Sped Contábil e ERP: entenda agora a relação entre eles

Entenda a relação entre SPED Contábil e ERP

A evolução tecnológica beneficia diversos setores estratégicos da indústria, e a área contábil não fica de fora. O mais interessante é que o gestor nem sempre precisa escolher uma solução digital em detrimento de outras, pois é possível combinar diferentes ferramentas e maximizar as rotinas empresariais — é o caso da integração entre Sped Contábil e ERP.

O Sped Contábil foi um importante avanço para facilitar o processo de escrituração digital. A boa notícia é que suas múltiplas funcionalidades podem ser melhoradas graças à junção com outro software de primeira linha.

Quer saber mais? Neste post, você vai entender o que é Sped Contábil, a sua relação com o ERP e quais são as suas vantagens. Confira!

O que é Sped?

O Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), instituído pelo Decreto Nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, é um dos termos mais recorrentes na contabilidade do nosso país. É uma solução tecnológica sofisticada, que padroniza os arquivos digitais relacionados às escriturações fiscal e contábil dentro de um formato digital.

Esse instrumento tem como objetivo principal virtualizar as relações entre a Receita Federal e os contribuintes, informatizando os processos. Com a modernização, há um ganho em agilidade para as duas partes — o que proporciona economia de tempo e de gastos relacionados à operação, além de conferir um nível maior de fiscalização por parte do governo.

As empresas registram, por meio do Sped, as operações relacionadas aos setores contábeis. É importante notar que a transmissão otimizada de arquivos para a Receita Federal contribui para um banco de dados poderoso, capaz de cruzar e encontrar informações de forma mais rápida.

Como o ERP pode auxiliar esse processo?

Um ERP eficiente é uma poderosa solução digital aplicada à contabilidade, já que atualiza cálculos e dados em tempo real, garantindo maior segurança para a gestão estratégica desses dados. Um sistema integrado voltado para as necessidades das grandes empresas, operando de forma local ou na computação em nuvem, ajuda a explorar e analisar diferentes níveis de informação.

Isso inclui auditorias fiscais e controle otimizado de documentos. O conjunto de funcionalidades de um ERPcontribui efetivamente para a prestação de serviços que demandam um trabalho com uma ampla quantidade de dados — o que é o caso do Sped Contábil.

Quais são as vantagens da junção entre Sped Contábil e ERP?

O Sped Contábil facilita muito os processos para os contribuintes e para a Receita Federal, mas o sistema ainda não é suficiente para lidar com as demandas contábeis das grandes empresas. Muitos erros na prestação da Escrituração Contábil Digital (ECD) estão diretamente relacionados a desatualizações e incoerências.

Com a integração entre o Sped e o ERP, os gestores acrescentam um software de ponta capaz de integrar todos os processos da indústria de forma mais veloz, com o poder de relacionar e conectar dados. O ERP pode, ainda, ser configurado de acordo com o regime tributário adotado pela companhia, criando fórmulas personalizadas de acordo com o perfil das entregas.

A ECD só é considerada efetivamente válida após a confirmação de recebimento emitida pelo Sped, o que possibilita a devida autenticação realizada pelos órgãos de registro. Com a incorporação ao ERP, é possível utilizar um sistema dotado de suporte ágil, com capacidade otimizada de armazenamento de informações, e que ainda fornece previsões baseadas em históricos.

Com o avanço da tecnologia, as soluções digitais vão sendo incorporadas, também, pelas entidades governamentais. Dessa forma, o Fisco pode detectar erros nas prestações com maior nível de acerto. Porém, com um ERP instalado, a empresa trabalha na prevenção direta de falhas e penalidades na entrega do Sped Contábil.

Se o Sped já foi uma inovação notável nas prestações contábeis, o ERP surge como uma valiosa opção para complementar essas relações e agilizar os processos como um todo. Nesse sentido, a transformação digital chegou para incrementar todo o setor.

A integração entre Sped Contábil e ERP gera automaticamente as informações nos layouts solicitados pelo governo federal, reduz o retrabalho e, ainda, combate as falhas humanas, como os erros de digitação que podem comprometer uma escrituração.

Gostou do post e quer saber como implementar essas soluções digitais? Então, entre em contato conosco e conheça as soluções da MXM Sistemas.


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *