Produtividade da empresa: 5 fatores que afetam e como otimizar

A produtividade da empresa sempre foi um aspecto importante para gestores de todas as áreas. Entretanto, com a chegada de várias tecnologias que facilitaram o crescimento dos negócios, o mercado avançou e os clientes se tornaram mais exigentes, fazendo dessa questão algo ainda mais relevante.

Assim, é comum que líderes busquem identificar gargalos de produtividade em suas equipes e saibam como corrigi-los. A boa notícia é que existem diversos problemas que podem ser solucionados de forma fácil, melhorando a produtividade da empresa significativamente. Quer saber quais são eles e como eliminá-los? Então, continue a leitura deste post e confira!

1. Falta de comunicação interna

Um dos principais problemas de produtividade nas empresas é a falta de comunicação entre as equipes ou entre seus superiores. Neste último caso, as falhas costumam gerar insatisfações e quedas ainda maiores na produtividade.

Assim, a dica principal é investir em meios de manter a comunicação, seja por e-mails, murais, redes corporativas ou métodos similares, incentivando, também, o diálogo entre os colaboradores. Além disso, é ideal fixar um momento na semana para estabelecer, trocar e acompanhar ideias e metas, tornando a comunicação mais clara e ajudando na integração da equipe.

2. Falta de organização

A facilidade com que se tem acesso à informação nos últimos anos trouxe mais conhecimento e possibilidades às empresas, mas o seu excesso também tem sido um problema. Rotinas muito cheias fazem com que nem tudo seja feito da melhor forma, gerando retrabalho e, consequentemente, perda de produtividade para a empresa.

Nesse sentido, o ideal é realizar um planejamento diário antes de iniciar o expediente. Ao fazer isso, é importante checar a agenda e verificar a caixa de entrada para começar o dia focado nas demandas mais urgentes.

3. Falta de engajamento da equipe

Chefes ameaçadores e odiados costumam ser um problema nas empresas. Além de não serem úteis na missão de motivar seus colaboradores, aqueles que realmente trazem resultados para o negócio terão mais facilidade e razões para deixarem a produtividade de lado ou até mesmo se demitirem, uma vez que não veem reconhecimento pelos seus esforços.

A equipe se torna mais engajada ao ser valorizada e, nessa missão, os feedbacks positivos são uma ótima forma de começar. Além disso, investir em treinamentos e concessões de descontos em especializações por meio de parcerias costumam render bons resultados.

Por fim, uma terceira forma de manter seus colaboradores engajados é contar com um sistema de comissões, bônus ou métodos similares. Isso é bastante útil na missão de atingir os objetivos da companhia e garantir um maior engajamento por parte da equipe.

4. Atividades repetitivas

Atividades repetitivas são, por vezes, o principal gargalo de produtividade nas empresas. O problema nem sempre é percebido, uma vez que muitos têm a ideia errônea de que uma equipe sempre ocupada está sendo produtiva ao máximo.

Para solucionar isso, é preciso checar quais tarefas são mais repetitivas e buscar meios de automatizá-las por meio do investimento em softwares. Assim, os colaboradores terão mais tempo para se concentrar em outras atividades. Nesse sentido, o mercado é recheado de opções que lidam com os mais diversos problemas na rotina corporativa — como sistemas ERP, WMS e de gestão de transportes, por exemplo.

5. Sobrecarga de tarefas

A sobrecarga de tarefas também tem sido um problema para a produtividade das empresas, uma vez que isso impede que os colaboradores tenham foco o suficiente e cumpram suas atividades da melhor maneira.

Umas das formas de corrigir isso é por meio da terceirização de serviços. Além de ser útil para reduzir custos, essa metodologia também ajuda as empresas ao permitir que seus internos foquem em tarefas de cunho estratégico, deixando as demais para os colaboradores externos.

Por fim, além da otimização na rotina, uma equipe terceirizada pode realizar determinadas tarefas de forma ainda mais eficiente, visto que a experiência para aquele serviço específico costuma ser maior.

Sendo assim, nota-se que existem diversas maneiras de resolver os problemas mais comuns encontrados nas empresas.

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