Você sabia? Conheça o relatório de comprometimento orçamentário do MXM-WebManager

Você sabia? Relatório comprometimento orçamentário do MXM-WebManager
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O módulo Gestão de Processos do ERP MXM-WebManager, em conjunto com o módulo Orçamento, controla a geração de requisições de compras, pagamento e tesouraria, de acordo com o saldo orçamentário disponível.

O objetivo é evitar que os usuários do sistema excedam o orçamento, enviando mensagens com a identificação do saldo de centro de custo de suas áreas, de modo que eles tenham ciência do quanto dispõem para gastar.

Para que seja feito o acompanhamento detalhado dessas movimentações, o relatório ‘Comprometimento orçamentário’ exibe os valores orçados, comprometidos e realizados do orçamento total em vigor.

Passos necessários para exibir resultado no relatório:

1 . Existência de orçamento com identificação: Centro de custo contábil, conta orçamentária e valor orçado. No exemplo abaixo destacamos o mês de dezembro.

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2 . Requisições: De pagamento, tesouraria ou compras, com identificação da conta contábil e centro de custo do orçamento.

REQUISIÇÃO NATUREZA DATA VALOR STATUS SALDO ORÇAMENTÁRIO
000651 pagamento 11/12/2019 500,00 aprovado realizado
000652 tesouraria 11/12/2019 600,00 em aprovação comprometido
000653 compras 11/12/2019 800,00 em aprovação comprometido
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3 . No módulo Gestão de Processos (menu ‘Relatórios’, opção ‘Comprometimento orçamentário’): Clicar na opção ‘Filtro’ e informar os dados para emissão do relatório.

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4 . O sistema apresentará uma planilha as seguintes linhas: ‘Requisição de pagamento’, ‘Requisição de tesouraria’ e ‘Requisição de compras’ e ‘Outros’.

Orçado: Refere-se ao total orçado para o centro de custo e/ou conta contábil informados no filtro.

Comprometido: São as requisições de pagamento, tesouraria ou compras geradas com a identificação da conta contábil e centro de custo orçamentários.

Realizado: Aponta as requisições de pagamento, tesouraria e compras aprovadas pelos responsáveis.

Em nosso exemplo o sistema apresentou o saldo abaixo. Ao clicar na linha ‘requisição de pagamento’, coluna ‘realizado’ e valor 500,00.

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O sistema exibe uma nova tela que detalha o grupo de pagamento e centro de custo utilizados nas movimentações relativas ao valor de 500,00.

Na sequência, na coluna ‘Grupo de pagamento’, clicamos em ‘02.4101008 – DESPESAS DIVERSAS’.

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O sistema apresenta a última tela que detalha, além do grupo de pagamento e centro de custo, o número das requisições que deram origem aos valores comprometido e realizado.

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