Como a tecnologia pode ajudar na integração de equipe da empresa?

Em pequenas e médias empresas, cada 1% de produtividade que for possível extrair no dia a dia de trabalho conta. Entre os principais fatores que influenciam nesse resultado está o nível de integração de equipe, que representa a capacidade de comunicação e coordenação entre seus membros. E a tecnologia tem um papel vital nessa tarefa!

Com as ferramentas certas, você pode evitar boa parte das confusões, erros de comunicação e perdas de produtividade com as quais uma pequena ou média empresa costuma lidar. Se livrar desses problemas e otimizar seu dia a dia é vital para se manter competitivo e crescer no mercado ao longo do tempo.

Para esclarecer melhor o tema, separamos aqui algumas funcionalidades de integração de equipe que você deve buscar em suas soluções tecnológicas. Acompanhe!

Compartilhamento de arquivos em nuvem

Diversos softwares utilizados em empresas têm uma única função: facilitar a troca de informações entre os membros de uma equipe ou entre diferentes setores durante os processos. A melhor forma de alcançar esse objetivo é buscar uma plataforma que inclua a opção de compartilhamento em nuvem ou que ao menos possa ser integrada a uma ferramenta assim.

nuvem, de maneira simples, é um espaço de arquivamento que pode ser acessado remotamente por meio da internet por diferentes pessoas. Dessa forma, quando alguém adiciona um arquivo na nuvem, outros membros que tenham permissão também podem acessá-lo em suas próprias máquinas.

Edição conjunta de dados

Junto com a possibilidade de compartilhar arquivos em nuvem, também costuma vir a viabilidade de múltiplas pessoas editarem os arquivos armazenados. Dessa forma, é mais fácil para uma equipe fazer alterações em documentos e mantê-los sempre atualizados.

Claro que isso pode levar a algumas complicações na sua integração de equipe. Por exemplo, se um membro faz uma alteração indevida, ela é replicada em todos os lugares. Felizmente, é possível alterar as permissões de acesso e edição, além de rastrear quais alterações foram feitas e em qual momento. 

Análise de desempenho

À medida que seu negócio progride, você quer que ele seja mais rentável, mas nem sempre tem uma forma consistente de medir esses resultados, certo? Felizmente, graças à tecnologia, é cada vez mais fácil realizar uma análise de desempenho do trabalho da sua equipe.

Como as ações de cada colaborador ficam registradas na ferramenta, você pode usar esses relatórios para fazer análises de desempenho, comparar os resultados de cada ação e, claro, estabelecer um padrão de resultados esperados.

Automação de tarefas de rotina

Por fim, a tecnologia é excelente para automatizar parte do seu trabalho. Várias tarefas que seriam muito lentas e/ou burocráticas se realizadas por um ser humano podem ser concluídas em pouco tempo com o auxílio das ferramentas certas. Isso ajuda a economizar tempo, recursos e energia para que sua equipe se dedique a tarefas mais rentáveis no dia a dia.

Agora que você entende melhor o papel da tecnologia na integração de equipe, é hora de usá-la a seu favor. Se quiser continuar acompanhando dicas sobre o assunto, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades!


Gerir dados e arquivos em nuvem é uma prática que está sendo cada vez mais adotada, pois, economiza custos de compra e manutenção de servidores físicos no interior das empresas. Confira mais vantagens da gestão de dados e arquivos em nuvem para sua empresa:

 

Mídia Social:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *