CONVERSA FRANCA MXM | Soft Skills

Soft Skills
Compartilhe:

O “Conversa Franca MXM” é o quadro de entrevista com a presidência, diretores e gestores da MXM Sistemas, onde são abordados diversos assuntos de gestão empresarial e tecnologia.

As transmissões foram realizadas através da plataforma Microsoft Teams e todo o conteúdo já foi divulgado internamente entre todos os colaboradores e PJs de todas as unidades.

CONVERSA FRANCA MXM | ANO I – Nº 9
Entrevistado: Thiago Almeida, Diretor de Projetos Estratégicos da MXM-RJ
Tema: Soft Skills

Dando sequência à série de entrevistas, o assunto dessa vez expõe opiniões do profissional. O tema é extremamente relevante nos dias de hoje.

Conheça um pouco mais sobre este profissional da MXM numa conversa descontraída, onde ele mostra que essas habilidades são valorizadas pelo mercado de trabalho e vem ganhando cada vez mais relevância quando se olha para o futuro do trabalho.

1. Trajetória profissional

Iniciei como estagiário na consultoria e passei por diversas áreas na empresa. Passei pelos níveis de consultor (júnior à sênior) e gerenciei por um curto período de tempo a unidade de clientes do segmento Óleo e Gás. Também já trabalhei junto ao Pablo Azevedo como gerente na área de BPMS e atuei como gerente comercial em plena crise, um dos maiores desafios.

Neste momento sou diretor de projetos estratégicos, onde atuamos desde a parte comercial, passando pela entrega dos projetos, até o suporte continuado. É como se fosse uma empresa verticalizada dentro da MXM. Possuo graduação em administração pela Unilasalle e MBA em Finanças pelo IBMEC.

2. Tema central

2.1 – Do que se trata?

Soft skills é um termo que, em sua essência, caracteriza as habilidades comportamentais, aquelas que normalmente não aprendemos nas universidades ou na escola e, por muitas vezes, não colocamos no nosso currículo (Ex.: Empatia, Comunicação, Resiliência, Colaboração, Adaptabilidade, etc…) . É uma visão oposta às Hard Skills, que são habilidades mais técnicas, como por exemplo o uso de uma ferramenta ou conhecimento de alguma metodologia. Uma diferença clássica entre a Soft e Hard Skill é a dificuldade de se mensurar as softs skills. Uma reflexão que gosto bastante é de que uma pode ser comprovada, já a outra, precisa ser reconhecida.

Partindo do princípio do reconhecimento e da dificuldade de uma avaliação prévia, essas habilidades acabam sendo bastante valorizadas pelo mercado de trabalho, e vem ganhando cada vez mais relevância quando se olha para o futuro do trabalho. Existem estudos que preveem que 47% dos empregos atuais vão desaparecer e, certamente, os profissionais com maior capacidade de desenvolver essas habilidades comportamentais, terão maior facilidade de se adequar a uma nova realidade, principalmente quando se pensa que grande parte das transformações terão como foco a automatização. De 10 habilidades mais importantes do profissional do futuro, citadas pelo Fórum Econômico Mundial, todas são comportamentais.

2.2 – Benefícios

Os benefícios são diversos. Nos dias atuais, já são habilidades bastante exigidas apesar de não estarem no job description das contratações. No futuro será quase obrigatório o desenvolvimento dessas habilidades para quem quer se manter no mercado de trabalho. Historicamente a maioria das pessoas são contratadas por suas habilidades técnicas e demitidas por habilidades comportamentais. O mercado vem nos mostrando cada vez mais as necessidades de desenvolver esse tipo de característica.

Atualmente se falam em outros coeficientes além do QI. Eu gosto muito da definição que tive de um mentor: o QI (Quoeficiente Intelectual) te coloca no jogo, o QE (Q. Emocional) faz você vencer o jogo e o QA (Q. da adaptabilidade) te faz ganhar o campeonato. Basicamente o QE e o QA, se resumem a capacidades comportamentais.

2.3 – Como fazer?

Muitos acreditavam no passado que ou você tinha ou não essas características. Mas hoje é ainda mais evidente que é possível desenvolver essas habilidades, porém, é possível perdê-las também.

O primeiro e mais importante passo é você ter uma melhor compreensão dos seus objetivos e entender o que precisa desenvolver. O maior desafio é o autoconhecimento, o qual você pode recorrer a profissionais para lhe auxiliar neste processo.

A partir do momento que você traça o seu PEP (Planejamento Estratégico Pessoal) você identifica suas principais deficiências, as oportunidades de desenvolvimento e parte para a ação, para a busca do conhecimento. Cursos, mentorias, leituras e pesquisa, sempre serão os melhores caminhos para a evolução em qualquer aspecto.

Cito aqui alguns exemplos de práticas: Meditação, técnicas de gerenciamento do tempo, aprender a dizer não, praticar feedbacks.

2.4 – Dicas

  • A primeira e melhor dica é dar o primeiro passo: querer mudar. Isso ninguém vai fazer por você.
  • Comece. Frequência vem sempre antes da excelência.
  • Se desafie o tempo todo, se coloque em situações de desconforto, são as melhores formas de encontrar o crescimento. O diamante só se forma sobre pressão.

3. Perguntas feitas pelos colaboradores

3.1. Se você pudesse dar apenas uma dica profissional a alguém, qual seria?

Seja um eterno curioso, ávido por conhecimento.

3.2. Qual o maior aprendizado que você teve em sua vida profissional?

Meu maior aprendizado sem dúvida alguma foi a resiliência.

3.3. Para você, qual o valor mais precioso de um profissional?

Não vou citar ética, pois é obrigação. O valor mais precioso sem dúvida alguma é a vontade, a iniciativa, é a pessoa querer ser uma versão melhor a cada dia.

4. Considerações finais

A MXM é uma empresa que acredita muito nos seus profissionais e oferece muitas oportunidades, acredito que a minha trajetória e de outros líderes na empresa é um exemplo disso. A empresa é um oceano de aprendizagem e oportunidades, então mergulhe! Um excelente lugar para aprimorar suas soft skills.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista na íntegra.

Interessado em gestão empresarial? Confira o kit que preparamos para você. Baixe o nosso kit de e-books gratuitos sobre gestão empresarial.

kit de ebooks gestão
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.