Conheça 3 vantagens do ERP em seu módulo de vendas

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A tecnologia tornou a vida corporativa mais interessante, especialmente no aspecto da qualidade das informações coletadas. E isso é muito importante, uma vez que esses dados facilitam a tomada de decisões das empresas em transformação digital. Porém, para ter acesso a tais dados, é preciso usar a ferramenta adequada, como um ERP.

Esse sistema de gestão empresarial — Enterprise Resource Planning (ERP) — é um recurso que permite organizar as informações da melhor forma e ainda melhorar a capacidade da companhia de analisá-las. E essa é apenas uma das vantagens do ERP!

 A integração dos módulos de gestão do ERP é uma tendência cada vez mais forte no mercado. Nesse sentido, o Módulo Vendas do MXM-WebManager é um grande exemplo de eficiência e otimização de processos.

Quer saber como um ERP pode ajudar as vendas do seu negócio? Venha com a gente!

Como um ERP ajuda o negócio?

Resumidamente, um software ERP faz a gestão de todo o banco de dados referente à administração de todos os processos da empresa. Desde pedidos de compra, estoque, logística, financeiro da empresa e outros setores: tudo fica armazenado em uma única ferramenta. Assim, é possível gerir todas as informações em uma única plataforma.

Ao integrar todas as áreas da empresa, contribui-se para evitar a dispersão de dados e os erros humanos. Essas funcionalidades podem tornar o desempenho do sistema de gestão muito superior. Confira mais vantagens!

Integração de setores

Com todos os departamentos integrados em uma mesma plataforma, não é preciso usar diversos controles. Isso garante que as informações mais relevantes para a tomada de decisões e o planejamento estratégico estejam em um só lugar. Isso torna a administração mais eficiente.

Otimização de processos

Os processos operacionais devem ser ágeis. Ou seja, o uso de planilhas não é uma boa ideia: atualizá-las é um processo bastante moroso. Com o ERP, ao contrário, um pedido recebido é repassado imediatamente para o estoque, e a separação da mercadoria é feita ao mesmo tempo em que a nota fiscal é emitida.

Assim, os processos administrativos são concluídos rapidamente — o que reflete no prazo de comercialização dos produtos. Isso significa, automaticamente, aumento na capacidade de escalar as vendas e, assim, garantir mais negócios.

Obtenção de relatórios

A integração proporcionada pelo ERP permite que as informações disponíveis no sistema sejam mais completas. Além disso, elas são apresentadas à equipe em forma de relatórios integrados. Com isso, a tomada de decisão torna-se um processo mais fácil e preciso. 

Com relatórios do módulo de vendas, por exemplo, é possível criar um cronograma de compras que ajude a empresa a repor os produtos com mais eficiência para evitar excesso ou falta de estoque. Já as campanhas sazonais podem ser criadas de forma estratégica com base no histórico de compra dos clientes.

Controle de contas

As despesas e as receitas da empresa ficam mais organizadas quando se usa um ERP. Uma vez que as respectivas datas são cadastradas no sistema, é mais fácil controlar as contas a pagar e a receber de forma automatizada. Assim, é possível concentrar-se em aspectos mais estratégicos do negócio.

Os principais desafios das vendas hoje

As vendas online no Brasil cresceu 22,7% em 2019, com faturamento de R$ 75 bilhões. Mas isso também significa mais concorrência. Por isso, as empresas além de se preocuparem em oferecer uma melhor experiência ao cliente devem buscar soluções de back-office para tornar o processo de compras mais rápido e simplificado.

Para aumentar as vendas da sua empresa com um ERP, deve-se observar atentamente a produtividade da sua equipe de vendas. Também recomenda-se investir nos clientes fiéis e precificar estrategicamente

Administrar dados dos clientes

Devido ao grande volume de dados é necessário adotar o sigilo de informações, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para isso, é preciso garantir que as informações sejam armazenadas em servidores realmente seguros e capazes de suportar o grande volume dessas informações.

Garantir uma boa infraestrutura

Uma boa infraestrutura em um sistema de gestão é essencial para o sucesso das vendas. Isso também implica a segurança das informações com o que há de mais moderno e eficiente para combater ataques virtuais e outras questões que possam colocar em xeque a reputação da sua empresa. A gestão da qualidade envolve desde o estoque à venda. Dessa forma, todos os processos precisam ser coordenados para garantir a satisfação do consumidor, elevando assim a sua marca.

As 3 vantagens do ERP para seu sistema de vendas

Para você ter uma visão geral dos benefícios do módulo de vendas em um ERP, listamos 3 vantagens. Acompanhe!

1. Melhor gestão de estoque

Com um ERP, você faz a gestão de estoque de forma muito mais organizada e precisa, desde a compra dos itens, a alocação nos almoxarifados.

2. Melhor controle contábil e financeiro

A correta contabilidade de uma empresa é fundamental para o desenvolvimento de qualquer negócio. Com a ajuda de um ERP, você fica por dentro das normas fiscais vigentes em cada estado e gerar boletos de forma automática, e o sistema pode calcular impostos.

Com um ERP eficiente, você pode ainda fazer o balanço de vendas e, com dados, elaborar estratégias que sejam atrativas para os clientes, como a concessão de descontos.

3. Apoio para a tomada de decisões

Com um ERP, você tem fácil acesso a todos os dados que envolvem o negócio: compras, estoque, armazenamento e financeiro. Além disso, a ferramenta gera gráficos de forma automática, e todos esses recursos facilitam a tomada de decisão na empresa.

Bônus: Listamos mais alguns fatores importantes:

  • controle de pedidos de vendas;
  • controle de entrega parcial de pedidos;
  • análises de vendas em diversas classificações;
  • controle de crédito dos clientes;
  • aprovação financeira de pedidos;
  • entre outras.

Como vimos ao longo desta leitura, todas as vantagens do ERP ficam mais claras quando a empresa contrata uma ferramenta eficiente e que tenha integração com as principais plataformas. Vale a pena, então, investir nesse recurso para garantir que a operação se torne mais dinâmica.

Nesse sentido, o MXM-WebManager se destaca justamente por ser uma plataforma totalmente integrada, online e completa. São diversos módulos que combinam conceitos e tecnologias como Business Intelligence (BI) e cloud computing para otimizar a gestão dos seus processos. Isso faz o MXM-WebManager a solução ideal para sua empresa. Então, o que você está esperando?

Se você gostou deste post sobre ERP e o módulo de vendas, entre em contato com a MXM Sistemas para conhecer as nossas soluções que são referências no mercado.


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