A transformação digital na gestão pública é o caminho direto para uma administração inovadora e antenada ao desenvolvimento. Isso porque a implementação de novas tecnologias proporciona agilidade, reduz a burocracia e fomenta a inclusão digital da população.
Por isso, preparamos este post para que você conheça as 4 principais tendências nesse setor. Continue a leitura para saber mais sobre esses conceitos inovadores que devem se tornar parte do cotidiano de empresas do governo nos próximos anos!
1. Digitalização de documentos e serviços
Especificamente na última década, houve um crescimento exponencial do número de organizações que adotaram a digitalização de documentos e processos. Com exceção de documentos muito específicos, arquivos físicos se tornaram obsoletos, o que abriu um grande espaço para o ambiente na nuvem.
Com tecnologias como um ERP na Cloud Computing, os documentos não somente são armazenados em segurança e compartilhados com muito mais agilidade, mas também podem ser assinados com total validade jurídica e legitimidade das partes envolvidas sem que as pessoas precisem estar no mesmo local.
2. Disponibilização de aplicativos para o uso da população
A transformação digital na gestão pública também proporciona benefícios para a comunicação, seja internamente, seja entre organizações e cidadãos com órgãos do governo.
Aplicativos, websites e plataformas de comunicação já fazem parte da rotina da população, e um dos motivos pelos quais se tornaram ferramentas indispensáveis se deve à facilidade para trocar feedbaks sobre o andamento das solicitações. Além disso, esses sistemas agilizam o atendimento, já que grande parte dos serviços é automatizado.
3. Softwares de gestão pública
Os ERPs na nuvem já não são mais considerados diferenciais competitivos nas organizações modernas, mas ferramentas necessárias para que a empresa exista e seja funcional em meio a um cenário altamente acirrado. Dado o contexto, uma das tendências em transformação digital na gestão pública é o crescimento do uso de softwares integrados na nuvem.
Essas ferramentas são capazes de interligar todos os departamentos em um único ambiente digital de maneira ágil e inteligente, gerando relatórios com dados minuciosos. Além de facilitar o processo de tomada de decisões, isso garante transparência em todas as ações realizadas.
4. Investimentos e melhorias no segmento de TI
Por fim, uma forte tendência em transformação digital na gestão pública para os próximos anos será o aumento dos investimentos e das melhorias no segmento de TI.
Automatizar processos, melhorar a comunicação entre a população e os órgãos do governo, minimizar a burocracia e implementar softwares de gestão são apenas algumas ações que vão ajudar a reduzir custos e a melhorar os serviços oferecidos pelo Estado.
Como você percebeu, a transformação digital na gestão pública já é uma realidade. As mesmas tendências inovadoras que serão utilizadas por empresas privadas nos próximos anos devem acompanhar as organizações do terceiro setor, deixando-as mais modernas e eficientes.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar nossa ótima plataforma em sua gestão pública.
Entenda o que é um ERP para empresas do setor governamental, por que a tecnologia é tão importante para a gestão pública, quais os desafios na implementação nessas entidades, entre outras informações. Faça o download gratuito do ebook aqui ou clique no banner abaixo:

Quer ficar por dentro das principais novidades sobre transformação digital e não perder mais nenhuma postagem da MXM Sistemas? Então, siga a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, no LinkedIn, no Instagram, no Twitter e no YouTube!