CONVERSA FRANCA MXM | Produtividade em Home Office

produtividade home office
Compartilhe:

O “Conversa Franca MXM” é o quadro de entrevista com a presidência, diretores e gestores da MXM Sistemas, onde são abordados diversos assuntos de gestão empresarial e tecnologia.

As transmissões foram realizadas através da plataforma Microsoft Teams e todo o conteúdo já foi divulgado internamente entre todos os colaboradores e PJs de todas as unidades.

CONVERSA FRANCA MXM | ANO I – Nº 2
Entrevistado: Guilherme Carrullo, Vice Presidente de Operações da MXM
Tema: Produtividade em Home Office

Dando sequência à série de entrevistas, o tema dessa vez aborda uma realidade que hoje em dia está presente na MXM e em grande parte das empresas.

Conheça um pouco mais sobre este profissional numa conversa descontraída, onde ele mostra que, apesar de desafiador, o tema pode ser visto de maneira simples e objetiva.

1. Trajetória na empresa

Entrei na MXM em janeiro de 1998, começando minha trajetória como consultor de implantação. Criei a estrutura atual do SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário), mudando sua identidade e tornando o setor muito mais próximo dos nossos clientes. Passei ainda pelas áreas de Qualidade, Desenvolvimento e Comercial, tendo chegado à vice-presidência em 2008.

2. Tema central:

2.1. Do que se trata?

Com a pandemia nos vimos obrigados a mudar nossa forma de trabalhar de uma hora para outra. Nosso tempo de adaptação foi muito rápido, graças à liberação de recursos, equipamentos, e por já sermos uma empresa acostumada ao trabalho remoto. O principal ponto é que o gestor passa a controlar entregas e tarefas sem se preocupar muito com as horas trabalhadas. Sem dúvida é uma mudança cultural grande, mas a que os gestores precisam se adaptar rapidamente.

Nos Estados Unidos, por exemplo, estatísticas de 2019 divulgadas pela FlexJobs revelaram que entre 2005 e 2017 houve um aumento de 159% em trabalhos remotos. Os norte-americanos já descobriram que oferecer a opção remota ou home office é uma forma de atrair e manter novos talentos. Na verdade, a modalidade laboral tradicional, do modo como é constituída hoje, passa por uma grande evolução em sua estrutura, dando espaço ao trabalho remoto como agente transformador da realidade corporativa.

Claro, não se trata do fim de escritórios, sedes corporativas e importantes reuniões face-to-face com clientes, times e investidores. Não, não é isso. Trata-se de fornecer ao prestador de serviços uma nova forma de cumprir metas, tarefas e até mesmo horários, sem precisar se deslocar até a empresa, podendo desenvolver tranquilamente o trabalho do seu escritório em casa ou até mesmo de um espaço de co-working. Dessa forma, de qualquer lugar, munido apenas de um computador, notebook ou outro dispositivo móvel, uma boa conexão de internet e uma solução de ponta para conectividade, acesso e suporte remoto, com segurança e dentro dos padrões da empresa.

2.2. Quais os benefícios?

Os benefícios são mais do que claros: aumento nos índices de rendimento, com salto significativo nos coeficientes de produtividade, redução de estresse, redução de turn over e de custos para as empresas e trabalhadores remotos. Segundo um estudo da Global Reward Solutions, quase 90% dos colaboradores em trabalho remoto sentem-se mais conectados quando fazem reuniões utilizando ferramentas de videoconferência. E isso não é pouca coisa.

Posso citar também que a proximidade da família, se bem controlada, é um grande benefício. Digo bem controlada pois temos que manter o foco no nosso trabalho, mesmo sabendo que esposa, esposo, filhos, pais e mães estão mais tempo conosco.

Outra vantagem é o tempo de deslocamento, que normalmente é muito demorado nas grandes cidades. O fato de não termos mais que percorrer esses trajetos diariamente faz com que ganhemos em qualidade de vida, diminui muito o cansaço.

Outro ponto interessante é a alimentação, pois podemos fazer uma refeição mais caseira, balanceada, que nem sempre encontramos na rua.

2.3. Como fazer?

Para proporcionar esses benefícios e concomitantemente aumentar a produtividade em home-office, é fundamental que as empresas atuem como a MXM. Oferecer equipamentos e mobiliário faz com que o colaborador tenha mais conforto em casa para o seu dia a dia.

Preocupações? O gestor precisa estar atendo à saúde mental do colaborador, pois em casa a tendência é continuar trabalhando, indo até mais tarde… Isso não pode acontecer, e o exemplo deve vir do líder. Esse ponto da saúde mental pode afetar diretamente a produtividade uma vez que, sem notar, o colaborador pode acabar esgotado com essa maratona todos os dias.

2.4. Dicas

· Mantenha uma rotina de trabalho como se estivesse no escritório. Isso inclui horários para iniciar, mensagens claras de ausência (sempre combinadas com seu gestor), ferramentas de comunicação ligadas (no nosso caso, o Teams), roupas adequadas, barba bem feita, etc. Isso mostrará aos nossos clientes que ali está um interlocutor da empresa.

· É importante fazer uma lista de tarefas a serem executadas naquele dia, um to do. Isso nos ajuda na organização, sem deixar nada para trás.

· Manter a mente aberta também é fundamental. Se precisarmos, devemos procurar ajuda dos nossos gestores ou até mesmo de profissionais de saúde para conversar quando identificamos perda de produtividade em home-office ou irritação.

· Organizar e definir o seu local de trabalho também é fundamental para termos maior produtividade. Para tal, defina o seu espaço físico dentro de casa, isolando-se de barulhos e atividades que possam atrapalhar a concentração.

· Mesmo sabendo que é difícil, mantenha sua vida pessoal separada da profissional. Converse com seus familiares para que eles entendam a importância do seu trabalho e o porquê muitas vezes você vai priorizá-lo ao invés deles.

3. Considerações finais do entrevistado

A realidade corporativa está mudando, adaptando-se e moldando-se para uma cultura de trabalho móvel colaborativa, ágil, flexível, mais produtiva e democrática. Soluções de conectividade remota eficazes para trabalho remoto de equipes, em diferentes tipos e portes de negócios, já estão disponíveis há tempos e podem ser utilizadas para inúmeras finalidades, como reuniões on-line, videoconferências e compartilhamento de tela envolvendo dezenas, e até mesmo centenas de participantes ao mesmo tempo.

Por fim, penso ser imperativa a criação de um novo paradigma na relação de trabalho atual, entendendo o movimento nômade digital como o futuro. A tecnologia precisa ser abraçada não como forma de confinamento, como em tempos de pandemias ou crises mundiais de qualquer natureza, mas como meio para alcançar novos e excitantes patamares de produtividade em home-office e de leads de negócios para as empresas, e uma melhor e muito mais abundante qualidade de vida para as equipes e colaboradores.

Clique na imagem abaixo para assistir à entrevista na íntegra.

________________________________________________________________________________________________________________________

Interessado em gestão empresarial? Confira o kit que preparamos para você. Baixe o nosso kit de e-books gratuitos sobre gestão empresarial.

kit de ebooks gestão
Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.