Tendências de ERP para os próximos anos

Tendencia erp blog
Compartilhe:

Os Enterprise Resource Planning (ERPs) evoluíram bastante desde suas primeiras versões, que surgiram na década de 1980. Antes focados em processos industriais, passaram a acolher outros setores e áreas das corporações, mas essa evolução não parou. Diante disso, o que podemos esperar de tendências de ERP para os próximos anos?

O segredo para um software de sucesso está nas inovações que ele oferece. Sendo assim, é de suma importância acompanhar todas as mudanças que estão chegando para se tornar a nova trend do seu mercado.

Neste artigo, vamos apresentar os caminhos que o mercado de ERP tem buscado trilhar e o que isso pode significar em termos de produtividade e resultados para as empresas. Então, continue a leitura e mantenha-se informado!

Inteligência Artificial e Machine Learning

Inteligência Artificial e Machine Learning não são uma novidade. Já presenciamos, inclusive em nosso dia a dia, diversas manifestações dessas ferramentas, como certas automações em nossos próprios smartphones. Elas também continuarão otimizando os sistemas de ERP.

A Inteligência Artificial pode vasculhar os dados armazenados e identificar novidades e anormalidades, sem a necessidade de funcionários precisarem analisar os registros manualmente. Dessa forma, é possível prever falhas e evitar indisponibilidades, fraudes ou inconsistências que poderiam trazer prejuízo financeiro para a empresa.

Outra tendência dentro da Inteligência Artificial é a implementação do processamento de linguagem natural, que permite a interação entre ser humano e máquina por meio da fala. Assim, é possível inserir e buscar informações como se o funcionário ou o cliente estivesse falando com outra pessoa.

Com o Machine Learning, é possível fazer o ERP “aprender” com dados passados para prever movimentações. Por exemplo, aplicando algoritmos específicos, o sistema pode reconhecer padrões e agrupar produtos com base em determinados fatores de perfil de consumidores, como idade, localidade, sazonalidade, gênero etc.

Intensificação da nuvem

Sistemas ERP baseados em nuvem vão dominar o mercado! A cloud computing continuou em plena expansão em 2018. Segundo um relatório produzido pela RightScale, intitulado State of the Cloud Report, em 2018, 96% das empresas entrevistadas já usavam uma estratégia baseada em nuvem.

Os maiores entraves para essa migração sempre foram as questões relacionadas à proteção dos dados. O mesmo relatório da RightScale aponta que 77% dos respondentes acreditam que a segurança é um desafio. Para empresas que já superaram essa preocupação inicial, os custos passam a ser um assunto também relevante.

No entanto, cada vez mais os gestores têm reconhecido que o ERP na nuvem traz muitas soluções para os desafios que enfrentam, como facilidade de gerenciamento, suporte e escalabilidade, além da agilidade que o modelo fornece.

Com isso, uma das principais tendências de ERP é que a nuvem seja um padrão para esses tipos de sistemas. Ela se tornará a computação do futuro pelas diversas vantagens que oferece às empresas.

Internet das Coisas (IoT)

A predisposição é que o número de ERPs prontos para se comunicarem com dispositivos IoT cresça consideravelmente. Dessa forma, os dados coletados podem ser automaticamente armazenados no ERP da empresa.

Assim, o sistema terá uma visão mais clara e completa do que ocorre nos diversos setores da organização, dando maior eficiência à tomada de decisões.

Esses dispositivos podem transmitir para o ERP dados sobre a cadeia de suprimentos. Por meio de wearables, é possível até mesmo monitorar a localização de pessoas, o desempenho das equipes e o comportamento de usuários.

Big Data

Qual é o volume de dados que o seu negócio gera por mês? Todos os dias as empresas produzem uma quantidade excessiva de dados, o que demanda um sistema que gerencie tudo com segurança, facilidade e eficiência.

O Big Data é uma solução perfeita para esse cenário. Trata-se da capacidade de obter informações sobre o negócio, de modo que colete, segmente e avalie os dados de diversos setores. Por isso, quando integrado a um ERP, consegue lidar com um grande volume de dados relevantes, sendo uma forte tendência para o futuro.

Com essa integração, é possível tomar decisões mais efetivas, o que melhora a saúde financeira do negócio. Isso porque, tendo conhecimento detalhado sobre os gargalos nas operações do dia a dia, é possível solucioná-los antes que se agravem e necessitem de recursos maiores para serem resolvidos.

Compliance

Adotar uma inteligência no sistema para estar em conformidade com as leis e regulamentos é uma novidade que se tornará indispensável na rotina das empresas. Isso porque lidar com a fiscalização é um grande desafio para os empreendedores devido às inúmeras obrigações fiscais.

Por isso, os ERPs estão cada vez mais adaptados para gerenciar e fazer a operação tributária de forma automatizada. Isso facilita e dá mais segurança para o compliance das organizações.

Blockchain

Essa tecnologia é bem conhecida por estar aliada às criptomoedas, que explodiram no mundo todo. No entanto, muitos profissionais já perceberam que ela vai além do mercado virtual de moedas e consegue mudar o funcionamento de diversas tarefas do empreendimento.

No caso dos ERPs, o blockchain pode ser utilizado para autenticar o acesso dos dados descentralizados de forma eficaz. Sendo assim, pode garantir a proteção de todos eles e tornar as ações internas mais rápidas, como a validação do acesso às informações por diferentes colaboradores. Tudo isso sem deixar a segurança de lado, podendo se tornar até uma referência nesse contexto.

Mobilidade

A mobilidade está cada vez mais presente na vida das pessoas e das empresas. Para se ter ideia, ela será uma tendência muito forte para todos os funcionários de um negócio, desde os gestores até os trabalhadores de chão de fábrica.

Com o compliance sob controle em um sistema de nuvem seguro e flexível, será possível se libertar de escritórios engessados. Todos utilizarão dispositivos móveis para ter conhecimento dos dados corporativos, principalmente aqueles que trabalham, sobretudo, em home office.

Isso significa que muito em breve os usuários poderão fazer uso de um ERP para cumprir com suas tarefas de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso traz vantagem competitiva, pois gera crescimento para a empresa.

Se você está pensando em implementar um software de gestão, precisa ficar atento às demandas do mercado, para escolher um bom fornecedor e obter o melhor aproveitamento da tecnologia. A empresa que deseja se manter competitiva e garantir estratégias mais eficientes precisa se manter atualizada sobre essas tendências de ERP, adotando tecnologias que possam otimizar suas operações.

Agora que você conhece as tendências de ERP e sabe a importância de um sistema completo, conheça o MXM-WebManager e suas soluções que atenderão perfeitamente o seu negócio!


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 2

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.