Conheça as ações sustentáveis que o setor de óleo e gás pode promover por meio das tecnologias

tecnologias no setor de óleo e gás
Compartilhe:

O uso da tecnologia no setor de óleo e gás se tornou essencial para a transformação digital do segmento e, possibilitando o crescimento de diversas empresas do ramo.

Existem muitos recursos tecnológicos disponíveis para as corporações que buscam se atualizar, no entanto, não é só a melhora na produção e a busca por mais lucratividade que estão em foco, a sustentabilidade também é um dos pilares dos investidores no momento atual. Uma empresa que colabora com políticas sustentáveis, além de respeitar o meio ambiente, contribui com o crescimento econômico e observa um progresso mais sólido no mercado.

De acordo com a pesquisa feita em 2022 pela Forrester Consulting, em colaboração com a Johnson Controls, a estimativa é de que 70% das empresas tenham como prioridade o investimento em sustentabilidade. Os dados mostram, também, que a maioria das organizações identificam vantagens competitivas investindo nessas políticas.

Em 2019, a agência de pesquisa norte-americana Union + Webster realizou um estudo que foi divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), indicando que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% dos entrevistados disseram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.

A tecnologia está sendo um recurso de fundamental importância para que seja possível promover melhorias em sustentabilidade e no progresso do segmento de óleo e gás. Neste artigo explicaremos mais sobre o assunto. Acompanhe até o final.

Desenvolvimento sustentável

De acordo com a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas (ONU), a definição de desenvolvimento sustentável é: o crescimento capaz de suprir as demandas da atualidade, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações, de maneira que não acabe com os recursos para o futuro.

Dependemos de todo um ecossistema para progredir. Sem o equilíbrio do mesmo é impossível que haja crescimento econômico e social.

Inteligência Artificial

A IA (Inteligência Artificial) permite que sistemas simulem a inteligência humana e essa tecnologia pode contribuir no enfrentamento de problemas sociais e ambientais.

Suas aplicações precisas no setor de óleo e gás podem oferecer melhorias no desenvolvimento sustentável ao apresentar soluções para as adversidades que surgem durante as produções e na tomada de decisões mais assertivas durante os procedimentos. O que é capaz de proporcionar grandes impactos em causas ambientais.

Tecnologia cognitiva

Essa forma de sistema inteligente faz com que equipamentos executem tarefas de maneiras parecidas com as dos humanos, porém, mais velozes. A tecnologia cognitiva é uma área específica da Inteligência Artificial, que lida somente com computadores.

Ela pode ser capaz de transformar a indústria de óleo e gás e desempenhar uma atuação decisiva no progresso das empresas e do setor de sustentabilidade.

Softwares integrados

Os softwares integrados são recursos importantes que viabilizam um grande número de informações, monitoram e controlam as operações diárias, além de aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais. Para o âmbito sustentável, colabora na otimização e no uso de máquinas e equipamentos. A utilização de recursos é melhor aproveitada e possibilita a redução do uso de papéis.

O MXM-WebManager é um sistema de gestão integrado on-line, que apresenta soluções inovadoras para organizações do segmento de óleo e gás, além de integrar em uma mesma plataforma as funções de Inteligência de Negócios (BI), Automação de Processos (BPMS) e Gestão de Documentos em nuvem.

Eficiência energética

O uso adequado e inovador da tecnologia aumenta a eficiência energética, melhorando o consumo e, assim permite reduzir custos, fazendo com que o lucro cresça sobre o serviço. Isso torna-se um importante diferencial no mercado, especialmente para o setor de Óleo e Gás, que pode modificar completamente o cenário de agravamento de problemas socioambientais.

A tendência é que as empresas busquem cada vez mais impulsionar atividades dentro dos departamentos que gerem impactos positivos de sustentabilidade.

Esse mercado sustentável fomenta grandes oportunidades e a utilização de recursos inovadores destaca as empresas e as torna mais competitivas.

Se a sua empresa busca ações que estão alinhadas com as tecnologias que a MXM Sistemas oferece por meio do sistema de gestão MXM-WebManager, entre em contato conosco.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.