Relatório gerencial financeiro: você analisa mesmo todos?

Será que você dá a devida atenção à figura do relatório gerencial financeiro no momento de tomar decisões estratégicas importantes para o futuro da sua empresa?

Sabemos que é muito importante que gestores e empreendedores tenham a capacidade de reinventar a empresa,  adaptando-se às exigências flutuantes do mercado. Esse jogo de cintura é fundamental, especialmente para evitar as complicações financeiras e manter a empresa no azul.

Diante da importância do tema, vamos apresentar, ao longo de todo este artigo, alguns dos mais importantes relatórios gerenciais que você não pode deixar de analisar no dia a dia do seu negócio. Confira na sequência!

O que é um relatório gerencial

Relatório gerencial é um documento que mostra, de uma forma organizada, informações importantes e atualizadas sobre o funcionamento do negócio dentro de determinado período de tempo.

O objetivo, claro, é munir o gestor com a maior quantidade possível de informações consistentes para promover um salto de qualidade nas decisões estratégicas tomadas no dia a dia da organização.

Com a tecnologia que dispomos atualmente, esses relatórios são geralmente emitidos de forma automática pelo sistema de gestão ou elaborados pelo contador e analisados pelos tomadores de decisão, de modo a entender o que o cliente quer e o que precisamos fazer para entregar o que ele deseja.

Demonstrativo resultado do exercício

O DRE é um documento elaborado pelo contador da empresa. Seu principal objetivo é evidenciar a saúde financeira da organização. Isso é feito por meio da exposição do detalhamento do resultado líquido em determinado exercício.

É um relatório bastante usado para comprovar se a empresa está dando lucro ou prejuízo, o que pode ser importante para atrair novos sócios, investidores ou, até mesmo, para conseguir crédito no banco.

Fluxo de caixa

O relatório de fluxo de caixa tira informações dos lançamentos financeiros da empresa e ajuda o gestor a acompanhar em tempo real a situação financeira do negócio, comparando previsões para o mês e valores realmente alcançados.

Vendas

O relatório de vendas pode apresentar informações relativas às vendas em geral, associadas a todo tipo de critérios secundários.

Podemos saber, em média, quanto cada cliente gasta em uma única compra, descobrir o percentual de clientes homens ou mulheres, entre muitas outras informações úteis  para o desenvolvimento de novos produtos ou para a elaboração de uma campanha publicitária, por exemplo.

Satisfação do cliente

A satisfação do cliente pode ser medida a partir de dados concretos registrados no sistema da empresa, como a quantidade de produtos adquiridos, o quanto o cliente já gastou na empresa, o seu ticket médio e a quantidade de compras que realizou.

Outra forma é disponibilizar um caderno de sugestões, reclamações e elogios, tanto no ambiente físico como no virtual. Além disso, você pode pedir para clientes avaliarem o seu serviço ou produto toda vez que comprarem.

Para que o questionário não venha a se tornar um inconveniente para o cliente, muitos gestores optam por condensar o feedback do público em apenas uma pergunta: “qual é a probabilidade de você indicar nossos produtos e serviços para um amigo ou colega?”

Satisfação dos funcionários

Todo empreendedor logo percebe que o funcionário é uma espécie de segundo cliente. Isto é: também faz parte do trabalho do gestor prezar pelo bem-estar do seu time. Afinal de contas, uma equipe motivada e entrosada é muito mais produtiva.

Você pode preparar um questionário a ser preenchido de forma anônima ou não por todos os funcionários da empresa, listando perguntas relacionadas ao supervisor, às funções exercidas, à remuneração, condições e colegas de trabalho.

Por fim, vale ressaltar a importância do relatório gerencial financeiro para o crescimento do negócio, já que o sucesso não depende apenas de um bom produto ou serviço e um preço competitivo. O planejamento financeiro e o acompanhamento dos resultados também são fatores importantes, especialmente no longo prazo.

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