Programa 5s: Entenda o que é e como utilizar na sua empresa

Programa 5s: Entenda o que é e como utilizar na sua empresa

Manter a empresa sempre limpa e organizada é imprescindível em qualquer negócio e certamente este é o sonho de muitos gestores. O que muitos podem não saber, infelizmente, é que para tornar esse sonho real, basta aplicar o programa 5s na empresa, um método de gestão extremamente eficaz.

Alguns podem se perguntar: “por qual razão tantas empresas investem na aplicação do programa 5S?” Bom, é bem simples explicar o motivo, afinal, trata-se de uma ferramenta totalmente baseada em ideias simples, que podem trazer grandes vantagens para as empresas.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o programa 5s? Então continue acompanhando o texto e confira! Boa leitura!

O que é o programa 5s?

O Programa 5s, ou Método de Gestão 5S, é um conjunto de normas que são aplicadas nas organizações, cujas exigências atendem a qualquer cliente e a qualquer legislação. Sua eficiência é tão grande que muitas empresas desistem de implantar um Programa de Qualidade Total, preferindo ficar, apenas, no uso desta prática vitoriosa e eficaz.

Como usá-lo na sua empresa?

O conceito de 5S apresenta como base as cinco palavras japonesas cujas iniciais acabam formando o próprio nome do programa. São as palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que quando são migradas para o português foram denominadas de “sensos”, a fim de não descaracterizar a nomenclatura do programa. São os seguintes:

  • senso de utilização;
  • senso de organização;
  • senso de limpeza;
  • senso de saúde;
  • senso de autodisciplina. 

Confira separadamente os conceitos de cada um dos 5S para usá-lo em sua empresa!

Seiri, senso de utilização

Significa usar ferramentas, materiais, dados, equipamentos, etc. com bom senso e equilíbrio. Onde é feito o descarte ou a realocação do que é considerado dispensável para realizar as atividades. Os resultados são redução de custos, ganho de espaço, melhor controle dos estoques e muito mais.

Seiton, senso de organização

O senso de organização pode ser compreendido como a importância de se ter todas as coisas disponíveis de forma que possam ser acessadas e usadas imediatamente. Para tanto, devem-se fixar padrões e usar algumas ferramentas bem simples como estantes, etiquetas, painéis etc. Como resultados, podemos citar a economia de tempo, redução de pontos inseguros, facilidade na localização das ferramentas etc.

Seiso, senso de limpeza

O terceiro senso define a relevância de eliminar, resíduos, sujeira ou mesmo objetos desnecessários ou estranhos ao ambiente. Trata-se de manter o asseio dos armários, piso, estantes, gavetas etc.

O senso de limpeza pode ir muito além do aspecto físico, abrangendo ainda o relacionamento pessoal em que se preserva um ambiente de trabalho garantindo honestidade, transparência, respeito e franqueza. A aplicação desse senso traz como resultado a melhor conservação de ferramentas, ambiente agradável e saudável, melhoria no relacionamento interpessoal e muito mais.

Seiktsu, senso de padronização

Esse sendo é traduzido na fixação de padrões de formas, cores, iluminação, placas, localização etc. Como abrange também o conceito de saúde, é fundamental que sejam analisados o estado das salas de trabalho, dos banheiros, dos refeitórios etc.

A principal finalidade do senso de padronização é manter os 3 primeiros S’, a seleção, a ordenação e a limpeza, de modo que eles não se percam. Como resultados, podemos destacar a melhoria nas condições de segurança, facilidade de localização, o equilíbrio mental e físico e muito mais.

Shitsuke, senso de disciplina

Por fim, a última etapa do Método de Gestão 5S é definida pelo cumprimento e pelo comprometimento pessoal com todas as etapas. Um senso, portanto, que vai ser executado quando todos passam a fazer o que deve ser feito mesmo quando não existe a vigilância ou quando estendem os conceitos para a vida pessoal, evidenciando seu total envolvimento.

Diante de um ambiente autodisciplinado, é possível que se tenha valorização do ser humano, trabalho diário agradável segurança e produtividade no trabalho, além de produzir mais com qualidade.

Enfim, o programa 5S de qualidade pode melhorar muito a produtividade do seu empreendimento. Não deixe de aplicar todos os conceitos deste método de gestão infalível e de qualidade, pois assim você vai otimizar processos e alcançar novos patamares de produtividade.

Gostou do texto? Quer acompanhar as nossas novidades? Então assine a nossa newsletter para receber as atualizações na sua caixa de entrada!


Neste e-book gratuito você entenderá que ganhar mais e gastar menos não é o único segredo para o sucesso empresarialBaixe nosso e-book e descubra os passos para uma gestão financeira empresarial de sucesso:

call to action blog ebook guia financeiro 01

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.