Programa de Estágios MXM 2015

 

“No Programa de Estágio da MXM, tenho a oportunidade não só de colocar em prática o que aprendo na faculdade, mas também de conhecer diversas áreas da empresa. Dessa forma, consigo ter melhor visão do todo e ainda levo exemplos práticos para a sala de aula”. Assim Pedro Boechat, estudante do 5º período de Administração de Empresas e um dos selecionados para o Programa de Desenvolvimento de Estagiários MXM 2015 (PDE), definiu a experiência ao longo do projeto promovido pela Diretoria de Serviços em parceria com o setor de Treinamento e Documentação da empresa. O programa, criado em 2010, já formou 40 profissionais para atuarem como especialistas no MXM-Manager.

50 estudantes de Contabilidade, Economia e Administração, entre 19 e 23 anos, passaram pelo processo seletivo para a escolha de 10 estagiários que serão preparados, ao longo de 330 horas de aulas teóricas e práticas, para prestar consultoria aos clientes MXM. O programa abrange 16 módulos do sistema MXM, entre Financeiros, Compras, Logística, Contábeis e SPED e, ainda, é constituído de cursos de Oratória, Gerenciamento de Projetos e visitas a clientes, com o acompanhamento de consultores experientes para que conheçam as atividades que irão realizar.

“À medida que o conteúdo é trabalhado, aplicamos avaliações orais, escritas e práticas (por meio de exercícios e cases). Os estudantes realizam a implantação em ambientes de teste, simulando casos reais e adequando-os, como se estivessem visitando um cliente. Ao final, são dados feedbacks de desempenho a partir dos exercícios e parametrizações realizadas no sistema”, explicou Fabiana Pereira, Coordenadora do setor de Treinamento e Documentação e responsável pelo PDE 2015. A ideia do Programa de Desenvolvimento de Estagiários é, não apenas preparar esses estudantes para o trabalho que irão desenvolver na MXM, mas agregar conhecimento técnico à experiência de mercado para otimizar o desenvolvimento profissional dos participantes.

Para ampliar o conteúdo aplicado e estimular a relação dos estagiários com outros setores, o PDE 2015 conta com o auxílio das áreas de Projetos, Fábrica de Software, Comercial e DP/RH. O conhecimento partilhado pelos profissionais dessas áreas corresponde a 18% do programa. Para o Diretor de Serviços, Renato Costa, o PDE pretende que os estudantes se desenvolvam e busquem crescimento profissional. “Queremos que eles tenham vontade de crescer e construam uma história de sucesso, assim como outros profissionais que entraram na MXM como estagiários e hoje ocupam cargos de gerência e diretoria”, destacou.

Para o estagiário selecionado, Pedro Boechat, o objetivo do programa vem sendo cumprido. “Já participei de outros dois programas de estágio que também foram importantes para a minha carreira, mas que no quesito conteúdo agregado não se comparam ao da MXM”. Após o encerramento do PDE, os estagiários serão encaminhados às equipes que mais se adequam ao perfil analisado individualmente ao longo dos meses de estudo. A ideia é que sejam conduzidos às unidades de acordo com a formação e habilidades demonstradas.

Fabiana Pereira, além de ministrar o conteúdo do curso e analisar os futuros profissionais da MXM, avalia o aprendizado quando os estudantes conseguem materializar o que aprendem na universidade, à medida que assimilam conhecimentos sobre o MXM-Manager. “Como profissional, eu também aprendo. Melhor ainda é concluir que o conteúdo transmitido é algo que poderão levar para a vida inteira. Seja por optarem fazer carreira na MXM ou tentar oportunidades no mercado, fico muito satisfeita por ter contribuído direta ou indiretamente na formação desses profissionais”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.