Quais os maiores impactos da tecnologia na contabilidade?

Quais os maiores impactos da tecnologia na contabilidade?

A tecnologia está se introduzindo com tanta velocidade na forma como gerimos negócios que às vezes fica difícil acompanhar essa transformação.

Neste artigo, queremos falar especificamente sobre o panorama atual da tecnologia na contabilidade. Entenda como essa relação está mudando, os impactos de sistemas tecnológicos dentro da sua rotina e o que você deve fazer para não ficar para trás. Acompanhe!

Como a tecnologia vem transformando empresas

Não é à toa que o uso da tecnologia na última década pulou de suporte à operação para um papel vital na própria viabilidade de um negócio do futuro.

Isso tem muito a ver com a capacidade recente de armazenamento, processamento e inteligência em captar grandes volumes de dados e transformá-los em decisões, estratégias, guias para o sucesso de uma empresa.

Até pouco tempo atrás, seria impossível lidar com um volume tão grande de dados. E o que gestores estão descobrindo é que essa é uma ferramenta universal, capaz de aprimorar seu trabalho e a eficiência de um negócio em todos os aspectos e setores. Se você não está se atentando a isso, já pode estar perdendo espaço no mercado.

Quais são os impactos da tecnologia na contabilidade

Se a transformação digital está afetando todos os departamentos de um negócio, precisamos focar para entender impactos, causas e consequências. No caso deste texto, queremos que você entenda como a tecnologia está influenciando positivamente na gestão empresarial. Confira:

Automatização de processos

A contabilidade sempre foi conhecida como uma etapa produtiva manual, repetitiva e cansativa dentro de uma empresa. A tecnologia vem eliminando de vez esse paradigma.

Serviços e ferramentas especializados podem automatizar e simplificar a coleta, edição e visualização de dados contábeis. É menos tempo gasto com isso e mais confiança para todo o processo.

Burocracia reduzida

Se processos são simplificados, o resultado é menos etapas de validação e verificação ao longo de uma gestão contábil. A ideia agora é que os profissionais da área deixem de ser meios para se tornarem a origem de estratégias — na redução de custos, no uso eficiente de recursos, etc.

Auxílio em alterações fiscais

Um dos grandes desafios de empresas é lidar com a mudança constante em regras e parâmetros para questões fiscais e legais. Se a tecnologia atua nesse ponto, automatizando e centralizando o controle dessas alterações, o peso todo sai dos ombros de profissionais contábeis e há mais tranquilidade para trabalhar.

Mais segurança

Outra questão importante na contabilidade é a segurança: desde comprometimento de dados confidenciais até o desvio de recursos.

A tecnologia é usada não só como facilitadora, mas como uma protetora dos ativos da empresa. Um software de gestão, por exemplo, conta com recursos especializados no monitoramento de uso de informações sensíveis, acusando qualquer anomalia dentro de uma rotina.

Mais confiança na tomada de decisões

A partir do momento em que você tem centralização e integração de dados, com segurança, automação e processos simplificados, o setor contábil da empresa fica muito mais à vontade de tomar decisões que beneficiem as finanças e a operação do negócio.

Por que investir desde já em tecnologia

Esse tópico anterior é o ponto que sempre queremos chegar: reforçar que a tecnologia não só facilita na manipulação de dados como dá visão estratégica para quem a implementa dentro de um negócio.

Se estamos falando de investir, a tecnologia na contabilidade é o primeiro passo para outras decisões importantes pela frente. Chega de se debruçar em números sem a confiança necessária de que eles contam a história completa. É hora de assumir de vez o controle possível do sucesso da sua empresa.


Neste e-book gratuito você entenderá que ganhar mais e gastar menos não é o único segredo para o sucesso empresarial. Descubra os principais passos e as melhores dicas para uma gestão financeira empresarial de sucesso. Baixe gratuitamente:

call to action blog ebook guia financeiro 01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.