Qual a relação entre segurança da informação e ERP?

Qual a relação entre segurança da informação e ERP?
Compartilhe:

Para que uma empresa apresente um bom crescimento e tenha uma excelente demanda de processos, algumas ações precisam ser adotadas. As companhias estão cada vez mais apostando na tecnologia e uma das boas práticas atualmente é relacionar segurança da informação e ERP.

Nesse contexto, promover a segurança dos dados é uma das medidas que visa garantir a regularidade empresarial, evitando que informações caiam nas mãos erradas. Por isso, é importante investir em um sistema ERP para otimizar suas estratégias.

Pensando nisso, preparamos este texto para que você saiba como a relação entre segurança e esse sistema de gestão é importante. A seguir, confira!

A importância da segurança da informação

A segurança da informação é fundamentada em três pilares que determinam os principais critérios da prática: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A confidencialidade é descrita como a autorização de acesso a algum dado somente por pessoas determinadas pelo próprio dono da informação.

A integridade se baseia em manter os dados inalterados, com as características iniciais, determinadas por quem os criou. Ele não poderá ser modificado, e qualquer informação a ser acrescentada ou extinta deve acarretar a criação de um novo documento. Isso faz com que cada fase de uso do arquivo seja documentada e, portanto, conhecida.

Por último, a disponibilidade garante que apenas alguns usuários tenham acesso a elementos sigilosos. Em um ambiente de segurança da informação, é possível definir quais pessoas têm permissão para acessar certos documentos, o tempo pelo qual esse acesso será válido e as alterações que cada um poderá exercer.

Segurança da informação e ERP

Os meios que visam preservar a segurança da informação apresentam a função de controlar os riscos de comprometimento dos dados disponibilizados em ERPs (sigla que, em português, significa Sistema Integrado de Gestão). Isso se dá porque, conforme se eleva o nível tecnológico dos negócios, aumentam as possibilidades de integração, assim como os índices de vulnerabilidade.

Por isso, é importante que o setor de segurança e usuários do sistema de gestão integrado tenham acesso às ferramentas corretas, a fim de identificar ameaças e combatê-las antes de possíveis exposições.

A integração da segurança da informação e ERP também possibilita a:

  • criptografia de dados — método que busca proteger informações disponíveis no sistema ERP;
  • implementação de firewalls — barreira que monitora o tráfego da comunicação de informações entre os setores e o banco de dados do sistema ERP;
  • acessibilidade — somente colaboradores e gestores devidamente registrados pelo sistema podem acessar os dados, possibilitando, assim, o monitoramento de arquivos e usuários.

Cada sistema de gestão disponibiliza funcionalidades específicas. Por isso, é importante contar com uma empresa que ofereça soluções completas baseadas na cloud computing, permita uma completa migração em nuvem e seja capaz de armazenar grande volume de dados com estruturação e segurança reforçados. O MXM-WebManager é uma das soluções que possibilitam essa integração efetiva.

A segurança da informação e ERP são mecanismos que devem se relacionar para que todos os processos de uma empresa funcionem corretamente. Por isso, investir em um ERP eficiente e que disponha de recursos modernos é o melhor caminho para garantir a integridade dos dados do seu negócio.

E então, ficou clara a importância de proteger os dados da sua empresa? Então, que tal conhecer nossas soluções? Entre em contato conosco!


Uma boa gestão empresarial só pode ser alcançada se todas as áreas da empresa estiverem alinhadas e bem administradas. Nesse kit separamos alguns ebooks que irão te auxiliar na conquista de uma gestão empresarial mais eficiente. Baixe gratuitamente:

cta kit de ebooks 01 1024x410 1
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.