CONVERSA FRANCA MXM | Produtividade e Rentabilidade

produtividade e rentabilidade
Compartilhe:

O “Conversa Franca MXM” é o quadro de entrevista com a presidência, diretores e gestores da MXM Sistemas, onde são abordados diversos assuntos de gestão empresarial e tecnologia.

As transmissões foram realizadas através da plataforma Microsoft Teams e todo o conteúdo já foi divulgado internamente entre todos os colaboradores e PJs de todas as unidades.

CONVERSA FRANCA MXM | ANO I – Nº 8
Entrevistado: Alan Batista – Diretor de Desenvolvimento na MXM
Tema: Produtividade e Rentabilidade

Dando sequência à série de entrevistas, o assunto dessa vez expõe opiniões do profissional. O tema é extremamente relevante nos dias de hoje.

Conheça um pouco mais sobre este profissional da MXM numa conversa descontraída, onde ele mostra que, a melhor ferramenta de produtividade é o conhecimento.

1. Trajetória profissional

Entrei na MXM há 13 anos, em 2007. Entrei como programador júnior devido a experiência que possuía e que expus na entrevista com o Rafael Terra, hoje Vice presidente de Tecnologia da MXM. Naquela época, a MXM estava migrando para OO, fora as regras de negócio do ERP que eram extremamente complexas para mim. Eu comecei trabalhando com o Franksando Santos nos módulos de orçamento e patrimônio. Fiquei totalmente perdido nos 3 primeiros meses, sem entender os fluxos, o sistema, com dificuldades muito grandes. Foi quando tomei uma importante decisão de me dedicar ao extremo no aprendizado das regras de negócio do ERP.

Estudava de casa, fazia simulações, e a partir daí, consegui deslanchar. Naquela época não era muito organizado como é hoje, não existia calendário de versões e uma infinidade de PATs (pedido de atendimento técnico). Aos poucos, as equipes foram se modelando, se fundindo, e naturalmente as pessoas foram se desenvolvendo assim como eu.

Fui evoluindo como programador, depois como analista. Me tornei coordenador do time SPED/Contábil em 2010. Eu lembro bem que naquela época foram definidas metas por equipe, e eu foquei muito em alcançar as metas, em motivar o time a dar o seu melhor, e me desenvolvi como um líder bem próximo.

Me tornei gerente da fábrica em 2013. Ao longo do período de gerência do ERP, conseguimos alcançar ótimos números bem como uma estabilidade no ERP jamais experimentada até aquele momento. Organizamos calendários recorrentes, implementamos processos de homologação, aprimoramos processos internos, investimos no desenvolvimento das ferramentas de controle interno, integrando controle de fonte ao gerenciador de chamados.

Em setembro de 2018, virei diretor de desenvolvimento, após pouco tempo do Rafael ter se tornado o Vice presidente, e estou aí até hoje, na labuta do dia a dia. Sou graduado em Análise de Sistema de Informação, e pós graduado em gestão estratégica da informação pela UFRJ.

2. Tema central

2.1 – Do que se trata?

Produtividade no trabalho, conceitualmente falando, é a relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço, no caso da MXM, é quantos produtos conseguimos desenvolver ou manter em funcionamento, dividido pela quantidade de horas que são necessários para que o produto ou serviço seja feito. Já rentabilidade no trabalho é justamente o resultado da sua produtividade.

Mas a questão é a seguinte: Quando saber se o seu trabalho está produtivo e rentável para a empresa que você trabalha? É bem difícil chegar a uma fórmula, mas posso dizer que assim como na vida, também no desenvolvimento de soluções, a melhor ferramenta de produtividade é o conhecimento. Se você tem o conhecimento da sua atividade, conhece os processos, as pessoas envolvidas, a necessidade do seu cliente, você naturalmente se tornará produtivo.

2.2 – Como fazer?

O tripé de uma empresa formada por pessoas, processos e produtos, forma a essência de uma empresa. A MXM possui excelentes pessoas, possui um excelente produto, e possui processos. Eu acredito muito nos processos. Através deles temos bem definidos os papeis de cada um. Ter o conhecimento do processo, ajuda muito em sua produtividade e rentabilidade no trabalho.

2.3 – Dicas

Se organize no trabalho, conheça os processos, as pessoas responsáveis por cada atividade, a necessidade do seu cliente. Se concentre em sua atividade, e aplique o seu conhecimento de forma eficiente. Faça uma boa gestão do tempo, seja organizado. Dê feedbacks das atividades para as lideranças. Eu acho que esse conjunto torna o profissional mais produtivo e consequentemente mais rentável.

3. Perguntas feitas pelos colaboradores

3.1. Se você pudesse dar apenas uma dica profissional a alguém, qual seria?

Estude. O conhecimento é algo muito valioso para qualquer profissão e é o único bem que você vai investir e não vai perder.

3.2. Qual o maior aprendizado que você teve em sua vida profissional?

Resiliência. Com o passar do tempo em minha carreira, aprendi principalmente com meus erros que ímpeto provoca outros erros em sequência, o que te prejudica. Então, em situações do dia a dia, parar, refletir, resistir à pressão é o primeiro passo para superar qualquer obstáculo. É necessário colocar a cabeça no lugar sobre as suas atitudes.

3.3. Para você, qual o valor mais precioso de um profissional?

Na minha opinião é a honestidade. A capacidade de reconhecer o seu erro, usar isso para aprender a não errar mais, te torna um profissional melhor. Quando você aprende com os erros dos outros então, aí você é um profissional ainda mais evoluído com produtividade e rentabilidade.

4. Considerações finais

De uma forma geral, o meu recado é: continuem investindo na MXM. Essa empresa ainda vai estourar e vai crescer muito no mercado. Vamos trabalhar em união constante e “colaborar” para ajudar a empresa nesta trajetória!

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista na íntegra.

Interessado em gestão empresarial? Confira o kit que preparamos para você. Baixe o nosso kit de e-books gratuitos sobre gestão empresarial.

kit de ebooks gestão
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.