Conheça o módulo SPED do MXM-WebManager

sped mxm
Compartilhe:

Lidar com a legislação brasileira pode ser uma tarefa complicada para muitas empresas. Por isso, os módulos ERP são de grande valia na hora de não deixar nada escapar, como no caso do módulo SPED. Isso porque reduzem o uso de papéis, otimizam a produtividade, além de proporcionar a integridade dos dados estratégicos e redução de erros.

Para facilitar o cumprimento das obrigações legais, o governo federal criou o projeto SPED no Programa de Aceleração do Crescimento, que visa enviar virtualmente todos os documentos fiscais e outras informações relevantes para a Receita Federal (RFB). Mas, para que ele seja eficiente, é preciso estar integrado em um bom sistema de gestão, como o MXM-WebManager

Quer saber mais? Neste artigo, contaremos o que é esse sistema e quais diferenciais ele oferece quando trabalha junto com o MXM-WebManager. Acompanhe até o final! 

O que é o módulo SPED? 

Basicamente, o SPED — Sistema Público de Escrituração Digital — visa simplificar, padronizar e otimizar os processos de prestação de informações ao Fisco pelos contribuintes e de emissão de documentos fiscais. O projeto integra as esferas federal, estadual e municipal, sendo considerado um importante avanço no desenvolvimento da Economia Digital no Brasil. Assim, oferece agilidade para todas as partes, ou seja uma Escrituração Fiscal e Contábil Digital com Emissão de Notas.

O SPED uma vez desenvolvido para lidar com a legislação brasileira, ele gera inúmeros relatórios relacionados aos processos empresariais realizados. Este possibilita verificar posteriormente todas as informações e de forma organizada. 

Algumas obrigatoriedades do SPED precisam ser arquivadas eletronicamente, tais como: CT-e (Conhecimento de Transporte eletrônico), NF-e (Nota Fiscal eletrônica), NFS-e (Nota Fiscal de Serviços Eletrônica) e MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais).  

O que é o MXM-WebManager? 

A MXM é uma empresa em permanente processo de atualização e desenvolvimento, que ao longo de sua história vem consolidando uma linha de produtos verticais para atender às mais diversas necessidades do mercado. É com o propósito de se manter afinada com as novas exigências tributárias e fiscais, que incorpora este módulo ao seu leque de produtos. O MXM-SPED é totalmente integrado ao ERP MXM-WebManager.

Esqueça os sistemas de gestão engessados, com alto custo de operação. Mais que um ERP, o MXM-WebManager veio para quebrar padrões ao reunir os recursos que utilizamos todos os dias em uma plataforma única e integrada. Por ser fácil e simples de operar, garante a confiabilidade e acessibilidade dos dados. 

A plataforma MXM-WebManager e o módulo MXM-SPED compartilham as informações entre si e atualizam-se mutuamente, em tempo real. O MXM-SPED pode também ser comercializado como um produto independente, integrando-se a outros sistemas de gestão empresarial como o MXM SPED NF-e MXM-SPED Contábil MXM-SPED Fiscal

Módulo Faturamento do MXM-WebManager

O módulo Faturamento realiza a geração de notas fiscais eletrônicas de entrada ou saída, de importação, transferência, devolução e venda de ativo. Integrado aos módulos Financeiros, Fiscal, Contábil e Estoque do MXM-WebManager, realiza todas as operações necessárias automaticamente.

• Cria todos os tipos de nota fiscal definidos pela legislação brasileira, tais como vendas, transferências, devolução de mercadoria, complemento de preços, remessas e retornos para beneficiamento, entrada nacional ou importação.

• Gera faturamento de materiais, itens patrimoniais e serviços no mesmo módulo.

• Calcula todas as taxas e impostos envolvidos nos processos.

• Opera integrado com o MXM-WebManager, gerando on-line as integrações contábil, fiscal, financeira, ativo fixo e estoque com base no tipo de operação.

• Produz as notas fiscais eletrônicas de mercadorias e serviços com base na legislação.

O que o módulo SPED do MXM-WebManager oferece?

Quando o SPED é integrado ao sistema MXM-WebManager, os relatórios elaborados são feitos de forma online e dizem respeito às atividades de compras, faturamento e estoque. Por exemplo, é possível ter um controle de saldo de contas contábeis em diversas moedas, possibilitando a automatização da tradução de balanços e cálculo de variação cambial. 

Outra facilidade é em relação ao link entre contas contábeis e centros de custos, onde são criados diversos planos de contas para atender vários segmentos do negócio, de modo que possam ser relacionados. Isso permite reportar uma mesma organização em mais de um plano ou consolidá-la com vários diferentes. 

O MXM-SPED compreende diversos módulos integrados. Cada um deles traz grandes vantagens para geração de obrigações fiscais de uma empresa. Conheça mais cada um deles clicando nos links abaixo:

  • Escrituração Contábil Fiscal (ECF) é uma das etapas do SPED e substitui a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ), desde o ano-calendário 2014. Sua entrega é prevista para o último dia útil do mês de julho do ano posterior ao do período da escrituração no ambiente do Sped.
  • Escrituração Contábil Digital (ECD) substitui as escriturações em papel. Agora é possível transmitir eletronicamente os arquivos “Livro diário”, “Livro Razão”, “Livro Balancetes Diários” e seus livros auxiliares.
  • EFD-Contribuições se refere à Escrituração Fiscal Digital das Contribuições incidentes sobre a Receita, a ser utilizada pelas pessoas jurídicas de direito privado, na escrituração da Contribuição para o PIS/PASEP e da Cofins.
  • EFD-ICMS/IPI, o arquivo trata da escrituração digital dos livros contábeis com as informações relativas a esses dois impostos, e contempla os Livros Registro de (Inventário; Saídas; Entradas; Apuração de ICMS; Apuração de IPI; Controle de Produção e Estoque); Documento Controle de Crédito de ICMS do Ativo Permanente. 
  • EFD-Reinf realiza a escrituração de rendimentos pagos e retenções de Imposto de Renda, Contribuição Social do contribuinte, exceto aquelas relacionadas ao trabalho e informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas. 
  • O MXM-EFD Importador faz o cadastro do fornecedor, produto, cliente e pela importação das notas fiscais eletrônicas enviadas anteriormente para a Receita Federal.
  • Projeto Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) já é realidade e integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que permite enviar eletronicamente escriturações de documentos fiscais e outras informações sobre o fluxo de produção e comércio da empresa para a Receita Federal e/ou suas correspondentes estaduais e municipais. 
  • Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) documenta as operações comerciais de venda ao consumidor final (pessoa física ou jurídica) em operação interna e sem geração de crédito de ICMS ao adquirente. 
  • Projeto Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) documento digital, gerado e armazenado pela RFB, prefeitura ou por outra entidade conveniada, documenta as operações de prestação de serviços.
  • Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, que vincula os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada. 
  • Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) é o documento fiscal eletrônico que substitui documentos fiscais como: conhecimento de transporte rodoviário de cargas, aquaviário aéreo, ferroviário, nota fiscal de serviço de transporte de cargas, entre outros.

Conheça mais alguns diferenciais do MXM-SPED:

• Solução completa e totalmente parametrizável, adequando-se às necessidades específicas de nossos clientes.

• Software robusto com uma grande capacidade de processamento, armazenamento e acesso das informações.

• Possui funcionalidades que agilizam o processamento dos documentos fiscais e que ainda auxiliam na análise dos dados e na segurança das informações geradas.

• Novos sistemas de evidenciação fiscal, contábil e emissão de notas fiscais eletrônicas.

• Input de dados através de arquivos .xml’s para NFe’s, NFSe’s, CTe’s, NFCe’s e TDM’s, com geração de escrituração fiscal e contábil.

• Conta com uma poderosa e sofisticada ferramenta de importação e parametrização de dados, possibilitando a inclusão automatizada e totalmente parametrizada de diversas informações fundamentais ao processo de registro fiscal e contábil. • Emissão de CTe’s, NFe’s e NFSe’s de vários municípios.

• Integração com o ERP MXM-WebManager.

• Equipe técnica totalmente comprometida, participando ativamente do Grupo de Trabalho de Empresas Piloto, com contato direto com as Coordenações dos projetos do SPED, adequando em tempo hábil o MXM-SPED a nova realidade imposta pelos Órgãos Arrecadadores.

• Grupo de consultoria altamente treinada, atuando desde a implantação até o cumprimento final das obrigações (Impressão dos Recibos de Entrega).

• Ferramentas desenvolvidas a partir da compilação dos Guias Práticos e Legislação, tornando mais fácil a sua utilização. 

Com tudo isso, fica claro que o módulo SPED traz muitos benefícios para as organizações, não é mesmo? Contar com ele é ainda melhor quando integrado com um sistema de gestão eficaz e interativo, como o MXM-WebManager, que tem muitas funcionalidades com o propósito de ajudar na melhoria dos processos. 

Quer entender mais sobre as integrações com o MXM SPED NF-e; MXM-SPED Contábil; e MXM-SPED Fiscal? Leia o informativo completo dos produtos SPED aqui.

Saiba mais sobre essa solução digital. Entre em contato conosco e saiba como ela pode auxiliar no atingimento dos seus objetivos empresariais. 


Quer conhecer mais sobre ERP e saber os módulos disponíveis para sua empresa? Então, baixe agora mesmo nosso e-book gratuito Guia dos Módulos ERP e entenda as diferenças e saiba como escolher os melhores módulos para seu negócio:

CTA modulos erp primeira versao com borda 01 1 7
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.