Aprenda a fazer seu planejamento tributário para 2019

Aprenda a fazer seu planejamento

O planejamento tributário — e sua posterior execução — é o instrumento mais indicado para mitigar a carga tributária brasileira. Isso porque os impostos representam um peso muito acima do que as empresas nacionais podem suportar. Prova disso é um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que trouxe à tona uma realidade preocupante. Segundo o instituto, no Brasil, o contribuinte precisa trabalhar 153 dias por ano, apenas para dar conta dos impostos.

Conforme o sistema vigente, cerca de 34% do lucro das empresas vai direto para os cofres do governo, a título de tributação. Portanto, não há como pagar menos, a não ser que cada negócio se antecipe à “mordida” do Leão. É disso que tratamos a seguir, por isso, continue lendo!

Entenda os regimes de tributação

Todo planejamento tributário começa, necessariamente, pela escolha do regime pelo qual sua empresa seja tributada por alíquotas menores. Optar pelo regime certo também possibilita explorar incentivos fiscais e outros benefícios.

Embora existam somente três alternativas — o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional —, a escolha por qualquer um deles deverá ser precedida de estudo criterioso. Considere as seguintes questões:

  • Seu faturamento é regular ou sazonal?
  • A empresa paga impostos sujeitos a receber créditos fiscais?
  • Qual é o impacto do ICMS-ST (Substituição Tributária) no orçamento?
  • Seria mais vantajoso pagar trimestral ou anualmente?

Para que fique mais claro, vale destacar o Simples Nacional, regime que se tornou o “queridinho” das PMEs, em função da sua mecânica simplificada para pagamento. Acontece que, no Simples, a empresa optante fica vedada de receber créditos com origem no pagamento de IPI, o Imposto sobre Produto Industrializado.

Esse é só um entre tantos pontos a se considerar, por isso, o ideal é ter o apoio de especialistas. Além deles, é fundamental contar com ferramentas que venham a agregar Business Intelligence à sua empresa. Só assim é possível lidar ao mesmo tempo com a burocracia e a urgência, afinal, tempo é o que menos sobra para quem lidera um negócio.

Explore os benefícios fiscais

Como você acaba de ver, o aproveitamento dos diversos tipos de benefícios fiscais começa já na escolha do regime tributário. De forma resumida, benefício fiscal é toda e qualquer iniciativa por parte do governo em que há a redução de alíquotas ou algum tipo de compensação na forma de pagar impostos. Um bom exemplo disso é a sempre discutida Lei Rouanet, pela qual as empresas são isentas de certos impostos ao incentivarem as artes.

Há também as situações em que a concessão de benefício resulta de uma política governamental para incrementar as atividades de um setor específico. É o que faz, por exemplo, a prefeitura da cidade de Barra Mansa, que concede isenção de 100% sobre o IPTU para empresas de produção de bens e prestação de serviços.

Esteja com a contabilidade em dia

O fato é que, enquanto o Ministério da Economia não age no sentido de reduzir a carga tributária — como se espera em 2019 —, o mais garantido é zelar pelas rotinas contábeis. Isso significa utilizar recursos que auxiliem contadores e gestores no processo de tomada de decisão. Assim, não há contabilidade eficaz que abra mão da tecnologia no dia a dia.

Junto ao planejamento tributário, o uso de sistemas ERP é a forma com que você poderá extrair informação relevante a partir do fluxo de caixa e outras ferramentas de gestão. Lembre-se: a melhor decisão nos negócios é sempre amparada por números!

E por falar em tecnologia, que tal aproveitar que você está lendo o artigo para acessar agora o material em que explicamos a relação entre o SPED contábil e um sistema ERP?


Agora que você já sabe como fazer seu planejamento tributário para 2019, que tal aproveitar o ritmo e baixar nosso Manual do Planejamento Contábil e tornar este planejamento mais assertivo? Clique no banner abaixo e faça o download agora mesmo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.