Pesquisa de satisfação: uma aliada para todos os tipos de negócios

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As pesquisas de satisfação são ferramentas de extrema importância para empresas que buscam identificar o nível de satisfação de seus clientes e compreender como melhorar o relacionamento com eles. Independente do segmento de negócio, estabelecer um relacionamento saudável aprimora a experiência do usuário, essencial para uma companhia que deseja se consolidar e tornar-se uma referência no mercado.

Continue lendo o artigo de hoje, produzido em parceria com a Opini.One, uma solução da Maxpar, e descubra os principais benefícios das pesquisas de satisfação para os negócios:

Tipos de pesquisa de satisfação

São vários os tipos de pesquisas utilizadas para mensurar a experiência do cliente, contudo, a mais aplicada é:

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma métrica utilizada para mensurar a experiência do cliente baseando-se na nota com a qual ele avalia um serviço ou negócio. Basicamente, o cliente responde à pergunta: “Numa escala de 0 a 10, qual a chance de você recomendar esse serviço / empresa para seus amigos e familiares?”. Com isso, a nota escolhida pode classificar o cliente nos seguintes grupos:

  • Clientes detratores:  são os clientes que avaliam um negócio ou serviço com notas de 0 a 6. Esses clientes não tiveram uma experiência positiva e a possibilidade de fazerem uma propaganda negativa é enorme.
  • Clientes neutros: são aqueles que avaliam o negócio ou serviço com notas 7 e 8. Essas notas significam que os usuários estão satisfeitos com o serviço, mas não o suficiente para se tornarem fiéis à empresa, mesmo que não se importem com as ofertas dos concorrentes.
  • Clientes promotores: esse é o público que toda empresa visa conquistar e fidelizar. Esses clientes avaliam a empresa ou serviço com notas 9 e 10. Essas notas altas significam que os consumidores estão mais do que satisfeitos, a ponto de promoverem publicamente o negócio ou serviço, atraindo outros clientes.

Qual a importância da pesquisa de satisfação?

A experiência do cliente vem sendo alvo de estudos nas últimas décadas. Podemos entendê-la como um conjunto de percepções, sentimentos e opiniões que um consumidor possui acerca de um negócio ou um serviço após interagir com ele.

Com o advento das redes sociais, as relações cliente-empresa se tornaram mais próximas, fazendo com que a experiência com os serviços e o entendimento das dores e opiniões dos usuários fossem priorizados. Além disso, a ampla concorrência tornou a fidelização de clientes uma prioridade.

Quais os benefícios da pesquisa de satisfação?

As vantagens de realizar as pesquisas de satisfação vão além de obter uma métrica sobre os clientes detratores, neutros e promotores ou extrair o NPS de um negócio. Através destas pesquisas é possível:

  • Identificar os pontos de melhoria de um negócio;
  • Traçar estratégias para promover mudanças; 
  • Aprimorar a experiência dos clientes;
  • Promover o crescimento do negócio; e
  • Aumentar o volume de vendas.

Além disso, escutar o cliente e compreender suas dores promove uma aproximação, na qual ele se sente priorizado e no centro da negociação. A consequência lógica é a fidelização e a conversão do cliente em um promotor.

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O Opini.One é uma solução tecnológica especializada em escutar o cliente e compreender suas dores. Isso porque o Opini é a única solução de tecnologia que utiliza a metodologia NPS e possui uma central de atendimento própria e humanizada, com profissionais capacitados em tratativas com clientes detratores, no intuito de colher opiniões para que sua empresa possa traçar as melhores estratégias para promover melhorias.

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  • Envio ILIMITADO de pesquisas via e-mail;
  • Até 400 disparos de SMS/mês*;
  • Até 100 tratativas mensais com detratores*;
  • Customização de e-mails;
  • Função Like e Dislike;
  • Treinamento para a equipe usar a solução.

*Condições referentes ao “Plano Básico Plus Opini.One”, sujeitos à alteração conforme período de contratação.

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