Saiba como a tecnologia cognitiva pode transformar seu RH

tecnologiacognitivablog
Compartilhe:

Todos os anos surgem no mercado diferentes tecnologias que conseguem revolucionar os mais diversos segmentos. A aposta da vez é a tecnologia cognitiva, que ajuda os colaboradores de diversos departamentos por meio de sistemas preparados para oferecer informações úteis a qualquer hora e a qualquer momento. 

Pioneira na utilização da computação cognitiva em aplicações empresariais, a MXM Sistemas traz o MXM-Insights, uma ferramenta baseada na API Personality Insights (Análise de Personalidade) do IBM Watson. 

Com foco nas áreas de Educação e Recursos Humanos, o MXM-Insights é capaz de analisar e captar características pessoais por meio de simples conteúdos textuais, permitindo que psicólogos e analistas de RH possam ter informações relevantes para balizar suas avaliações técnicas de candidatos. 

Quer entender mais sobre essa tecnologia e como ela, de fato, impacta nos recursos humanos da organização? Então, continue lendo este post para saber mais sobre esse incrível recurso empresarial.  

O potencial da tecnologia cognitiva 

A computação cognitiva pode ser considerada um tipo de Inteligência Artificial — que simula a inteligência humana em máquinas. No caso dessa tecnologia, é utilizado um conjunto de algoritmos para que os computadores sejam capazes de reconhecer padrões e linguagens naturais dos humanos. Dessa forma, eles operam com base na experiência, muito parecido com o que ocorre na autoaprendizagem humana. 

Isso significa que a tecnologia cognitiva tem um grande potencial para interferir positivamente no nosso cotidiano, pois os computadores são mais velozes, não esquecem e geram insights com mais facilidade. 

Considerando que essa ferramenta é capaz de cruzar dados e simular processos do nosso pensamento para tornar as máquinas mais humanizadas, as empresas só têm a ganhar. Afinal, os computadores passam a ser um auxílio para que os profissionais se tornem ainda mais produtivos.  

Vantagens da inteligência cognitiva para o RH 

O setor de recursos humanos mudou bastante ao longo do tempo em questão estrutural e já utiliza a tecnologia cognitiva como apoio em suas ações. A seguir, você conhecerá as vantagens dessa inteligência para esse departamento. 

Leitura de dados não estruturados 

O RH é uma área que precisa analisar diversos dados, sejam eles estruturados ou não. Quando as informações são estruturadas, ou seja, quando o cérebro humano consegue identificá-las com clareza, é possível organizá-las em uma planilha. É o caso de nomes, endereços, telefones, tipos de capacitações, entre outras informações.

Entretanto, quando os dados não são estruturados, ou seja, quando não conseguimos decifrá-los facilmente, a tecnologia cognitiva é uma grande aliada. Isso porque as máquinas são capazes de analisar o que está aparentemente desconexo e, assim, gerar conclusões úteis para o negócio.

RH cada vez mais estratégico

Até pouco tempo, o RH se limitava a realizar trabalhos mais operacionais, como resolução de burocracias dos colaboradores, realização de treinamentos e controle de folha de pagamentos.

Porém, atualmente, o RH já atua de forma muito mais estratégica, se preocupando em reter talentos, desenvolver benefícios e estimular os estudos. Para lidar com esses dados mais sensíveis, é preciso contar com uma tecnologia que consiga fazer a leitura e a análise das informações com facilidade.

Redução de demandas operacionais 

Todas as atividades do RH demandam o curso de muitas informações e solicitações diárias. Dessa forma, é interessante dispor de inteligências que automatizem os dados e possibilitem que os funcionários consigam executar as operações sem um profissional dedicado integralmente.

Com menos funções para gerenciar, a equipe ganha mais tempo para pensar de forma estratégica.

A era cognitiva é agora: conheça as soluções da MXM-Insights 

Por meio de três distintas funcionalidades, o MXM-Insights auxilia na otimização das estratégias de recrutamento, seleção e aptidão vocacional.

Segundo Mauricio Felgueiras, Presidente da MXM Sistemas S/A, “o MXM-Insights é um valioso recurso que busca auxiliar na avaliação das características pessoais de profissionais, aumentando a assertividade de contratações, promoções e mudanças de cargos”. 

As três funções desse sistema são: 

  • MXM-Recruitment — gerencia processos de recrutamento e seleção utilizando a análise das percepções pessoais dos candidatos como um importante instrumento de avaliação nas contratações; 
  • MXM-Team Analysis — analisa o quadro funcional das empresas com base nas características pessoais dos colaboradores, identificando quais estão ajustados ao cargo ocupado, quais estão em desvio de função e como obter mais produtividade e harmonia, aplicando inteligência cognitiva; 
  • MXM-Vocational — revoluciona todo o sistema educacional permitindo que as instituições de ensino ofereçam aos candidatos os meios para que descubram os cursos mais adequados às suas características pessoais. 

Saiba o que o Watson pensa sobre você!

Aproveite para testar essa poderosa ferramenta e receba relatórios sobre os seguintes aspectos de percepção pessoal: abertura (tolerância, indulgência e condescendência); amabilidade; escrupulosidade (grau de perfeccionismo e preocupação com pormenores); faixa emocional; extroversão; valores e; necessidades. “É impressionante! Com o MXM-Insights você descobre o quanto revelamos das nossas características pessoais quando escrevemos”, diz Felgueiras. 

A inteligência cognitiva pode, de fato, revolucionar todos os mercados e departamentos, inclusive o de recursos humanos. Um sistema que consegue trabalhar com inúmeros dados complexos cria diversas possibilidades, gerando benefícios incríveis. Por isso, todos devem se preparar para essa adoção. Antecipe-se! 

Depois de aprender tantas coisas sobre essa nova tendência, que tal aplicá-la no seu setor de RH? Utilize o nosso conjunto de soluções com tecnologia cognitiva IBM Watson. 

                            ______________________________________________________________________________________

Quer entender melhor sobre este assunto? Este e-book gratuito contribuirá para aumentar seus conhecimentos em gerenciamento de dados e arquivos em nuvem e discutirá algumas das razões pelas quais adotar essa solução pode ser uma boa alternativa para seu negócio. Baixe-o aqui:

Compartilhe:

1 comentário em “Saiba como a tecnologia cognitiva pode transformar seu RH

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.