Gamificação: uma estratégia para aumentar a produtividade corporativa

gameficacao-produtividadeVocê sabe o que é “gamificação”?

Em uma tradução livre da palavra “gamification”, a gamificação consiste em incentivar a interação entre pessoas e empresas com base em incentivos que estimulem o engajamento de maneira lúdica, ou seja, por meio de jogos, brincadeiras e competições sadias.

Ficou interessado em saber mais? Continue lendo o artigo que a Microsoft – parceira de tecnologia da MXM Sistemas – preparou para empreendedores:

Mas como empreendedores podem se beneficiar da técnica?

Para entender os efeitos da gamificação é necessário ir além do jogo. A metodologia implica o desenvolvimento de um modelo que engloba um propósito, o estabelecimento de regras, um sistema poderoso de feedback e participação voluntária. Dentro desse cenário, o participante é convidado a realizar ações que o levem a concluir os objetivos do jogo.

A gamificação leva para dentro das empresas os elementos dos jogos às ações do cotidiano, como juntar pontos por realizar tarefas e passar de nível ao atingir uma meta. Algumas empresas já têm investido nessa metodologia para aumentar a produtividade e incentivar seus colaboradores, criando jogos para motivar o profissional a conhecer melhor sua área ou desenvolvendo games que os ajudem a memorizar determinadas informações. Trata-se de uma opção de custo baixo para empreendedores inovarem dentro de suas empresas.

Os jogos mexem com o lado competitivo do ser humano, aspecto natural que poucos não possuem. As pessoas têm vontade de vencer adversários e a si mesmas, evoluindo a cada dia mais. De olho em recompensas e premiações, a estratégia de gamificação eleva o nível de conhecimento das equipes de trabalho por incentivar a busca por soluções inovadoras, que os ajudem a superar limites e a vencer competições. Nesse processo, o aprendizado obtido tem grande valor tanto para o colaborador quanto para a empresa.


Ferramenta de gestão de produtividade

Para quem gerencia uma equipe, a estratégia vai além da motivação de colaboradores e pode ser utilizada como gestão em outras áreas, como gestão de competências, elevando os níveis de evolução profissional e mostrando em que um colaborador se desenvolveu mais e em que ele pode melhorar.

Para a gestão da produtividade, em especial, é possível acompanhar, em tempo real, a evolução das metas e objetivos e, assim, realizar previsões dos possíveis resultados. Além disso, acredita-se que a gamificação pode ser utilizada para compor um novo padrão de melhores práticas para a execução de tarefas com metodologias mais eficientes.

Além disso, a motivação dos colaboradores tende a crescer com a gamificação: ao vencer uma competição, aumenta-se o reconhecimento dos gestores da empresa e de seus colegas de trabalho, o que desencadeará um sentimento de realização pessoal, elevando o nível de motivação individual e do grupo.

Um bom exemplo de gamificação pode ser dado pelo MVA, a plataforma de cursos da Microsoft. Cada curso disponível, quando finalizado, oferece uma pontuação. Cada curso oferece pontos diferentes, que ficam disponíveis em um leaderbord, no qual você pode acompanhar os cursos feitos pelos seus colaboradores e quantos pontos cada um tem. É uma forma de estimular seu time a atualizar os conhecimentos em diversas áreas, por meio de uma competição saudável entre eles. A recompensa pode vir da maneira que você considerar válida, como bônus, folgas etc.

Fonte: Microsoft | Pensando Grande


Cotar Office 365

Aproveite para ter o Office 365 apoiando o aumento de produtividade da sua empresa

Com Office 365 , a sua empresa ganha em produtividade, flexibilidade e segurança. Com ele você pode usufruir de todas as ferramentas mais familiares para o seu business (Word, Excel e PowerPoint), contando também com uma série de serviços que agregam ainda mais valor ao seu negócio como: Sharepoint, para compartilhar e armazenar informações de qualquer dispositivo; OneDrive, para armazenar e compartilhar documentos com clientes e parceiros; Exchange, o seu e-mail corporativo; e Skype for Business, que faz reuniões online sem custo.

logo_microsoft_goldEm caso de dúvidas sobre Office 365 ou licenciamento Microsoft entre em contato com a equipe de TI da MXM Sistemas através do email ticomercial@mxm.com.br ou ligue para os telefones (21) 3233-2300 / (21) 3233-2395.

Mídia Social:

Um comentário sobre “Gamificação: uma estratégia para aumentar a produtividade corporativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *