Como fazer uma gestão de fluxo de caixa impecável?

Aprenda a fazer uma gestão de fluxo de caixa impecável

A gestão de fluxo de caixa nada mais é do que o controle das finanças de um empreendimento. Essa é a ferramenta em que se detalha toda a movimentação financeira do seu negócio, por meio do registro das receitas e despesas. Tal estratégia é fundamental para a tomada de decisões e otimização de recursos.

Para realizar essa prática de maneira impecável, explicaremos, neste artigo, as principais dicas. Se você quer saber mais sobre como executar uma ótima gestão de fluxo de caixa, continue lendo nosso conteúdo!

Tenha controle de todas as informações

Quanto maior o tamanho de uma empresa, maior também será a quantidade de transações por ela efetuadas diariamente. Sendo assim, é importante que os responsáveis por essa tarefa tenham controle sobre todas as informações.

Para tanto, uma medida essencial é categorizar os dados. Por exemplo, as saídas são as despesas operacionais, como fornecedores, folha salarial, tributos e dívidas. Por outro lado, as vendas e eventuais empréstimos são exemplos de entradas. Por fim, o resultado obtido ao final de cada dia é o fluxo de caixa livre.

Além disso, algumas empresas utilizam subcategorias para detalhar ainda mais a gestão de fluxo de caixa. Dessa maneira, com a realização de um trabalho completo, é possível ter um diagnóstico fiel da situação financeira da organização.

Invista em um bom software

Um grande problema para os empreendedores que realizam gestão de fluxo de caixa por meios físicos ou eletrônicos é a organização. Como a alimentação dessas ferramentas é feita manualmente, a propensão a erros ou perda de dados é uma ameaça constante.

Dessa forma, uma excelente estratégia é investir em um bom software de gestão financeira. A partir dele, você obterá relatórios e gráficos a respeito do desempenho financeiro da companhia, o que garantirá mais agilidade para a tomada de decisões.

Além disso, esse sistema é capaz de centralizar informações, e você terá a oportunidade de gerenciá-lo de maneira online. Essa praticidade fará com que o seu negócio ganhe tempo e produtividade.

Verifique diariamente o fluxo de caixa

Todo negócio enfrenta momentos desafiadores. Nesse sentido, é importante que a gestão esteja preparada para evitar surpresas. Para isso, verificar diariamente o fluxo de caixa é uma medida indispensável.

A partir desse acompanhamento diário das transações da sua empresa, você terá um grande leque de possibilidades. Desde a necessidade de corte de gastos, até novas alternativas de investimentos, estratégias de vendas, promoções e contratações.

Vale ressaltar a importância de um ERP (Enterprise Resource Planning) no processo. Esse planejamento de recursos da empresa nada mais é do que um sistema de gestão empresarial. Tal ferramenta permitirá a você simplificar os procedimentos operacionais, controlar estoques, prazos e custos, além de automatizar atividades e garantir a segurança das informações.

Percebe-se que a gestão de fluxo de caixa é uma prática imprescindível para o sucesso de um empreendimento. Essa estratégia conserva a saúde financeira do negócio, além de possibilitar análises que auxiliem na criação de estratégias para o futuro.


Então, se este artigo sobre as melhores estratégias para a gestão de fluxo de caixa foi útil para você, baixe agora mesmo nosso e-book sobre os diferentes módulos de ERP para entender as diferenças e aprender a escolher um. Faça o download aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *