Orçamento de TI: como saber quanto destinar para a área?

orcamento de ti

Nos últimos anos, a tecnologia da informação deixou de ser apenas mais um setor nas empresas e assumiu um papel de importância ainda maior para o sucesso dos negócios. Assim, é preciso bastante atenção a questões como o orçamento de TI, uma vez que esse recurso acaba sendo crucial na tomada de decisões importantes e também na missão de manter os processos em ordem e sem surpresas desagradáveis.

Sendo assim, neste post, abordaremos algumas questões relacionadas à produção de um orçamento de TI de qualidade, como a sua importância e passos essenciais para a realização dessa tarefa. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Qual é a importância de um bom orçamento de TI?

O Brasil tem passado por momentos desfavoráveis na política e economia, mas, ainda assim, os executivos de TI se mantiveram otimistas. De acordo com um estudo dirigido pela Logicalis, os investimentos na área de tecnologia da informação e comunicação continuaram a subir, ainda que de forma menos intensa e com parte dos orçamentos voltados para a manutenção de recursos já implementados.

Um outro ponto notável é a relevância dos modelos “as a service” — como um serviço. Ainda segundo o estudo, esses modelos representam quase 60% dos gastos com tecnologia no Brasil, o que certamente mostra a importância de atender a essa e outras demandas da área.

Por que você deveria desenvolver um?

As responsabilidades dos gestores têm crescido e, no cotidiano das empresas, é cada vez mais comum se deparar com a necessidade de conhecimentos diversos como finanças, tecnologia, análise de riscos e recursos humanos.

Nesse sentido, ao elaborar um orçamento de TI e tornar essa ferramenta uma aliada na gestão de projetos, é possível contar com uma visão muito mais ampla, abrangendo o negócio e as suas particularidades.

Além disso, com um bom orçamento de TI, pode-se otimizar recursos, obter informações importantes sobre a infraestrutura e até mesmo detectar problemas nas operações com antecedência. Assim, atentar para essa questão pode ser um fator decisivo para o sucesso da empresa.

Quais são os passos essenciais?

A seguir, citaremos alguns dos principais passos que devem ser dados ao realizar um orçamento de TI na empresa. Acompanhe!

Escolha boas ferramentas

É preciso saber que ferramentas são necessárias para melhorar a gestão e o funcionamento das atividades da empresa — ou, ainda, quais das existentes já estão obsoletas. Estar atento a isso é importante pois o mercado evolui rapidamente e a sua empresa não pode ficar estagnada.

Ao contrário do que muitos pensam, não basta contar com um sistema para automaticamente reduzir custos ou tempo. Softwares antigos podem se tornar pouco práticos ao integrar serviços, dificultar suporte e talvez atrapalhar mais do que ajudar. Assim, é essencial ter cuidado ao definir quais ferramentas estarão na futura rotina do negócio.

Tenha seu planejamento em dia

Todo projeto bem-executado precisa de um bom planejamento. Assim, é fundamental que a produção do orçamento de TI não seja deixada para a última hora, já que será preciso ponderar sobre diversos aspectos, como a quantidade de profissionais envolvidos, prazos de entrega, forma de aquisição de equipamentos, tempo de implantação de softwares e meios de pagamento.

Nessa etapa, o financeiro precisa ser calculado com atenção, levando em consideração tanto o que foi gasto antes quanto o que será gasto posteriormente.

Conte com profissionais qualificados

Investir em infraestrutura de ponta é um passo importante, mas também é necessário ter profissionais qualificados para operá-la. Assim, é essencial investir em capacitação de equipes para que o negócio possa extrair o máximo dos recursos que possui.

Além disso, é preciso fazer com que esses profissionais estejam sempre atualizados a respeito das melhores técnicas e recursos, uma vez que novas tecnologias surgem com frequência.

Desse modo, a sua empresa poderá estar preparada para lidar com a evolução do mercado e atender seus clientes da forma mais eficiente possível.

Gostou de saber como realizar um orçamento de TI? Agora, que tal conhecer 5 passos para elaborar o orçamento anual da sua empresa?


Neste e-book, vamos explicar do que efetivamente se trata o Cloud Computing, como funciona, quais seus benefícios, sobretudo para o ramo empresarial, quais os tipos de nuvem existentes, além de tratar sobre a segurança desta tecnologia. Baixe agora mesmo esse guia completo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.