em que sempre que se chega a hora são coletados os indicadores.

3. Coleta ocasional

Essas são coletas ocorridas sem um período ou continuidade. Para que elas ocorram basta que o gestor identifique algo que precise ser metrificado e realize essa coleta.

Big Data

Esse é um tema recorrente em sites de tecnologia devido à sua importância estratégica. Para guardar todos os dados derivados das operações de uma empresa é necessária uma categoria especial de banco de dados, capaz de lidar com um grande volume de informações. Esse banco é o Big Data e pode ser implementado em um servidor local ou em nuvem.

Esse termo descreve uma imensa carga de dados, armazenados, estruturados ou não. Mas seu valor não está na quantidade de informações guardadas e sim no que uma empresa pode fazer com essas informações. Ele é baseado em 5Vs:

  • velocidade;
  • volume;
  • variedade;
  • veracidade;
  • valor.

Para que funcione com eficiência, um Big Data deve entregar esses cinco itens acima, e por meio dele poderemos aplicar as técnicas de análise de dados que veremos em seguida.

Técnicas de análise de dados

Reunir dados é parte do trabalho para desenvolver uma estratégia de sucesso para a sua empresa. Porém não basta apenas manter um armazenamento gigante de informações, é necessário que você extraia um conhecimento que forneça base para a tomada de decisões.

Para isso você pode contar com uma série de técnicas para lhe auxiliar a realizar a análise das informações coletadas e armazenadas em seu Big Data. Existem várias maneiras de analisar um conjunto de dados. Neste artigo reunimos 4 técnicas para ajudá-lo.

1. Análise preditiva

Com o objetivo de “prever” situações que poderão acontecer em um futuro próximo, a análise preditiva é uma técnica que busca em acontecimentos passados visualizar prováveis eventos que podem se tornar realidade.

Esta é uma das técnicas mais conhecidas e utilizadas pelos gestores, afinal, todos querem se proteger de eventuais riscos ou aproveitar potenciais oportunidades.

Para utilizá-la você pode buscar em seus dados padrões que aconteceram antes ou durante algum evento importante. Com estas informações você estará preparado para lidar com a situação, caso volte a se repetir.

2. Análise prescritiva

Esta técnica é muito confundida com a análise preditiva, uma vez que as duas trabalham com a mesma lógica, porém em busca de objetivos diferentes. A análise prescritiva não encontra tendências futuras, mas, sim, possíveis consequências para determinadas ações.

É uma maneira de encontrar a melhor decisão de acordo com a situação em que se encontra, buscando a escolha mais efetiva para o momento de acordo com padrões que já ocorreram. Como você pode observar, esta análise tem um grande valor, uma vez que permite melhorar o desempenho das decisões a serem tomadas.

De acordo com a Gartner, consultoria americana de tecnologia, apenas 3% das empresas utilizam a análise prescritiva em seus dados, o que pode se tornar um grande diferencial para a sua empresa.

3. Análise descritiva

Podemos entender a análise descritiva como uma verificação em tempo real dos dados coletados por meio de uma mineração. Como exemplo podemos pensar em uma análise de crédito, na qual o cliente realiza o pedido e a empresa faz uma pesquisa nas informações disponíveis para descobrir se é possível liberar ou não o crédito.

Esse tipo de técnica é utilizada para dar pronta resposta a pedidos que necessitam de uma melhor compreensão no momento em que são realizados. É uma maneira de visualizar as informações não para aplicações no futuro, mas, sim, no presente.

4. Análise diagnóstica

Enquanto a descritiva busca detalhar ao máximo o resultado, em busca de uma informação específica, a análise diagnóstica tem o objetivo de obter um conhecimento mais geral.

Esse tipo de análise pode ser utilizado para entender melhor seus clientes, traçando um perfil geral para seu público-alvo e melhorando suas ações de marketing e política de vendas.

Otimização na análise de dados

Todas as técnicas aqui descritas podem ser implementadas de várias maneiras diferentes, porém a mais eficiente é a adoção de ferramentas de gestão que ajudem no processo.

Automatizar os processos de análise pode trazer uma variedade de vantagens para o gestor, entre elas a diminuição dos custos, aumento de produtividade e maior confiabilidade.

Ao implantar uma ferramenta de gestão para analisar dados, todos os setores da empresa poderão melhorar seu desempenho, podendo visualizar e contribuir com informações para serem verificadas. Essa opção também evita o retrabalho dos colaboradores que podem averiguar se algum dado necessário já foi inserido por outro funcionário.

Realizar as análises por meio de uma solução específica é muito mais prático, podendo ser realizada em poucos minutos por meio de alguns cliques, essa simplicidade facilita muito as tomadas de decisão estratégicas.

Após verificar todas essas informações, esperamos que você possa ter compreendido a importância de um planejamento para a coleta e análise de dados com o intuito de melhorar a gestão de sua empresa.

As técnicas de análise de dados descritas neste post são importantes para desenvolver ainda mais seu negócio e se destacar no mercado tão exigente. Entre em contato conosco e veja o que podemos fazer pela sua empresa!

 

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *