Philip Kotler, uma das maiores autoridades em marketing do mundo, é categórico ao afirmar que “atrair novos clientes custa de 5 a 7 vezes mais do que manter os atuais”. Diante dessa realidade, criar estratégias para a retenção de clientes é fundamental.
Afinal, quando a gestão da empresa ignora essa realidade, coloca em risco o caixa do negócio com custos desnecessários, o que pode comprometer a sustentabilidade da empresa em longo prazo.
Para ajudar você nas estratégias de retenção de clientes, preparamos este artigo com 5 dicas práticas. Acompanhe!
O que é a retenção de clientes
Trata-se de estratégias adotadas pelas empresas para conquistar a preferência do consumidor, como programas de desconto e de fidelidade, envio de comunicações personalizadas, informações adicionais referentes a produtos e serviços e outras vantagens diversas.
Para as companhias, a retenção de clientes é um desafio constante. Os consumidores buscam cada vez mais uma melhor experiência com a compra, além de pesquisarem nos ambientes online por preço, especificidades dos produtos e serviços, além das melhores condições de compra.
Qual a sua importância
Como adiantamos no início desta leitura, reter clientes custa muito mais barato do que conquistar novos. Por isso os esforços são válidos e merecem uma atenção especial da gestão das empresas.
Vale lembrar que os esforços de marketing para a atração de novos clientes também demandam tempo, fator cada vez mais escasso frente às atuais exigências do mercado. Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que apostar em ações de retenção de clientes é a estratégia mais eficiente para um crescimento sustentável e saudável do negócio.
5 dicas para melhorar a retenção de clientes
As estratégias de retenção de clientes envolvem ações combinadas de marketing, vendas, finanças, operações e grupos de atendimento ao público. Todos esses esforços apresentam diferentes perspectivas que podem se relacionar de maneira satisfatória com consumidor, concretizando a retenção.
Para ajuda você a usar essas estratégias em prol de resultados positivos para a sua empresa, separamos as dicas a seguir. Confira!
1. Crie uma cultura de atendimento acolhedora
A personalização do atendimento é algo cada vez mais valorizado pelos clientes, por isso, as empresas estão apostando em um atendimento mais acolhedor, que leve em conta a necessidade de cada consumidor. Isso pode ser feito adequando as condições de pagamento, agregando produtos e serviços e oferecendo benefícios na compra, sempre demonstrando empatia e cuidado.
2. Seja transparente
O cliente atual pesquisa nas plataformas online sobre os produtos e serviços que deseja adquirir. Assim, quando ele procura a empresa, já sabe exatamente o que deseja, quais as suas preferências, os diferenciais dos produtos e serviços, preço, garantia e outras questões.
Logo, para conquistar a confiança do consumidor, é fundamental ser transparente e oferecer diferenciais relevantes pois, caso ele se sinta enganado, pode recusar a sua marca, produtos e serviços.
3. Forneça informações precisas
Indo de encontro ao item anterior, é preciso oferecer informações precisas para o consumidor, a fim de conquistar sua confiança. Aliás, confiança é algo fundamental para a fidelização de clientes, por isso, aposte no treinamento da equipe e alinhe a comunicação com todo o time para evitar ruídos que possam comprometer a credibilidade do negócio.
4. Ouça seus clientes
Para conseguir oferecer um atendimento personalizado e diferenciado, é fundamental ouvir seus consumidores. Isso garantirá uma maior afinidade entre eles e o negócio, o que é fundamental para a retenção de clientes.
5. Use a tecnologia a seu favor
Você já parou para pensar em como um ERP ajuda a sua empresa em tempos de crise? Uma gestão com processos organizados é fundamental para transmitir uma boa impressão diante do público-alvo da empresa, aumentando a credibilidade do negócio, além de conferir um maior controle dos processos. Por isso, é fundamental usar a tecnologia a favor do negócio, com a adoção de sistemas automatizados, e estar atendo às tendências de ERPs.
Como vimos, a retenção de clientes exige esforços, mas é a estratégia ideal para a manutenção da empresa, garantindo um melhor aproveitamento dos recursos.
Se você gostou deste artigo, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao tema!
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar ótimos recursos tecnológicos para a gestão da sua empresa.
Curtiu o artigo? Aproveite e baixe o nosso kit de e-books gratuitos sobre gestão empresarial.