Tecnologia na área da saúde: os impactos para a gestão

tecnologia area da saude impactos na gestao blog mxm 01

A tecnologia na área da saúde é uma busca de todos: das empresas que querem atender mais e melhor, dos governos que buscam melhorar a vida de seus cidadãos e do público que quer bem-estar sem os obstáculos de preço e tempo comuns na área.

Embora essa seja uma evolução constante, a relação entre tecnologia e empresas de saúde vem se revolucionando em velocidade impressionante nos últimos anos. Neste post, veja como está sendo esse impacto e descubra como se preparar para usá-lo a seu favor!

A busca por integração de dados

Toda a transformação digital pela qual o setor de serviços passa tem em seu centro o uso de tecnologias para integrar e aproveitar grandes volumes de dados como estratégias de negócio.

Falando em saúde, essa é uma busca que agiliza processos e otimiza o trabalho em todas as áreas. Mas, quando pensamos em gestão, ela é especialmente interessante para negócios complexos que querem lidar com informações de seu público de forma eficaz, relevante e objetiva.

Os planos de saúde são um exemplo disso. Com sistemas de integração e automação no armazenamento de dados, é possível agilizar processos de autorização de tratamentos e internações, e tornar as etapas de cobrança mais transparentes.

Além disso, um perfil mais completo e preciso do público da empresa permite o desenvolvimento de planos melhores com os benefícios que são relevantes de verdade para o cliente.

Unindo contratos simplificados e agilidade na sua utilização, uma empresa no ramo se destaca muito do que é praticado no Brasil.

A tecnologia aplicada a diagnósticos e tratamentos

Outras empresas que podem se tornar referência ao sair na frente são os laboratórios de diagnósticos clínicos. Nesse sentido, a tecnologia vem contribuindo em dois aspectos.

Por um lado, a integração de dados unida a sistemas automatizados de gestão vem agilizando processos e protocolos (de operação e logística) para acelerar os testes clínicos e a divulgação de resultados.

Essa divulgação, por outro lado, é feita de forma mais prática para o cliente, com uso de plataformas web e mobile que diminuem as filas dentro do laboratório e deem mais velocidade para o início do tratamento.

A nova abordagem para o atendimento na saúde

Inclusive, esse é o grande impacto da tecnologia para quem interessa: o cliente que precisa daquilo não apenas como necessidade, mas como um ganho em qualidade de vida e pronto atendimento.

Sistemas e ferramentas tecnológicas transformam o atendimento em todas as áreas que influenciam o sucesso do seu serviço, como:

  • processo de triagem mais objetivo e rápido;
  • organização inteligente de filas que evita grandes acúmulos e atrasos;
  • apoio ao atendimento do médico, com prontuários eletrônicos e históricos integrados que deem mais informações sobre possíveis condições e tratamentos recomendados;
  • acompanhamento online do paciente, para coleta de dados a longo prazo sobre eficácia de medicamentos e controle.

Tudo isso é baseado em integração, automação e inteligência no uso de dados graças ao investimento em sistemas de gestão especializados.

A Internet das Coisas como aliada da saúde

Além de tudo que os sistemas lógicos estão fazendo pela saúde, vale citar também as novas tendências para o futuro: os dispositivos inteligentes conectados à internet, conceito conhecido como Internet das Coisas.

O uso de equipamentos que monitoram a saúde de pacientes 24 horas por dia e se comunicam em tempo real com o serviço da empresa vão permitir tratamentos ainda mais precisos e ação rápida em casos de emergência.

Sem contar que os dados coletados servirão como estudo para futuros medicamentos e terapias cada vez mais eficazes no combate a uma grande variedade de patologias.

E este é o foco da tecnologia na área da saúde: transformar dados em inteligência e inteligência em ação. Quem investe hoje está preparado para o futuro — não apenas em questão de maior lucratividade e eficiência de atendimento, mas em seu papel social de contribuir para a saúde geral da população.


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

E-books de Gestão Empresarial

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.