Vantagens dos softwares integrados nacionais para grandes empresas

Desenvolver e implementar estratégias para otimizar os processos operacionais de uma empresa é parte da rotina de qualquer gestor. Nesse sentido, o uso de softwares integrados tem se mostrado uma prática extremamente valiosa. No entanto, nem sempre a devida atenção é dada às soluções desenvolvidas no Brasil.

Neste post, mostraremos as principais vantagens dos softwares integrados nacionais para grandes empresas. Confira!

1. Facilidade de adequação a leis e normas

Ainda que o governo esteja trabalhando para desburocratizar os processos empresariais, é natural que cada país tenha suas particularidades jurídicas e normativas. Com isso, a adoção de uma solução internacional geralmente vem com a exigência de adequações às leis e normas locais — um obstáculo para qualquer empresa.

Um dos principais diferenciais dos softwares integrados nacionais é que eles são desenvolvidos por quem está dentro dessa realidade e, consequentemente, entende as dores de cada organização. Com isso, cada solução já nasce de acordo com as exigências das leis e normas de cada região.

Os impactos disso vão da redução de custos à economia de tempo para adaptação das equipes.

2. Redução de custos

Implementar um software integrado nacional gera uma redução significativa de custos, tanto no âmbito operacional quanto no de materiais. A própria redução do volume de documentos impressos é um exemplo disso. Ainda assim, o grande diferencial está no aumento da produtividade.

Em pouco tempo, é notável a melhora de rendimento das equipes. A solução ainda ajuda a unificar o registro de dados, evitando falhas humanas que comprometem o desempenho e geram mais gastos.

3. Aumento da segurança da informação

A digitalização dos dados e o armazenamento em um sistema integrado faz com que a segurança da informação se torne muito maior. Esse é um dos grandes desafios das empresas na atualidade.

Afinal, os dados representam um ativo capaz de gerar valor para os negócios — consequentemente, devem ser preservados. A vantagem de contar com softwares integrados nacionais é que eles já estão adequados às leis e facilitam a implementação de uma política de segurança da informação nos padrões brasileiros.

4. Preço mais acessível

Soluções desenvolvidas no Brasil tendem a ser significativamente mais baratas do que as encontradas no mercado em geral. Com isso, sua empresa pode ter acesso a um software integrado de qualidade e alto desempenho sem a necessidade de fazer grandes investimentos com as licenças de marcas estrangeiras.

5. Otimização da comunicação interna

A integração de sistemas é uma importante tendência da transformação digital. Com esse tipo de solução, é possível organizar as informações da empresa e mantê-las em um ambiente seguro e acessível para todos os departamentos.

Com isso, diferentes setores passam a operar com base no mesmo software, evitando a incongruência entre dados registrados. O resultado é uma comunicação interna mais eficiente, sempre em torno de um ambiente único para gestão das informações.

6. Negócio mais escalável

Softwares integrados promovem a escalabilidade de um negócio, pois gera uma adaptabilidade a novos cenários e novas demandas. Cada vez mais, é preciso estar atento às necessidades da nova geração de consumidores — o que exige soluções tecnológicas que agilizem mudanças e otimizem a rotina dos profissionais.

Tão importante quanto inovar na tecnologia utilizada é implantar softwares integrados nacionais que trazem consigo essas vantagens. Faça uma análise na sua empresa e veja como eles podem ser o diferencial que você procura para ter mais competitividade diante da concorrência!

Quer continuar acompanhando nossos conteúdos sobre esse tema? Então, curta a nossa página no Facebook!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *