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Conheça nossa história na transformação digital no setor público brasileiro

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Líderes de mercado usam MXM

Nossa História

Há mais de 20 anos atendendo o SENAC e, desde 2021 a entidade SESC e a empresa pública SERPRO, adquirimos grande experiência das necessidades do Sistema S e empresas públicas no geral, além de construirmos uma solução extremamente robusta com recursos capazes de resolver com grande eficiência as suas demandas operacionais, fiscais e de auditoria.

O grau de responsabilidade vivido pelos gestores do setor público vem aumentado a cada dia, e tem sido cobrado por mais informações pelos órgãos fiscalizadores, obrigando a evolução dos seus sistemas para que sejam capazes de atender estas novas demandas.

Adicionalmente, o avanço tecnológico proporcionou novos recursos para que empresas de software evoluam a sua solução ofertando sistemas mais amigáveis, e que proporcionem mais eficiência e controle das operações.

Ciente deste cenário, a MXM investiu maciçamente nesta última década, desenvolvendo a solução com o maior nível de compliance do mercado. Aplicando alta tecnologia, permitimos ao SESC e SENAC operarem centralizados em datacenters, adotando estruturas e modelos padronizadas de gestão, unificando processos e procedimentos operacionais, que proporcionam intercâmbio entre os seus regionais e significativo ganho de eficiência.

Os recursos de compliance do MXM, dão segurança aos seus gestores na forma como os processos são realizados e automatizando toda prestação de contas ao TCU.

Os fechamentos contábeis são realizados nos prazos legais e com mais auditabilidade.

Conheça cada um dos cases a seguir

SENAC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Nosso primeiro projeto começou em 2001, para implantação do ERP do Departamento Nacional. Devido o sucesso alcançado, o projeto se estendeu, se tornando um padrão para as demais regionais, que tinham a liberdade de adotar ou não a nossa solução, o que significa que a nossa expansão para as atuais 22 unidades foi resultado da satisfação de cada regional do trabalho realizado.

Atualmente o MXM-WebManager está instalado centralizado em um Datacenter e o SENAC opera um ERP 100% web, com os recursos para atender as suas complexas particularidades e operado por mais de 3.000 usuários.

Conheça as funcionalidades que são destaques na operação do Senac:

  • Os recursos de Compliance são o grande diferencial para o SENAC e qualquer outra instituição. Proporciona aos gestores segurança, auditabilidade, conformidade e de segregação de funções na realização das tarefas diárias. É fundamental para qualquer gestor e auditor utilizar um sistema que não permite alteração do seu código e que tenha regras implementadas que não permitam alterações indevidas das operações.
  • Acompanhamento online do orçamento, gerenciando as verbas, comprometidas, empenhadas e realizadas dede a criação de cada requisição seja esta de compra, interna, viagem entre outras… sem necessidade de consulta a área orçamentária.
  • Consulta do orçamento sempre atualizada por todos os gestores do sistema, que passam a acompanhar o seu saldo com independência.
  • Contabilização automática: contabilizações facilitadas e integradas entre todas as filiais.
  • Operação com múltiplos planos de contas, permitindo realizar automaticamente a prestação de contas no modelo do TCU e uma versão gerencial para cada regional supervisionar suas despesas em uma estrutura mais simplificada que o plano contábil.
  • Liberdade de centro de custo: os planos abrangem contas públicas, privadas e algumas regras de contabilidade internacional, garantindo a flexibilidade de atuação nos estados e realização de operações de forma própria e adequada a múltiplos contextos.
  • Recursos de integração: sistemas de educação, relatórios de BI (Business Inelligence) e folhas de pagamento de todas as unidades integradas e padronizadas através de APIs.
  • Aprovação online pelo computador, tablet ou telefone, das requisições internas de serviços, consumo e compras, processos de compras e pagamentos diversos (folha, recolhimento de impostos, despesas gerais e viagens), seguindo as regras da instituição e com total rastreabilidade e validação orçamentária online.

Customizações específicas para o Senac:

  • Padronização do sistema educacional com processos administrativos e financeiros da instituição.
  • Criação do Módulo de Gestão de Viagens;
  • Desenvolvimento do Módulo de Orçamento Personalizado para o SOSE (Sistema de Orçamentos do Senac);
  • Balancete web: quando o balancete é fechado em cada estado, o sistema envia as informações para o Senac-DN de forma rápida, online e segura;
  • Portal do fornecedor: cotação online em implantação na grande maioria das regionais;
  • Personalização do Módulo de Compras para o Senac, usando o regulamento por compras via licitação, compra direta ou regime de preços, atendendo aos regramentos de compras;

SESC - Serviço Social do Comércio

Nosso primeiro projeto começou em 2001, para implantação do ERP do Departamento Nacional. Devido o sucesso alcançado, o projeto se estendeu, se tornando um padrão para as demais regionais, que tinham a liberdade de adotar ou não a nossa solução, o que significa que a nossa expansão para as atuais 22 unidades foi resultado da satisfação de cada regional do trabalho realizado.

Atualmente o MXM-WebManager está instalado centralizado em um Datacenter e o SENAC opera um ERP 100% web, com os recursos para atender as suas complexas particularidades e operado por mais de 3.000 usuários.

Conheça as funcionalidades que são destaques na operação do Senac:

  • Os recursos de Compliance são o grande diferencial para o SENAC e qualquer outra instituição. Proporciona aos gestores segurança, auditabilidade, conformidade e de segregação de funções na realização das tarefas diárias. É fundamental para qualquer gestor e auditor utilizar um sistema que não permite alteração do seu código e que tenha regras implementadas que não permitam alterações indevidas das operações.
  • Acompanhamento online do orçamento, gerenciando as verbas, comprometidas, empenhadas e realizadas dede a criação de cada requisição seja esta de compra, interna, viagem entre outras… sem necessidade de consulta a área orçamentária.
  • Consulta do orçamento sempre atualizada por todos os gestores do sistema, que passam a acompanhar o seu saldo com independência.
  • Contabilização automática: contabilizações facilitadas e integradas entre todas as filiais.
  • Operação com múltiplos planos de contas, permitindo realizar automaticamente a prestação de contas no modelo do TCU e uma versão gerencial para cada regional supervisionar suas despesas em uma estrutura mais simplificada que o plano contábil.
  • Liberdade de centro de custo: os planos abrangem contas públicas, privadas e algumas regras de contabilidade internacional, garantindo a flexibilidade de atuação nos estados e realização de operações de forma própria e adequada a múltiplos contextos.
  • Recursos de integração: sistemas de educação, relatórios de BI (Business Inelligence) e folhas de pagamento de todas as unidades integradas e padronizadas através de APIs.
  • Aprovação online pelo computador, tablet ou telefone, das requisições internas de serviços, consumo e compras, processos de compras e pagamentos diversos (folha, recolhimento de impostos, despesas gerais e viagens), seguindo as regras da instituição e com total rastreabilidade e validação orçamentária online.

Customizações específicas para o Senac:

  • Padronização do sistema educacional com processos administrativos e financeiros da instituição.
  • Criação do Módulo de Gestão de Viagens;
  • Desenvolvimento do Módulo de Orçamento Personalizado para o SOSE (Sistema de Orçamentos do Senac);
  • Balancete web: quando o balancete é fechado em cada estado, o sistema envia as informações para o Senac-DN de forma rápida, online e segura;
  • Portal do fornecedor: cotação online em implantação na grande maioria das regionais;
  • Personalização do Módulo de Compras para o Senac, usando o regulamento por compras via licitação, compra direta ou regime de preços, atendendo aos regramentos de compras;

Conquistas alcançadas com o MXM-WebManager pelo SESC e SENAC

  • Agilidade no processo de auditoria e prestação de contas.
  • Modelo único de gestão para todas as unidades;
  • Padronização de contratos e níveis de serviço e suporte;
  • Padronização das versões do sistema, resultando em uma entregas com alta qualidade;
  • Modelo de implantação com cadastros básicos e únicos para todos os regionais;
  • Distribuição das melhorias para todos os usuários. As implementações são replicadas automaticamente para todo SENAC.
  • Intercâmbio operacional entre as unidades.
  • Visão centralizada dos resultados.

SERPRO - Serviço Federal de Processamento de Dados

  • O Serpro é um grande casos de sucesso e representou um fato inédito para a MXM, isso porque 90% dos projetos ocorreu de forma remota, durante a pandemia do Covid-19.
  • Considerando a magnitude e complexidade das estruturas operacionais do Serpro, no atendimento ao Governo, às Empresas e aos Cidadãos, a MXM conquistou grandes desafios, no desenvolvimento e implantação do sistema no momento pandêmico. Atuar neste cenário, comprovou a nossa capacidade em compreender as reais necessidades desta grande Organização e atender de forma especializada todas as suas demandas de gestão.

Muito mais segurança, organização e confiabilidade de dados e informações governamentais

Diferenciais do MXM-WebManager para o Setor Público e entidades de participação público e privadas

Toda experiência de 20 anos de atuação, atendendo grupos do porte com os quais atuamos, nos permitiu implementar recursos extremamente relevantes e mandatórios para promover uma gestão do setor público eficiente e diferenciada.

  • Auditoria

    Realizar controles e atender o princípio da transparência de gestão se tornam cada vez mais relevantes para as empresas públicas e no Sistema S. Para atender essa demanda possuímos recursos para atuar na prevenção e identificação de processos fora do padrão da organização.

    • Relatórios prontos de auditoria do TCU e CGU.
      • O MXM-WebManager já possui estes relatórios prontos e, pela padronização operacional, este processo se torna muito mais rápido.
    • Segregação de função, garantindo a conformidade e restringindo o conflito de responsabilidade nos processos.
      • Em nosso sistema, o usuário que cadastra os dados básicos de um fornecedor não tem acesso à rotina que parametriza as contas bancárias para pagamento.
    • Homologação pelo gestor dos principais cadastros e dos processos que contêm regras tais como: Fornecedor, Conta corrente, Regras de aprovação.
      • O sistema possibilita que o gestor do departamento possa delegar que funcionários façam os cadastros do sistema, validando as informações com sua própria senha.
    • Fluxos de aprovação seguindo a hierarquia de cargos, valores de alçada, disponibilidade orçamentária, competência de área e natureza de operação.
      • No MXM-WebManager todos os pagamentos são aprovados com base nas regras da empresa, abrangendo as áreas de compras, requisições internas, viagens adiantamentos, prestação de contas, pagamentos diversos incluindo recolhimento de impostos e salário.
    • Integridade referencial do banco de dados, evitando a exclusão de dados que se relacionam.
      • Não contar com este recurso constitui em um grave erro de inconsistência nos relatórios, pois a exclusão do cadastro de um cliente com títulos a pagar ou de uma conta contábil com lançamentos – por mero descuido operacional ou falha de uma customização realizada no sistema -, pode causar um grande risco para os gestores.
    • Integração online dos dados.
      • No MXM-WebManager, ao realizar uma operação, toda a base de dados já está atualizada, agilizando os processos e garantindo que as informações contenham todos os lançamentos realizados na instituição.
      • A perda de tempo em análises com base em informações desatualizada ou prestação de contas com dados inconsistentes é igualmente um grave risco para os gestores.
    • Armazenamento integrado de toda a documentação de suporte das operações realizadas.
  • Financeiro

    O processo financeiro é totalmente integrado, fazendo com que as obrigações financeiras cheguem aprovadas e empenhadas para contribuir para uma melhor transparência no processo e utilização dos recursos.

    • Parametrização dos impostos, regras tributárias e contábeis diretamente nos cadastros (fornecedores, clientes, produtos e tipos de operação), fazendo com que as operações sejam realizadas com segurança e agilidade.
      • O sistema não permite apropriar a um fornecedor de serviços uma conta de consumo, nem utilizar um centro de custo fora da alçada do usuário. Os impostos retidos são calculados automaticamente.
    • Controle de documentação de fornecedores e clientes com validade.
      • No sistema não é possível pagar um fornecedor de serviços que não apresentou as guias de recolhimento dos impostos.
    • Bloqueio de períodos em todos os módulos.
      • Ou seja, uma vez realizada a conciliação da conta, o usuário bloqueia o período impedindo que sejam realizados novos lançamentos.
    • Segregação de acesso as contas correntes por usuário, podendo atribuir responsabilidade na gestão do seu saldo e transações realizadas.
    • Recolhimento automatizado de impostos retidos.
    • Fluxo de aprovação para liquidação das obrigações, garantindo o controle de caixa.
    • Interação bancária online através de APIs com os bancos, sem necessidade de transitar arquivos, mitigando o risco de edição.
    • Controle de cobrança.
    • Controle de PECLD.
  • Compras

    Todo procedimento de compras e similares deve ser realizado com base no Regulamento de Licitações e Contratos Próprio e segundo a legislação.

    Visando obter total transparência em seus processos, enfrentar os desafios do processo legal e gerar economicidade, contamos com recursos para manter um fluxo de processos orquestrado, seguindo as respectivas alçadas de aprovação, comprometimento orçamentário, rastreabilidade e, sobretudo com agilidade para tornar as aquisições mais eficientes.

    • Controle de compras de serviços, obras e serviços de engenharia, propiciando o sequencial por modalidade de compras e respeitando os devidos valores (Dispensa, Convite, Concorrência, Inexigibilidade, Pregão eletrônico e Presencial).
    • Registro do artigo de dispensa.
    • Controle da numeração de cada processo “nosso número”.
    • Configuração de número mínimo de cotações para categoria de produtos.
    • Configuração da margem tolerável de variação do pedido para o atendimento da nota por categoria de item.
    • Fluxos de aprovação e comprometimento orçamentário dos processos.
    • Controle de documentação do fornecedor alertando fornecedores com documentação vencida ou não cumprimento de obrigatoriedade.
    • Integração online com as áreas financeiras, estoque, orçamento, contratos e patrimônio.
    • Portal para coleta direta de cotação com os fornecedores.
    • Rastreabilidade de toda comunicação no processo de compras e informação de preços.
    • Segregação de compradores por categorias.
    • Histórico do registro de preços, controlando o valor das últimas compras.
    • Integração direta com o módulo de contratos, registrando de uma única vez todos os valores dos itens adquiridos e o respectivo fornecedor vencedor.
    • Exportação automática dos relatórios legais exigidos pelo TCU e CGU, evitando que o colaborador busque as informações de diversas origens e trate os dados em planilhas de Excel.
  • Contratos

    Os contratos formalizados devem ser geridos e fiscalizados, além de refletir os objetivos e obrigações instituídos na fase interna/preparatória do processo. Após a sua formalização, o setor de contratos precisa registrar as informações e os prazos contratuais, além de realizar controles e medições dos serviços executados.

    O MXM-WebManager tem como grande trunfo esta gestão integrada, permitindo que o controle seja integral, e de forma continuada, habilitando o gestor de cada contrato a realizar a sua fiscalização de forma constante.

    • Controle efetivo das informações contratuais, permitindo anexar toda a documentação dos processos.
    • Gerenciamento das vigências e prazos contratuais, possibilitando a notificação prévia dos eventos vincendos.
    • Controle e execução de aditivos e índices contratuais.
    • Estabelecimento de regras com fluxo de aprovação por categorias de contratos.
    • Registro e controle das ARPs (Atas de Registro de Preço).
    • Registro de todos os eventos sistêmicos ocorridos no contrato de forma automática.
    • Gestão de todos os pagamentos e requisições de consumo do contrato.
    • Auditoria dos contratos, assegurando a informação do usuário que cadastrou e o que alterou.
    • Segregação de perfil de acessos por processos contratuais e por tipos de contratos, facilitando a seleção dos usuários que visualizarão ou não os documentos.
    • Integração online com os processos de compras e financeiros.
  • Contabilidade

    A contabilidade registra todos atos e fatos econômicos e financeiros da pessoa jurídica. Um dos pontos fortes do MXM-WebManager é ter essa fonte rica de informação alimentada em tempo real, permitindo ao gestor identificar de forma fácil os lançamentos e as suas respectivas origens.

    • O controle de lotes que indicam a origem dos lançamentos gerados por integração ou digitação manual.
    • Bloqueio de contas contábeis para lançamentos manuais, garantindo que toda a sua movimentação foi gerada exclusivamente por integração e que é consistente em toda a base de dados.
    • Integração online com outros módulos.
    • Bloqueio de período contábil, o que permite que nenhum lançamento ocorra dentro do período bloqueado. O sistema ainda permite habilitar lançamentos somente para um grupo contábil.
    • Integração automática e online com a execução orçamentária.
    • Relatório oficiais e de auditoria já prontos, sem necessidade de novo desenvolvimento.
    • Auditoria dos processos com registro dos usuários responsáveis pelas transações e data de digitação.
    • Gestão contábil por conta, centro de custo e projeto.
    • Possibilidade de parametrização para obrigatoriedade de classificação de centro de custo e projeto por conta contábil, impedindo que o usuário erre o lançamento na origem.
    • Rotinas de conciliação contábil e relatórios dinâmicos e gerencias para apuração.
  • Orçamento

    O Orçamento define previamente as estimativas de despesas que compõem o Planejamento Anual da Entidade. É o ponto de partida e um instrumento fundamental para demostrar as ações de gestão de forma clara e objetiva, estabelecendo as suas diretrizes e prioridades.

    O objetivo é garantir que os relatórios sejam emitidos com segurança, contribuindo com o principal objetivo destas entidades, que é atender com todas as exigências da Fiscalização da Execução Orçamentária e atendimento ao princípio da transparência.

    • Relatórios do TCU já desenvolvidos e gerados automaticamente pelo sistema.
    • Integração orçamentária com os outros módulos do ERP, garantindo o comprometimento dos saldos orçamentários, controlando as solicitações de consumo do orçamento através de fluxos de aprovação, assim como todo o controle de execução orçamentária, fazendo uma integração online das informações e disponibilizando os dados orçados e realizados em tempo real.
    • Formatação orçamentária com distribuição pelo modelo de duodécimo, assim como as revisões e reformulações.
    • Emissão de todas as peças orçamentárias, como os relatórios gerenciais e legais, execução por atividades, balancetes demonstrativos, orçamento por programa e informações que contribuem para auditoria e portal da transparência.
    • Planejamento orçamentário, possibilitando a segregação por estrutura funcional com o intuito de garantir a responsabilidade das inserções a cada setor, com as devidas validações.
    • Construção orçamentária por centro de custos e projeto, garantindo a informação por unidades, atividades, setores etc.
  • Estoque e Suprimentos

    Todas as instituições do sistema S e empresas públicas precisam gerenciar estoques centralizados e descentralizados com variados tipos de produtos e em diferentes localizações, além de possuírem a particularidade importante de que o consumo deve ser acompanhado e confrontado com o planejamento.

    Em geral, o envio para o estoque das unidades é encarado como despesa, deixando o gestor às cegas quanto às reais necessidades de planejamento e ressuprimento para evitar descontrole e perdas.

    • Controle multi-estoque e multi-almoxarifados com múltipla formação de custo médio.
    • Classificação dos itens de estoque por grupo e tipo simplificando a gestão e identificação do estoque.
    • Cadastro de itens completo e armazenamento de todo histórico de movimentação.
    • Parametrização contábil e fiscal do estoque de forma centralizada, dissociando as competências de gestão de estoque da contábil e fiscal.
    • Controle de estoque consignado.
    • Processo de requisições internas de materiais, submetendo o processo a um fluxo de aprovação.
    • Controle de lote, série e validade dos produtos.
    • Relatório razão com total rastreabilidade das movimentações dos itens de estoque, com informações de valor, quantidade e localização.
    • Controle de transferências e devoluções dos bens.
    • Processo de inventário, bloqueando os itens para movimentação.
    • Controle de itens com metodologia PEPS (Primeiro a entrar, Primeiro a sair).
    • Relatórios de histórico físico e financeiro de cada item.
    • Parâmetros de ressuprimento e integração com os processos de necessidade de compras.
    • Relacionamento dos processos com as contas e centros de custo.
  • Patrimônio

    Para atender a necessidade de gerenciamento estratégico dos ativos, nosso módulo permite acompanhar toda vida dos bens, controlar responsabilidade de posse dos itens, e avaliar o custo-benefício das manutenções de um ativo, permitindo uma melhor tomada de decisão ao gestor em um processo de aquisição.

    • Processo de requisição de bens patrimoniais, permitindo o fluxo de aprovação para a movimentação.
    • Controle de bens duráveis.
    • Composição e decomposição de ativos.
    • Controle de bens em empréstimo.
    • Gestão de itens por localização, responsável, centro de custos e projeto.
    • Gerenciamento do valor máximo residual do bem.
    • Controle de garantia e manutenção dos ativos.
  • Viagens

    Despesas de viagens é um procedimento de extremo controle e debate e tem relevância nos processos internos, principalmente nos controles de atividades, financeiro e de auditoria.

    O sistema permite o planejamento da viagem; o registro e definição de perfil do viajante e fluxo de aprovação para promover uma melhor gestão e controle de prestação de contas.

    • Cadastro do perfil do viajante, definido por cargos e valores de diárias.
    • Processo de solicitação de viagens com fluxo de aprovação.
    • Gestão e controle de prestação de contas.
    • Gestão de viagens integrada aos módulos de contratos e compras.
    • Controle dos trechos, tipo de transporte, informação de hotéis, seguros e aluguel de automóvel.

Depoimento

Saiba o que os nossos clientes acham dos nossos produtos e serviços

Governo, empresas públicas e entidades

“São múltiplas as formas de atuação e projetos que a MXM vem realizando em conjunto com o Senac, em forma de parceria. Por mais que seja um fornecedor de sistemas, a MXM é uma grande parceira.”

Giulliano Rosa Diretor do Sistema Integrado de Gestão Senac Mato Grosso do Sul
Governo, empresas públicas e entidades

“O sistema da MXM se tornou uma solução corporativa de gestão administrativa com rápida implantação e sustentação. Em um curto espaço de tempo o Departamento Nacional e 24 estados conseguiram utilizar o sistema em sua integridade, permitindo ao Sesc em larga escala treinar e direcionar regras de negócio voltadas a legislação, aos órgãos regulamentadores e ao compliance interno”.

Jonas Tasca GTI Sesc DN
Governo, empresas públicas e entidades

“O sistema da MXM se tornou uma solução corporativa de gestão administrativa com rápida implantação e sustentação. Em um curto espaço de tempo o Departamento Nacional e 24 estados conseguiram utilizar o sistema em sua integridade, permitindo ao Sesc em larga escala treinar e direcionar regras de negócio voltadas a legislação, aos órgãos regulamentadores e ao compliance interno”.

Jonas Tasca GTI Sesc DN
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“Além de inovador, é um projeto de implantação do MXM-WebManager é muito importante para o Sesc Brasil. A partir do ERP da MXM temos acesso ao que os líderes de mercado utilizam, proporcionando maior eficiência, tempestividade e segurança aos nossos processos e nas informações.” e direcionar regras de negócio voltadas a legislação, aos órgãos regulamentadores e ao compliance interno”.

Alan Silva GCOC Sesc DN

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