Transformação digital: sua empresa está preparada?

Compartilhe:

Apesar de estarmos caminhando para o fim da segunda década do século 21, muitas empresas ainda não entraram na onda da transformação digital.

Como a realidade cobra inovações voltadas à agilidade dos processos produtivos, facilitando a vida de clientes, fornecedores e, consequentemente, mais negócios solucionados em um menor período de tempo, é mais do que necessário adequar a sua empresa a este modelo.

Assim como ocorreu no desenvolvimento de vários aplicativos, que revolucionaram a comunicação nos últimos anos, acelerando a velocidade das informações, é preciso colocar a sua empresa na crista dessa onda. Como? É o que mostraremos neste post!

Transformação digital

O primeiro requisito para mudar tanto os conceitos quanto as formas de produção nesta transição é por meio do investimento nas ferramentas de TI (Tecnologia da Informação).

Muito além do que colaboradores que resolvam “pepinos” do dia a dia, como manutenções de equipamentos, este setor deve ir além, tendo um espaço propício para o desenvolvimento de aplicativos ou sistemas que otimizem a produtividade.

Para transformar espaços físicos em bits e vendas presenciais em negociações online é preciso contar com uma equipe muito bem preparada e também capacitada para encarar e resolver os desafios da atualidade. Dessa maneira, a transformação digital nada mais é do que uma estratégia de negócios, priorizando os investimentos em tecnologia, com incentivo às constantes capacitações e atualizações por parte dos funcionários que integram o seu time.

No caso de um hospital, por exemplo, um sistema de cadastro com todos os dados do paciente, do tipo sanguíneo a possíveis alimentos que possam causar alergia, contribui para evitar muitos erros ao longo de uma internação. Entretanto, para mudar drasticamente é preciso ter coragem, o que exige conhecimento dos processos, como veremos a seguir.

Conheça bem os segmentos da sua empresa

A introdução de um sistema de software para controle de estoque ou voltado a folha de pagamentos, assim como para fazer um balanço da produtividade, exige que os líderes ou diretores conheçam profundamente os processos da empresa. Isso porque haverá a necessidade de muitas orientações aos colaboradores até que se adaptem ao novo modelo, que exige disciplina e regularidade no lançamento de dados em determinada plataforma.

Como a maioria das pessoas já está acostumada a lidar com a informática em razão dos arquivos em nuvens ou troca de informações por vários meios de comunicação, certamente não haverá tanta resistência.

Mas quanto mais perto as cabeças pensantes estiverem nos diferentes segmentos, com informações bem apuradas e boa didática nas orientações, mais fácil vai ficar a implantação dos softwares ou aplicativos. Outro ponto primordial é investir na comunicação interna para que não aconteçam ruídos ao longo dos processos.

Invista no engajamento dos funcionários e clientes

Quanto mais houver respostas positivas por parte dos colaboradores e clientes em relação à transformação digital, maiores serão as chances de sucesso.

É preciso sintonizar as novas tecnologias, como Big Data, Cloud Computing, entre outras, além de uma boa equipe de marketing digital para fazer acontecer o posicionamento na Internet, além de encontrar soluções que resolvam rapidamente as demandas internas. Por exemplo, a fidelização de clientes em um site de e-commerce exigirá uma base de contatos sólida e atualizada, com informações relacionadas a algumas preferências de quem já fez alguma compra no seu site.

Ou seja, tudo necessita de sistemas integrados ao conceito de transformação digital. Fora isso, armazenar dados na nuvem evita deslocamentos desnecessários, trazendo economias em curto, médio e longo prazo, sem falar na rapidez na comunicação para resolver alguma demanda interna ou externa.


E você, gostou do nosso artigo? Siga a gente nas redes sociais (Twittter, Facebook, Youtube e Linkedin) e não perca as muitas novidades do mundo de TI!

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.