O reajuste de aluguel é algo necessário para que o valor da locação do imóvel (casa, galpão, sala comercial, loja, garagem ou apartamento) não fique defasado pela inflação. Para adotá-lo, é preciso que essa questão esteja explícita em contrato e que o locatário esteja ciente dessa condição.
Para ajudar você a fazer o reajuste de aluguel e notificar de forma correta, preparamos este artigo. Acompanhe, a seguir!
Qual a importância do reajuste de aluguel e qual a melhor maneira de realizá-lo?
Para evitar estresse, é muito importante que o reajuste de aluguel seja previsto em contrato. Geralmente, ele acontece anualmente, seguindo alguns índices. Separamos os principais para você, abaixo:
- IPCA: Índice de Preços ao Consumidor Amplo;
- IPC: Índice de Preços ao Consumidor;
- IGPM: Índice Geral de Preços e Mercado;
- INPC: Índice Nacional de Preços ao Consumidor.
Dentre esses, o mais comum é o IGPM. No entanto, é possível fazer alguns acordos para utilizar outros critérios para o reajuste do aluguel. Mas, para isso, é preciso que eles respeitem critérios que constem em legislações específicas. Isso porque a Lei do Inquilinato não traz a especificação de nenhum índice.
Contudo, é importante ressaltar que, independentemente de haver ou não uma estipulação de qualquer tipo de índice no contrato, a imobiliária e o locatário devem entender que o reajuste do aluguel deve respeitar os padrões de mercado, considerando a região na qual o imóvel está instalado. Caso essa regra não seja seguida, o aumento pode ser considerado abusivo.
Como conciliar os interesses do locador e locatário na hora de reajustar o aluguel?
Mesmo sendo um direito do locador fazer o reajuste anual do aluguel, é preciso conciliar os interesses com o locatário, a fim de ser uma negociação justa para ambos. Para isso, a imobiliária deve fazer a intermediação desse processo, explicando sobre o contrato e cuidando para que o aumento não seja acima dos índices e acordos para garantir o aluguel.
Como uma imobiliária administra muitos imóveis, contar com a ajuda de um sistema é fundamental. Assim, fica mais fácil entender como um ERP pode ajudar a sua empresa: ele é a resposta para o cenário imobiliário, porque o software pode emitir alertas automáticos a cada vencimento de reajuste de aluguel, o que facilita a notificação dos locatários.
Como comunicar os inquilinos sobre o reajuste dos aluguéis?
Os locatários devem ser notificados por meio de documento escrito, em duas vias. Um deles deve ser assinado e ficar registrado na imobiliária. Porém, antes de efetivar o reajuste, é importante ter uma conversa com o inquilino com o intuito de medir a satisfação do mesmo pelo imóvel, entender se é necessária alguma melhoria e mencionar sobre o reajuste.
Assim, o reajuste do aluguel pode ser conduzido de forma a conciliar os interesses de locadores e locatários, levando em consideração o momento de ambos, a fim de se chegar ao melhor valor, ainda mais em cenários incertos, como os vividos com a pandemia de Covid-19. Portanto, um sistema de gestão ERP com qualidade pode ajudar a mediar os interesses, promovendo um melhor controle financeiro e de dados.
Se você gostou deste artigo sobre de que forma fazer o reajuste de aluguel e como notificar os inquilinos, siga-nos nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este! Estamos no Twitter, no Facebook, no YouTube e no LinkedIn.
Entre em contato conosco para saber mais sobre como aplicar nosso ótimo ERP na sua gestão.
Aproveite e baixe agora mesmo nosso ebook gratuito e veja dicas para um Planejamento Contábil de Sucesso: